O “Canal do Negão” (YouTube) em práticas educacionais

Resumo

Este artigo explicita como compor práticas educacionais para o ensino superior incorporando conteúdo veiculado no “Canal Alessandro Santana Oficial” (“Canal do Negão”), ao identificar os temas postos em circulação; explicitar os vídeos mais acessados; identificar o potencial dos temas para subsidiar o desenvolvimento de práticas educativas e, por fim, ao avaliar a contribuição dessa prática para a educação para as mídias. Para tanto, há descrição e classificação dos vídeos e análise temática de três deles, com foco na ludicidade para a infância, e valores vinculados à família e à memória e, por fim, a retomada dos passos necessários para elaborar tais práticas.

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Biografia do Autor

Aléxia Roche de Oliveira Paula, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.

Maria Alzira de Almeida Pimenta, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, docente do Porgrama de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba.

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba - Uniso

Doutora em Comunicação e Semiótica e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba.

Referências

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Publicado
2023-12-05
Como Citar
Roche de Oliveira Paula, A., de Almeida Pimenta, M. A., & Drigo, M. O. (2023). O “Canal do Negão” (YouTube) em práticas educacionais . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(25), 158-182. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i25.18581
Seção
Artigos de fluxo contínuo