Perfil e papel do diretor na escola pública: o que dizem as pesquisas acadêmicas

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um levantamento bibliográfico sobre estudos relacionados ao diretor de escola pública. A questão norteadora buscou responder o que as pesquisas revelam sobre o papel e o perfil do diretor escolar no período compreendido entre 2001 a 2020. Os trabalhos foram selecionados a partir das bases de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, bem como do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Como descritores foram estabelecidos os termos: diretor escolar, gestor escolar, papel do diretor e perfil do diretor. O levantamento teve origem em uma pesquisa de mestrado sobre diretores de escolas públicas municipais, cujos referenciais teóricos evidenciam a necessidade de uma gestão escolar voltada para a promoção de uma educação transformadora. Os resultados demonstram a prevalência de pesquisas que enfocam o papel do diretor no cotidiano da escola, ressaltando os desafios para a articulação entre os diferentes aspectos da função, como o pedagógico e o administrativo, bem como a intensificação do trabalho do diretor a partir da implementação de um modelo de gestão gerencialista. Por fim, defende-se a necessidade de mais estudos que abordem o diretor como objeto de investigação, buscando compreender o perfil dos sujeitos, suas experiências e dificuldades no exercício da função, considerando a relevância desse profissional como articulador da proposta pedagógica da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Regina Borges, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus de Presidente Prudente SP

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus de Presidente Prudente SP. Diretora de Escola na Prefeitura Municipal de Presidente Prudente SP.

Yoshie Ussami Ferrari Leite, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus de Presidente Prudente SP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Estágio de Pós-Doutoramento em Educação na Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Campus de Presidente Prudente SP.

Referências

ALMEIDA, Nathália Suppino Ribeiro de. O diretor de escola e a produção de subjetividade: desafios da democratização da escola pública. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2016.

ARF, Fabiana Aparecida. O papel do diretor na administração escolar: ontem e hoje. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho”. Marília, 2007

ARRUDA, Maritza Waleska. Atuação do diretor escolar na perspectiva multirreferencial. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró, 2017.

AZEVEDO, Patrícia Cralcev. As representações sociais dos diretores das escolas estaduais da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente-SP sobre seu papel e sobre a escola pública. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho”. Presidente Prudente, 2014.

BAYER, Liane de Oliveira. Educador e gestor ou educador vs gestor? Os dilemas e tensões de uma gestão escolar gerencialista.2015. Dissertação. (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC. Santo André, 2015.

BERTOCHI, Patrícia Ribeiro Tempesta. O trabalho cotidiano da gestão escolar: percepções dos diretores da educação infantil da rede municipal de Araraquara.2016. Dissertação. (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2016

BRAGA, Luíz Ricardo Pereira de Almeida. A intensificação do trabalho do diretor escolar. 2016. Dissertação. (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Brasília, 2016.

CAMPOS, Marli. A construção social do conceito de “bom” gestor. 2010. Dissertação. (Mestrado em Educação) - Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, 2010.

COSTA, Sônia Gláucia. Subjetividade e complexidade na gestão escolar: um estudo de caso com participantes da Escola de Gestores 2010. 2011.Dissertação. (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Brasília, 2011.

CRUZ, Rúbia Cristina. A gestora escolar entre a prática e a gramática. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

CUNHA, Delcimar de Oliveira. Projeto de vida e constituição da identidade: um estudo com diretores de escola pública. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

FRAIZ, Rosana Cristina Carvalho. O imaginário de poder e autoridade e a gestão escolar. 2013. Tese (Doutorado em Educação) -Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Araraquara, 2013.

FRANCISCO, Iraci José. A atuação do diretor de escola pública: determinações administrativas e pedagógicas do cotidiano escolar.2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2006.

FRAZÃO, Maria das Dores Cardoso. Em cena: empoderamento de mulheres diretoras. 2009.Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão. São Luís, 2009.

GONÇALVES, Celina Claret de Sousa. Inventário memoriográfico das experiências de diretoras da rede estadual de ensino público circunscrita à Superintendência Regional de Ensino de Itajubá – Minas Gerais – 1960-1980.2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2009.

HOJAS, Viviani Fernanda. Formação e função do diretor de escola: análise a partir dos concursos públicos realizados na rede estadual de ensino de São Paulo (1979-2007).2011. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Marília, 2011.

LIMA, Marcos Welington de. As exigências de performatividade e seus impactos na identidade dos diretores escolares: município de Contagem/MG. 2011.Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2011.

LOPES, Natalina Francisca Mezzari. A função do diretor do ensino fundamental e médio: uma visão história e atual. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, 2002

MARANGONI, Ricardo Alexandre. O nome e seus desafios: representações sociais do diretor/gestor escolar acerca do seu agir profissional. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Metodista de São Paulo. São Paulo, 2017.

MAZON, Cátia Cristina Xavier. O mal-estar docente em gestores escolares.2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Bauru, 2012

MELLO, Marcia Maria de. Diretores de escola: o que fazem e como aprendem. 2014. Tese (Doutorado em Educação) -Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2014.

MONTEIRO, Mariana Kubilius. Gênero e gestão da educação infantil: trajetórias e experiências de homens e mulheres que trabalham como diretores(as) educacionais. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2019.

OLIVEIRA, Alexsandra dos Santos. Experiência, escuta e diálogo: uma descrição compreensiva-hermenêutica na constituição do ser-gestor-escolar.2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2016.

OLIVEIRA, Hebe Brito de. O perfil dos diretores e da gestão de escolas públicas urbanas das capitais brasileiras: um estudo a partir do SAEB 2003.2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Duque de Caxias, 2010.

RIBEIRO, Helena Cardoso. Diretor de escola: novos desafios, novas funções.2012. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 2012.

RODRIGUES, Andréa De Andrade Marangoni. Entre rastros, lembranças e palavras: a constituição profissional e pessoal da gestora, no cotidiano escolar.2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2017.

SANCHES, Sandra Maria. Percursos: práticas dos diretores de escola da rede municipal de São Paulo. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2019.

SANTOS, Bianca Bezerra dos. Trajetória de vida e práticas de gestão escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2017.

SILVA, Tathyana Gouvêa da. Diretor em ação: entre a burocracia e o cotidiano da escola. 2010.Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2010.

SILVEIRA, Caroline Rodrigues. Possíveis relações entre formas de provimento do cargo e percepções de diretores escolares sobre o exercício de suas funções. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2016.

SOLIGO, Marinez Gasparin. Perfil da gestão e dos gestores nas escolas estaduais da região da AMOP: uma análise dos questionários contextuais da Prova Brasil. 2019.Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, 2019.

SOUZA, Angelo Ricardo de. Perfil da Gestão Escolar no Brasil.2006. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2006. P

SZABELSKI, Edilene Moro. Políticas educacionais e a gestão escolar: os requisitos que compõem o perfil do diretor no contexto da escola pública. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2006.

TERTO, Daniela Cunha. O trabalho do gestor escolar: intensificação e implicações administrativas e pedagógicas na gestão da escola.2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2012.

Publicado
2024-01-03
Como Citar
Borges, M. R., & Leite, Y. U. F. (2024). Perfil e papel do diretor na escola pública: o que dizem as pesquisas acadêmicas. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(26), 206-226. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i26.18914
Seção
Artigos de demanda contínua