Itinerários de pesquisas sobre Educação Matemática e meio ambiente (2013-2023)
Resumo
Este artigo objetiva compartilhar dados de um mapeamento de produções científicas da área da Matemática e Meio Ambiente com o propósito de analisar o desenvolvimento da Educação Matemática na compreensão e resolução de problemas relacionados ao Meio Ambiente na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa com a abordagem metodológica de natureza qualitativa, de cunho teórico, mais especificamente acerca da produção do conhecimento sobre a Educação Matemática e o Meio Ambiente. Para este fim, apoiamo-nos em pressupostos de trabalhos do “tipo Estado da Arte", adotamos duas bases de dados: o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), nestas utilizamos dois descritores: “Meio Ambiente e Matemática” e “Matemática e Meio Ambiente”. Ao findar o estudo, foi possível evidenciar que os resultados demonstraram que há pouca produção do conhecimento direcionada à esta área, o que reforça a necessidade de ampliação de investigações nesta direção, principalmente para os primeiros anos de escolarização. A exemplo disso, algumas produções adotam a Modelagem Matemática para pensar a solução de problemas reais relacionados ao Meio Ambiente, o que pode constituir potencial para um currículo interdisciplinar. Por fim, anunciamos ainda, a necessidade de mais investimentos em Educação Ambiental, mais especificamente, no que se refere às políticas ambientais de Estado.
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Referências
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