Itinerários de pesquisas sobre Educação Matemática e meio ambiente (2013-2023)

Resumo

Este artigo objetiva compartilhar dados de um mapeamento de produções científicas da área da Matemática e Meio Ambiente com o propósito de analisar o desenvolvimento da Educação Matemática na compreensão e resolução de problemas relacionados ao Meio Ambiente na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa com a abordagem metodológica de natureza qualitativa, de cunho teórico, mais especificamente acerca da produção do conhecimento sobre a Educação Matemática e o Meio Ambiente. Para este fim, apoiamo-nos em pressupostos de trabalhos do “tipo Estado da Arte", adotamos duas bases de dados: o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), nestas utilizamos dois descritores: “Meio Ambiente e Matemática” e “Matemática e Meio Ambiente”. Ao findar o estudo, foi possível evidenciar que os resultados demonstraram que há pouca produção do conhecimento direcionada à esta área, o que reforça a necessidade de ampliação de investigações nesta direção, principalmente para os primeiros anos de escolarização. A exemplo disso, algumas produções adotam a Modelagem Matemática para pensar a solução de problemas reais relacionados ao Meio Ambiente, o que pode constituir potencial para um currículo interdisciplinar. Por fim, anunciamos ainda, a necessidade de mais investimentos em Educação Ambiental, mais especificamente, no que se refere às políticas ambientais de Estado.

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Biografia do Autor

Lorena Nobres de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Graduanda no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). "Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Fernando Schlindwein Santino, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) São Carlos - São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, de Presidente Prudente - São Paulo. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí (UFMS/CPNV). Integrante do MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Klinger Teodoro Ciríaco , Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Docente Permanente dos seguintes Programas de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), ambos da UFSCar; Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) da UFMS, Campo Grande-MS. Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

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Publicado
2024-06-28
Como Citar
Nobres de Oliveira, L., Schlindwein Santino, F., & Teodoro Ciríaco , K. (2024). Itinerários de pesquisas sobre Educação Matemática e meio ambiente (2013-2023). Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(27), 536-554. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i27.19658