Look, Think and Maker: ensino remoto digital nas humanidades nos tempos de pandemia da Covid-19

Resumo

O texto contém a experiência de ensino online durante a pandemia de Covid-19. Ao longo de um mês ministrou-se a disciplina optativa “Museologia e Tecnologias da Informação e Comunicação” nas graduações em Museologia, História, Turismo, Biblioteconomia e Direito, referente ao semestre especial 2019.4, na Universidade Federal de Sergipe. Como objetivo geral busca-se apresentar uma metodologia ativa, criada no contexto do ensino remoto emergencial (ERE), como vetor interdisciplinar de aplicação tecnológica digital na interface colaborativa entre Museologia, História e Patrimônio Cultural. A metodologia qualitativa adotada constitui uma narrativa descritiva, delineando de forma sistêmica as referências, métodos e etapas do processo de construção e análise da disciplina. A partir do uso de ferramentas interativas e integradoras, os conteúdos foram compartilhados de forma dialógica, criativa, autônoma e dinâmica com uma metodologia elaborada especificamente para as aulas, denominada “Look, Think and Maker” (LTM). O arcabouço teórico compreendeu os trabalhos de Ee Hui Li and Soon Hin Hew (2017), David McConnell (2017), John Demuyakor (2020), Mohammed Abdullatif Almulla (2020), Nathália Savione Machado e João Mattar (2020) dentre outros. O registro das estratégias pedagógicas de superação das adversidades no período de distanciamento social na emergência sanitária, permite historicizar não apenas um tempo histórico recente, mas as soluções alternativas para manutenção da saúde mental e o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de modo participativo, humanizado e colaborativo. Além de preparar os discentes para os futuros semestres que ocorreram online, também foram fornecidos subsídios para a formação profissional destinada a um mundo cada vez mais digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Cardoso de Mello, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora do Departamento de História na Universidade Federal de Sergipe (DHI/UFS), do Mestrado em História (PROHIS/UFS), do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória-UFS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado/Doutorado (PPGED/UFS). Doutora em História (UFRJ)  com período de pesquisa sanduíche na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal (FLUP) e Pós-Doutoranda em Estudos Culturais (PACC-UFRJ). Membro da Comunidad de Especialistas en Datos para el Planeamiento Educativo (UNESCO, Buenos Aires).

Priscila Maria de Jesus, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (2006) e Mestrado em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (2012). Foi professora efetiva na Faculdade de Artes Visuais e Museologia do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará (2011-2012). Atualmente é professora Adjunta III do Departamento de Museologia, da Universidade Federal de Sergipe (2012 - atual). É Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 

Referências

ABREU, Leandro. Digital ou virtual? Do que, realmente, estamos falando? 19 nov. 2023. Disponível em: https://leandroabreu.com.br/digital-virtual/, acesso em: 10 dez. 2023.

ALMULLA, Mohammed Abdullatif. The Effectiveness of the Project-Based Learning (PBL) Approach as a Way to Engage Students in Learning. SAGE Open, 2020.

ARMSTRONG, Paul. Dominando as Tecnologias Disruptivas. São Paulo: Autêntica Business, 2019.

BEHAR, Patricia Alexandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação à Distância. Jornal da Universidade, UFRGS, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/ Acesso em: 15 mar. 2021.

BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2005/decreto-5622-19-dezembro-2005-539654-publicacaooriginal-39018-pe.html Acesso em: 20 dez. 2020.

BRASIL. O que é o Reuni? Disponível em: http://reuni.mec.gov.br/o-que-e-o-reuni Acesso em: 10 jan. 2021.

BRASIL. Portaria n° 544, de 16 de junho de 2020. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3185/portaria-mec-n-544-2020 Acesso em: 10 jan. 2021.

BRASIL. Covid-19: painel Coronavírus. c2024. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/ Acesso em: 07 maio. 2024.

BROWN, Tim. Design Thinking. Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.

CONSELHO FEDERAL DE MUSEOLOGIA (COFEM). Formação em Museologia. Disponível em: http://cofem.org.br/legislacao_/formacao/ Acesso em: 20 dez. 2020.

CONSELHO FEDERAL DE MUSEOLOGIA (COFEM). Nota de Esclarecimento, de 2020. Disponível em: http://cofem.org.br/wp-content/uploads/2020/01/COMUNICADO-COFEM-SOBRE-CURSO-EAD.pdf Acesso em: 15 mar. 2021.

CONSELHO FEDERAL DE MUSEOLOGIA (COFEM). Resolução COFEM Nº 088 / 2023, de 26 de agosto de 2023. Disponível em: https://cofem.org.br/wp-content/uploads/2023/08/2023_08_26_Res-COFEM-88_2023-Registro-PF-sob-judice_Plenario-62a-AGE.pdf Acesso em: 20 nov. 2023.

COSTA, Adriano Ribeiro da. A Educação a Distância no Brasil: Concepções, histórico e bases legais. Revista Científica da FASETE, (1), pp.59-74, 2017.

COSTA, Luciana Ferreira da. Institucionalização e a configuração atual da Formação em Museologia no Brasil. Perspectivas em Ciência da Informação, v.25, n° 3, p. 145-163, set/2020.

DEMUYAKOR, John. Coronavirus (COVID-19) and Online Learning in Higher Institutions of Education: A Survey of the Perceptions of Ghanaian International Students in China. Journal of Communication and Media Technologies, 10(3), 2020.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave de Museologia. Tradução Bruno Brulon Soares e Marília Xavier Cury. São Paulo: ICOM, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, 2013.

ECHOS. Design Thinking Toolkit. São Paulo: Escola Echos Design Thinking, 2019.

KNAPP, Jake; ZERATSKY, John; KOWITZ, Braden. Sprint: O método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017.

LI, Ee Hui; HEW, Soon Hin. Better Learning of Chinese Idioms through Storytelling: Current Trend of Multimedia Storytelling. Electronic Journal of e-Learning, 2017, v.15 n°5 p. 455-466.

MACEDO, Kelly Dandara da Silva; ACOSTA, Beatriz Suffer; SILVA, Ethel Bastos da; SOUZA, Neila Santini de; BECK, Carmem Lúcia Colomé; SILVA, Karla Kristiane Dames da. Active learning methodologies: possible paths to innovation in health teaching. Escola Anna Nery, 22(3), pp. 01-09, 2018.

MACHADO, Nathália Savione; MATTAR, João. Blended Learning no Ensino Superior: Estudo de Caso Múltiplo. Interacções, n°. 53, pp. 6-23, 2020.

MCCONNELL, David. E-learning in Chinese higher education: the view from inside. Higher Education, 75(6), pp. 1031–1045, 2017.

MELO, Adriana; ABELHEIRA, Ricardo. Design Thinking & Thinking Design. Metodologia, ferramentas e reflexões sobre o tema. São Paulo: Novatec, 2015.

MELLO, Janaina Cardoso de. Educação Empreendedora: uma História para chamar de minha. BAGGIO, Vilmar. (Org.). Rumos da Educação. Vol. 3. Veranópolis, RS: Diálogos Freiriano, 2019, pp.295-314.

NASCIMENTO, Viviani do. As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. 2014. 72 F. (Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2014.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Notas iniciais - Informação à imprensa sobre o COVID. 11 mar. 2020. Disponível em: https://www.who.int/pt/news-room/speeches/item/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020 Acesso em: 18 abr. 2020.

RODRIGUES, Olira Saraiva; ARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos; MARCON, Mary Aurora da Costa. Pedagogia em Contexto Histórico e Digital: Interlocuções Contemporâneas. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, Naviraí, v. 10n. 25p. 05-18, out/dez. 2023

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS). Edital n° 12/2020 – Chamada Pública para a Oferta Excepcional de Componentes Curriculares dos Cursos de Graduação da UFS, por meio remoto, durante período letivo especial. São Cristóvão: Pró-Reitoria de Graduação da (PROGRAD/UFS), 2020.

ZACARIAS, José Wellithon Batista; PEREIRA, Alisson Sousa; FURTADO, Israel; PEREIRA, José Adailson de Albuquerque. A educação aliada as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC). In: Anais eletrônicos do IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão – Didática e Avaliação. Rio de Janeiro: UERJ, 2015, p. 1-9. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/ceduce/2015/TRABALHO_EV047_MD1_SA6_ID80_29052015134148.pdf Acesso em: 18 abr. 2020.

Publicado
2024-06-28
Como Citar
Cardoso de Mello, J., & de Jesus, P. M. (2024). Look, Think and Maker: ensino remoto digital nas humanidades nos tempos de pandemia da Covid-19. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(27), 415-438. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i27.19902