Possibilidades de construção de objetos de aprendizagem para o desenvolvimento de itinerários formativos no ensino técnico a distância
Resumo
Este artigo, derivado de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), investiga a construção de Objetos de Aprendizagem (OAs) e o desenvolvimento de Itinerários Formativos (IFs) no contexto do Ensino Técnico a Distância (ETEAD). Utilizando metodologia bibliográfica e documental, o estudo explora os conceitos de OAs e IFs, bem como as possíveis abordagens para sua construção no ensino técnico a distância. Os OAs são recursos educacionais digitais interativos e adaptativos que podem melhorar a qualidade do ensino, enquanto os IFs são percursos personalizados de aprendizagem que permitem aos estudantes direcionar seu percurso educacional de acordo com seus interesses e necessidades. A pesquisa indica que a combinação da construção de OAs com o desenvolvimento de IFs pode enriquecer significativamente o processo educacional no ETEAD, preparando os estudantes de forma qualificada para o mundo do trabalho. No entanto, a implementação desses itinerários no ensino a distância pode ser desafiadora, exigindo uma consideração cuidadosa das necessidades dos estudantes e das capacidades dos professores. O artigo conclui destacando a importância dessas estratégias no aprimoramento da qualidade do ensino técnico a distância e recomenda pesquisas adicionais sobre o processo de construção dos OAs, as tecnologias e recursos disponíveis para sua elaboração, bem como os desafios e as melhores práticas na sua implementação.
Downloads
Referências
BEHAR, Patricia Alejandra; PASSERINO, Liliana; BERNARDI, Maira. Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14242. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/1424>. Acesso em: 27 jul. 2023.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 7. ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2021. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 27 jul. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494 de 20 de junho 2007. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 34, p.1-2, 17 fev. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Novo Ensino Médio. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio/. Acesso em: 01 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP No 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/janeiro-2021-pdf/167931-rcp001-21/file. Acesso em: 01 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. IFTP - Itinerário da Formação Técnica e Profissional. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/novo-ensino-medio/informacoes/iftp-itinerario-da-formacao-tecnica-e-profissional. Acesso em: 01 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação: Conselho Nacional De Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2020-pdf/151591-pcp007-20/file. Acesso em: 01 out. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 01 out. 2023.
CECHINEL, Cristian; PERNAS, Ana Marilza; SANTOS, Vinícius Vieira Dos. Ferramenta para geração e utilização de modelos de avaliação automática da qualidade de objetos de aprendizagem. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, vol. 25, p. 534-543., 2014.
FERNANDES, Alisandra Cavalcante; FREIRE, Raquel Santiago; SOUSA, Maria de Fátima; MEDEIROS, Márcia Duarte; CASTRO FILHO, José Aires. Modelo para Qualidade de Objetos de Aprendizagem: da sua Concepção ao Uso em Sala de Aula. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 20, 10p., 2009.
DESSBESELL, Christopher; QUARESMA, Cíndia Rosa Toniazzo. Ferramentas para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem. In: XXIII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão ciências e diversidade, 23 a 25 out. 2018, Universidade de Cruz de Alta (UNICRUZ). Disponível em: https://link.ufms.br/MlAxA Acesso em: 01 out. 2023.
GIBBONS, Andrew S.; NELSON, Jon; RICHARDS, Robert. The nature and origin of instructional objects. In: WILEY, D. A. (Ed.). The Instructional Use of Learning Objects: Online Version, 2000. Disponível em: https://members.aect.org/publications/InstructionalUseofLearningObjects.pdf#page=28. Acesso em: 21 set. 2023.
GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi; KLAUS, Viviane; PEREIRA, Ana Paula Marques. Pesquisa documental histórica e pesquisa bibliográfica: focos de estudo e percursos metodológicos. Pro-Posições, v. 33, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/GJCbBcY4rdVdvQY56T9qLRQ/. Acesso em: 06 jan. 2024.
GUTERRES, João Pedro Dewes; SILVEIRA, Milene Selbach. As Principais Dificuldades Encontradas durante o Processo de Produção de Objetos de Aprendizagem. In: VI CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (CBIE 2017), XXVIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE 2017), 2017. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/13905/2/As_Principais_Dificuldades_Encontradas_Durante_o_Processo_de_Producao_de_Objetos_de_Aprendizagem.pdf. Acesso em: 21 set. 2023.
IEEE Learning Technology Standards Committee (LTSC). Draft Standard for Learning Object Metadata Version 6.1, 2001. Disponível em: https://www.ieeeltsc.org/. Acesso em: 10 set. 2023.
LITTO, Fredric Michael.; FORMIGA, Marcos. Educação a distância: o estado da arte. Pearson Education Brasil, 2009.
MARTINEZ, Margaret. Designing learning objects to mass customize and personalize learning. In: WILEY, D. A. (Ed.). The Instructional Use of Learning Objects: Online Version, 2000. Disponível em: https://view.officeapps.live.com/op/view.aspx?src=http%3A%2F%2Fpenta3.ufrgs.br%2Fobjetosaprendizagem%2F31martinez.doc&wdOrigin=BROWSELINK. Acesso em: 28 set. 2023.
MENEZES, Crediné Silva de; FERRETTI, Cláudio; LINDNER, Edson Luiz; LIRA, Antonio Fonseca de. Aplicando Arquiteturas Pedagógicas em Objetos Digitais Interativos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14138. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14138. Acesso em: Acesso em: 27 jul. 2023.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Editora Papirus, 2013.
MUNHOZ, Antonio Siemsen. Objetos de aprendizagem. 1. ed. Curitiba: Intersaberes, 2012. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 27 jul. 2023.
ORRILL, Chandra Hawley. Learning objects to support inquiry-based online learning. In: WILEY, D. A. (Ed.). The Instructional Use of Learning Objects: Online Version, 2002. Disponível em: https://view.officeapps.live.com/op/view.aspx?src=http%3A%2F%2Fpenta3.ufrgs.br%2Fobjetosaprendizagem%2F23orrill.doc&wdOrigin=BROWSELINK. Acesso em: 10 set. 2023.
PEREIRA, Aline Maria dos Santos; CORTES, Gerenice Ribeiro de Oliveira. Itinerários formativos na BNCC: sentidos em mídias digitais. Revista Letras Raras, Campina Grande, v. 11, n. 2, p. 185–214, 2022. DOI: 10.5281/zenodo.8219488. Disponível em: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/938. Acesso em: Acesso em: 7 out. 2023.
PIMENTEL, Alessandra. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cad. Pesqui., v. 33, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/FGx3yzvz7XrHRvqQBWLzDNv/. Acesso em: 06 jan. 2024.
REBOUÇAS, Ayla Dantas; MAIA, Dennys Leite; SCAICO, Pasqueline Dantas. Objetos de Aprendizagem: da Definição ao Desenvolvimento, passando pela Sala de Aula. In: PIMENTEL, Mariano; SAMPAIO, Fábio F.; SANTOS, Edméa O. (Org.). Informática na Educação: ambientes de aprendizagem, objetos de aprendizagem e empreendedorismo. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na Educação, v.5). Disponível em: http://ieducacao.ceie-br.org/objetos-aprendizagem. Acesso em: 05 set. 2023.
SILVA, Bruna Tafarel. Os itinerários formativos no ensino médio: um estudo no município de Santa Maria/RS. 2021. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/23131/DIS_PPGQVS_2021_SILVA_BRUNA.pdf?sequence=1. Acesso em: 01 out. 2023.
SILVEIRA, Milene Selbach; CARNEIRO, Mára Lúcia Fernandes. Desconstruindo Objetos de Aprendizagem: reflexões sobre sua qualidade de uso. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 23., 2012, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PUCRS, 2012. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/13940/2/Desconstruindo_Objetos_de_Aprendizagem_reflexoes_sobre_sua_qualidade_de_uso.pdf. Acesso em: 12 set. 2023.
TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; BULEGON, Ana Marli; ÁVILA, Bárbara Gorziza. Objetos de aprendizagem – uso e reuso & intencionalidade pedagógica. In: PIMENTEL, Mariano; SAMPAIO, Fábio F.; SANTOS, Edméa O. (Org.). Informática na Educação: ambientes de aprendizagem, objetos de aprendizagem e empreendedorismo. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na Educação, v.5). Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org/objetos-de-aprendizagem. Acesso em: 18 set. 2023.
WATSON, Julie. A Case Study: Developing Learning Objects with an Explicit Learning Design. University of Southampton, UK, 2008. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ880098.pdf. Acesso em: 27 set. 2023.
WILEY, David Andrew. Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. In: WILEY, D. A. (Ed.). The Instructional Use of Learning Objects: Online Version. 2000. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/objetosaprendizagem/. Acesso em: 01 set. 2023.
Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.