Para além dos livros: ACD/ChemSketch® como ferramenta facilitadora no ensino de Química

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar a aplicação do Programa Educacional gratuito ACD/ChemSketch® como facilitador no ensino de Química no Ensino Médio. A abordagem interativa, centrada na visualização tridimensional de moléculas e no cálculo da distância entre átomos, mostrou-se eficaz para envolver os estudantes e facilitar a compreensão de conceitos como raio atômico. Os resultados da pesquisa indicaram uma ampla aceitação das aulas interativas. A maioria dos discentes relatou benefícios para o aprendizado em Química. As respostas obtidas por meio de um formulário Google também enfatizaram a novidade proporcionada pelo programa, destacando a importância de abordagens digitais na educação. Esta experiência evidencia que a integração de recursos tecnológicos pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, tornando o conteúdo mais acessível e estimulante para os estudantes.

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Biografia do Autor

Marcus Hungaro, Colégio Militar do Rio de Janeiro

2º Tenente da Força Aérea BR pertencente ao Quadro do Magistério em Química do Ensino Médio (MQM). Adido militar atuando como Professor de Química no Colégio Militar do RJ (Exército) - Casa de Thomaz Coelho. Desde do 2023 Coordenador Geral da Disciplina de Química do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Doutorando em Química pela Universidade Federal Fluminense [UFF] (2020/2024) atuando na área de Planejamento Racional de Fármacos na Busca por Potenciais Inibidores Contra o Vírus SARS-CoV-2 causador da COVID-19. Mestre em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro [UFRRJ] (2019) e Licenciado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro [UFRRJ] (2014). Com experiência na área de pesquisa em Química, com ênfase nas Metodologias de Modelagem Molecular de Compostos Bioativos, Cálculos DFT, Docking Molecular, Virtual Screening, Cálculos Semi-Empíricos e Novas Metodologias no Ensino de Química.

Raphael Silva, Colégio Militar do Rio de Janeiro

Farmacêutico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), Licenciado em Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados -Química pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021), Especialista em Farmácia Clínica pela Universidade Unyleya (2022), Mestre em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e Doutor em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), Pós;-doutorado em Modelagem Molecular pelo Instituto Militar de Engenharia (2020). Atuou de 2011-2023 como docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, lecionando disciplinas da área de Química Orgânica. Atualmente é professor de Química do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química, tendo trabalhado nas áreas de síntese orgânica, química de produtos naturais, síntese de moléculas bioativas, geoquímica orgânica, biocombustíveis, técnicas cromatográficas (GC-MS, GC x GC - TOFMS, HSCCC), atualmente desenvolve pesquisa com modelagem molecular na área de docagem molecular e dinâmica molecular voltada para química medicinal. Fez parte de 2013 a 2020 do conselho diretor da Associação Brasileira de Química. Co-autor de um livro didático de Química Orgânica.

Pâmela Rossi, Colégio Militar do Rio de Janeiro

Possui graduação em Química pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (2015) especialização em Ensino de Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2016) e mestrado em Ensino de Ciências Naturais, área de concentração: Ensino de Química (2023) pela Universidade Federal Fluminense. Atua como professora no Colégio Militar do Rio de Janeiro.

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Publicado
2024-06-28
Como Citar
HUNGARO FARIA, M. V., Salles Ferreira Silva, R., & Rossi dos Reis, P. (2024). Para além dos livros: ACD/ChemSketch® como ferramenta facilitadora no ensino de Química. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(27), 247-263. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i27.20047