A percepção do trabalho do tutor sob a ótica do coordenador de polo EaD

Resumo

O presente texto traz possibilidades de reflexões dos desafios acerca do papel do tutor EaD (educação a distância) sob a ótica das coordenações de polo EaD vinculados às instituições federais. Aborda questões que envolvem o desenvolvimento da educação à distância e sua correlação com o papel do tutor que desenvolve atividades veiculadas a esta forma de educação no Polo presencial. Neste contexto se desenvolve um apanhado bibliográfico acerca do papel do tutor EaD considerando a sua funcionalidade dentro de um Polo de educação e seus principais desafios. Trata-se de uma abordagem da visão da coordenação de um Polo educacional no que se refere ao papel de um tutor presencial e seus desafios no desenvolvimento das atividades presenciais de um curso. Nesta perspectiva utilizou-se a análise quantitativa do questionário aplicado à Coordenação do Polo bem como a pesquisa bibliográfica de cunho analítico qualitativo. Observou-se, segundo a visão das coordenadoras de um Polo EaD, que existe uma tendência em os tutores presenciais apresentar as competências necessárias ao desenvolvimento de suas atividades apenas em parte.

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Biografia do Autor

Catiani Renata Salvati, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Especialista em Coordenação Pedagógica e Gestão Educacional pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Especialista em Tutoria em Educação a Distância pela Faculdade Dom Alberto. Especialista em Orientação Educacional pela Faculdade Dom Alberto. Graduada em Estudos Sociais - Licenciatura Plena em História pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Professora nomeada trabalhando como docente e supervisora na Educação Básica Estadual e tutora do Curso de Educação do Campo UAB da Universidade Federal de Santa Maria. Membro Efetiva da Academia Centro Serra de Letras detentora da cadeira n 11. Tem experiência na área de gestão, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade étnica, políticas públicas educacionais, educação, gestão escolar e formação docente. Realiza palestras e formação de professores sobre a Lei 10639/2003 e Educação Antirracista.

Scheila Simone Secretti, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Mestra em Educação, Especialista em Gestão Educacional, Especialista em Didática da Arte, Professora na Educação Básica, Coordenadora Pedagógica de Projeto Social em Sobradinho RS.

Mirieli da Silva Fontoura, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora e Mestre em Geografia, Graduada em Letras e Especialista em literatura Brasileira, Professora na Educação Básica

Referências

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Publicado
2024-06-28
Como Citar
SALVATI, C. R., Simone Secretti, S. S. S., & da Silva Fontoura, M. (2024). A percepção do trabalho do tutor sob a ótica do coordenador de polo EaD. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(27), 471-482. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i27.20142