A percepção do trabalho do tutor sob a ótica do coordenador de polo EaD
Resumo
O presente texto traz possibilidades de reflexões dos desafios acerca do papel do tutor EaD (educação a distância) sob a ótica das coordenações de polo EaD vinculados às instituições federais. Aborda questões que envolvem o desenvolvimento da educação à distância e sua correlação com o papel do tutor que desenvolve atividades veiculadas a esta forma de educação no Polo presencial. Neste contexto se desenvolve um apanhado bibliográfico acerca do papel do tutor EaD considerando a sua funcionalidade dentro de um Polo de educação e seus principais desafios. Trata-se de uma abordagem da visão da coordenação de um Polo educacional no que se refere ao papel de um tutor presencial e seus desafios no desenvolvimento das atividades presenciais de um curso. Nesta perspectiva utilizou-se a análise quantitativa do questionário aplicado à Coordenação do Polo bem como a pesquisa bibliográfica de cunho analítico qualitativo. Observou-se, segundo a visão das coordenadoras de um Polo EaD, que existe uma tendência em os tutores presenciais apresentar as competências necessárias ao desenvolvimento de suas atividades apenas em parte.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o artigo 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 20 dez. 2005. Disponível em:https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2005/decreto-5622-19-dezembro-2005-539654-publicacaooriginal-39018-pe.html. Acesso em: 25 jan. 2010.
BRASIL. MEC/CAPES. Portaria Nº 275, de 18 de dezembro de 2018. Dispõe sobre os programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade a distância. Disponível em:http://www.in.gov.br/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/56126031/do1-2018-12-20-portaria-n-275-de-18-de-dezembro-de-2018-56125835%C2%A0 Acesso em: 19 jul. 2019.
BRASIL. Decreto Nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm Acesso em: 17 jun. 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. São Paulo: Saraiva, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 05, de 28deabrilde2020.Disponívelem: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14511-pcp005-20&category_slud=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 ago. 2021.
BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o Art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República. Casa Civil, 2017. Disponível em: http://.www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm. Acesso em: 02 jul. 2019.
CARVALHO, M. C. S. (2009). Competências dos tutores para atuação em programas de educação a distância mediados pela internet: o caso do curso de graduação em Administração da EA/UFRGS. Dissertação de Mestrado, Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
FLEURY, A. C. C. & FLEURY, M. T. L. (2000). Estratégias empresariais e formação de competências. São Paulo: Atlas.
MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. 2015. Disponível em: Acesso em: jan. 2024.
OLIVEIRA E. S.G & SANTOS, L. (2013). Tutoria em educação a distância: didática e competências do novo “fazer pedagógico”. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 13, n. 38, p. 203-223, jan./abr. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-416x2013000100010&script=sci_abstract. Acesso em: 21 jan 2024.
PRETTO. Oreste. O Estado da Arte sobre a Tutoria: Modelos e Teorias em construção. Disponível em: ttp://www.uab.ufmt.br/uab/images/artigos_site_uab/tutoria_estado_arte.pdf. Acesso em: 23 nov. 2011.
SANTOS, P. SEED – Secretaria de Educação a Distância. Disponível em: http://www. moodle. ufba .br/mod/forum/discuss.php?d=11962. Acesso em: 10 maio 2010.
Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.