Percepções de universitários sobre ganhos e prejuízos no uso de dispositivos móveis de comunicação em atividades de estudo
Resumo
O uso frequente das tecnologias digitais, principalmente dos smartphones, gera implicações em diferentes campos, como o da educação. Este artigo reúne dados de pesquisa que buscou identificar percepções de estudantes do ensino superior sobre o uso de dispositivos móveis de comunicação em suas atividades de estudo, no que se refere aos ganhos e prejuízos observados por eles quanto a esse aspecto. O estudo dialoga com referenciais teóricos da psicologia sócio-histórica, com foco nas relações entre comunicação e cognição. De caráter qualitativo, a pesquisa teve como procedimentos metodológicos a aplicação de entrevistas semiestruturadas a 20 estudantes de seis cursos de graduação de uma universidade federal. Os dados produzidos foram submetidos à análise de conteúdo e indicam que os estudantes valorizam a aprendizagem entre pares mediada pelos dispositivos móveis de comunicação e reconhecem ganhos advindos das interações em ambientes virtuais. Por outro lado, apontam o uso destes dispositivos como fonte de distração durante o estudo ou como possibilidade de fuga em situações desinteressantes, entediantes ou incômodas em sala de aula.
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