Fotografia no ensino de ciências no Brasil: uma pesquisa bibliográfica sobre a utilização da fotografia como recurso tecnológico
Resumo
O rápido avanço tecnológico, entre outras particularidades, disponibilizou recursos metodológicos para a prática docente. Partindo desse princípio e da interação com a fotografia cada vez mais presente no cotidiano de professores e alunos devido às redes sociais, este artigo tem como objetivo analisar estudos brasileiros sobre a utilização da fotografia como recurso didático no ensino de ciências. Os dados foram coletados nos Anais da ENPEC, na base de dados Scielo e no catálogo de teses e dissertações da CAPES. A investigação e análise das contribuições dessas pesquisas ocorreram a partir do uso da fotografia (interpretação artística ou representação da realidade) no ensino de ciências. A busca adotou a delimitação temporal de 2013 a 2023. O estudo demonstra que ainda há escassez de estudos sobre esse tema. Contudo, dada a diversidade de metodologias e abordagens empregadas, revelam-se perspectivas promissoras e a relevância da fotografia no cenário em foco.
Downloads
Referências
ABRAPEC. Enpec - Edições anteriores. Disponível em: https://abrapec.com/enpec-edicoes-anteriores/. Acesso em: 10 nov. 2023.
ALENCAR, Thonimar V; CARVALHO, Edson J. Fotografando com uma câmera de pixel único. Ver. Bras. Ensino Fís. 43. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0043. Acesso em: 14 dez. 2023.
ALMEIDA, Eduardo Franco de; ALMEIDA, Sheila Alves de. As fotografias dizem por si só? Uma reflexão semiológica dos livros didáticos de ciências por meio das fotografias no contexto da Zoologia no Ensino Médio. IX ENPEC. 2013. Águas de Lindóia/SP. Anais. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0933-1.pdf. Acesso em: 10 nov. 2023.
BERTUOLA, Alberto; ROMÃO, Kelmy Victória. A fotografia no estudo do eclipse lunar. Ver. Bras. Ensino Fís. 40. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2017-0104. Acesso em: 15 dez. 2023.
CACHAPUZ, António. Arte e ciência no ensino interdisciplinar das
Ciências. Rev. Int. de Pesq. em Didática das Ciências e Matemática (RevIn), v. 1, e020009, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/89. Acesso em: 10 nov. 2023.
CAPAI, Humberto; GOLVEIA, Guaracira. Fotografia, Ciência e Educação: diálogos em criação. XI ENPEC. 2017. Florianópolis/SC. Anais. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/lista_area_08.htm. Acesso em: 10 nov. 2023.
CASTRO, Éden de; BRAZÃO, Paulo. Educação contemporânea e inovação pedagógica: um novo paradigma. RPGE– Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 26, n. 00, e022119, jan./dez. 2022
Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/17221/14394. Acesso em: 15 dez. 2023.
CECATTO, Ana Júlia; VOGT, Catherine Flor Geraldi; CUNHA, Marcia Borin. Atividades propostas por professores de Química: ensino por investigação e fotografia. XII ENPEC. 2019. Natal/RN. Anais. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1239-1.html. Acesso em: 10 nov. 2023.
CÔCO, Dilza; MACÊDO; Érika Sabino de; LEITE, Priscila de Souza Chisté; FONTE, Sandra Soares Della. Uma proposta metodológica sobre o discurso fotográfico no âmbito da pesquisa acadêmica. New Trends in Qualitative Research, 7, 313-320. 2021. Dísponível em: https://doi.org/10.36367/ntqr.7.2021.313-320. Acesso em: 15 dez. 2023
COSTA, Chirla da Miranda; VIANA, Claudia Castro; SANTOS, Manuella Teixeira; ABREU Josyane Barros. RAPOSO, Elinete Oliveira; FREITAS Nadia Magalhães da Silva Freitas. Relações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Poder: leituras imagéticas dos usos e abusos da energia nuclear. X ENPEC. 2015. Águas de Lindóia/SP. Anais. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0650-1.PDF. Acesso em: 10 nov. 2023.
DESLANDES, Suely Ferreira. O projeto de pesquisa como exercício científico e artesanato intelectual. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (ORG). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
D’OLIVEIRA, Priscila Portela; AMARAL, Taline Anne da Silva; FREITAS, Antônio Carlos; ANDRADE, Luicilenne S. de; CADEI, Marilene Sá. Educação ambiental na mata atlântica: o uso interativo de fotografias. VIII ENPEC. 2011. Campinas/SP. Anais. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1262-1.html. Acesso em: 10 nov. 2023.
DORNELLES, Desirée; ALVES-BRITO, Alan. Espectroscopia social: um projeto de ensino de ótica com inspirações pós-colonialistas. XII ENPEC. 2019. Natal/RN. Anais. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0235-1.html. Acesso em: 10 nov. 2023.
FARIA, Fabiola Cezar; CUNHA, Márcia Borin da. ‘Olha o passarinho!’ A fotografia no Ensino de Ciências. B. Acta Scientiarum Human and Social Sciences. Maringá, v. 38, n. 1, p. 57-64, Jan.-June, 2016 ISSN on-line: 1807-8656 Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/28527/pdf. Acesso em: 4 nov. 2023.
FERNANDES, Hylio Lagana; SILVA, Maria Aparecida Alves da; FIGUEIREDO, Bianca Araci de. O que mostram as borboletas?. XII ENPEC. 2019. Natal/RN. Anais. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1158-1.html. Acesso em: 10 nov. 2023.
FERNANDES JUNIOR, Marco Antônio João. A Fotografia como ferramenta interdisciplinar para o ensino de arte e ciências. Orientador: João José Caluzi. 135f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-graduação em Docência para a Educação Básica. Faculdade de Ciências, Campus de Bauru. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5013471. Acesso em: 11 nov. 2023.
FRASSON, Margarete. Fotografia, contexto e análise no ensino e na pesquisa de geografia. Geoingá: Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Maringá, v. 13, n. 2, p.4 - 27, 2021 ISSN 2175 - 862X (on-line). Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Geoinga/article/view/52557/751375152495. Acesso em: 4 nov. 2023.
GLICÉRIO, Juliana Lobato. Comunicação e fotografia nas Mídias Sociais: Análise do projeto Be my Friend. Dissertação (Mestrado em Ciência da Comunicação). Orientador: Professor Paulo Frias. Faculdade de Letras da Universidade do Porto 2022. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/145708. Acesso em: 15 dez. 2023.
GONZALEZ, Ana Helena Grieco; ROCHA, Marcelo Borges; REGO, Sheila Cristina Ribeiro. Uso da fotografia como ferramenta para a percepção ambiental sobre a Baía de Guanabara. XI ENPEC. 2017. Florianópolis/SC. Anais. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/lista_area_04.htm. Acesso em: 10 nov. 2023.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Editora Papirus. 2012.
LUNAZZI, José J. Fazendo 3D com uma câmera só. Rev. Bras. Ensino Física. 33 (2). Jun. 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-11172011000200005. Acesso em: 15 dez. 2023.
MATOS, Alan Henrique de Melo; ARNT, Ana de Medeiros. Meio Ambiente como Tema Transversal no Ensino de Biologia: a fotografia como ferramenta discursiva. XII ENPEC. 2019. Natal/RN. Anais. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0234-1.html. Acesso em: 10 nov. 2023.
MEDEIROS, Jalon Barbosa de. Entre o criar e o ensinar: a fotografia como elemento integrador da Arte do Ensino e da Pesquisa. 2020. 140p. Orientador(a): Profa. Dra. Sheyla Maria Fontenele Macedo. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino). Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1080323. Acesso em: 11 nov. 2023.
MENDES, Marcelo de Oliveira. Registro acadêmico e visual do curso "Falamos de Chagas com Cienciarte": fortalecimento da mobilização social e da cidadania. 2020. 144f. Dissertação (Ensino de Biociências e Saúde) Fundação Oswaldo Cruz. (FIOCRUZ) 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8297564. Acesso em: 11 nov. 2023.
MIARA, Marisol Luciane. Praxinoscópio e zootrópio: brinquedos óticos na relação arteciência. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3072. Acesso em: 10 nov. 2023.
MICHA, Daniel Neves. Fotos da Lua pelo Mundo: um projeto observacional registrado em fotografia sobre como as fases da Lua se comparam quando observadas dos Hemisférios Norte e Sul. Rev. Bras. Ensino Fís. 40 (3). 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2017-0383. Acesso em: 15 dez. 2023.
MICHELS, Ana Beatriz; DANILEVICZ, Ângela de Moura Ferreira; NEVADO, Rosana Aragon de. Heurísticas para inovar na prática docente: uso das tecnologias digitais em prol da construção de estratégias pedagógicas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 22–31, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1679-1916.129145. Acesso em: 15 dez. 2023.
MIGLIORINI, Rafaela Alves. Joseph Wright e a Gruta das Encantadas: as potencialidades de uma proposta de interrelação para o ensino de ciências. 2020. 125 f. Orientador: Prof. Dr. Awdry Feisser Miquelin Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 2020. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5284. Acesso em: 11 nov. 2023.
MORIN, E. A Religação dos Saberes: o desafio do século XXI. 6ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2007.
Pilatti, Luiz Alberto; Herrera Cantorani, José Roberto; Cechin, Marizete Righi. Cómo desarrollar la estructura IMRaD en el artículo original (How to develop the IMRaD structure in original paper). Retos, 49, 914-925, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.47197/retos.v49.99139. Acesso em: 15 dez. 2023.
RIBEIRO, Liára Colpo.; FLÔRES, Ana Luiza Zappe Desordi; CANTODOROW, Thais Scotti do; PIGATTO, Aline Grohe Schirmer. Compreensão da biodiversidade por meio da fotografia. XII ENPEC. 2019. Natal/RN. Anais. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1765-1.html. Acesso em: 10 nov. 2023.
ROCHA, Laizir Escarpanezi. O documentário e a fotografia: possibilidades, limites e contribuições para a construção de conhecimento em Ciências e Artes. 2018. 134f. Dissertação (Educação para a Ciência e a Matemática). Orientador: Pf. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhaes Junior. Universidade Estadual de Maringá. 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7192082. Acesso em: 11 nov. 2023.
SANTOS, Janaína Alves de Gois. Ensino e aprendizagem m de ciências por meio de projeto para deficientes intelectuais. Orientadora:
Profa Dra Marcia Regina Roye. 142f. Dissertação (Mestrado). Programa de pos-graduação em Ensino Formação Docente Interdisciplinar. Universidade Estadual do Paraná. Paranavaí, 2020. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalhon=9977127. Acesso em: 10 nov. 2023.
SANTOS, Manuella Teixeira; SEABRA, Silvaney Ferreira; SANTANA, Elisangela Barreto; RAPOSO, Elinete Ribeiro; Freitas, Nádia Magalhães da Silva. Olhar fotográfico sobre o lixo. X ENPEC. 2015. Águas de Lindóia/SP. Anais. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/x enpec/anais2015/resumos/R1302-1.PDF. Acesso em: 10 nov. 2023.
SANTOS, Manuella Teixeira; FILHO, Erasmo Borges de Souza. RIBEIRO, Elinete Olliveira Raposo; FREITAS, Nadia Magalhaes da Silva. Cenas e cenários as questões socioambientais: mediações pela fotografia. Ensaio Pesq. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) 16 (1) Abr 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172014160104. Acesso em: 10 nov. 2023.
SANTOS, Rodrigo Otávio. RUDNIK, Raquel Machado Lopes. Instagram e a educação: algumas considerações. Revista Brasileira De Educação, 27, e270099, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270099. Acesso em: 10 nov. 2023.
SILVA, Margarete Vigínia Gonçalves.; HUSSEIN, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva. O uso de fotografias para avaliação da aprendizagem dos conceitos de fenômenos físicos e reações químicas. IX ENPEC. 2013. Águas de Lindóia/SP. Anais. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0863-1.pdf. Acesso em: 10 nov. 2023.
SILVA, W. F; BERTUOLA, Alberto C.; FILHO, Victor S. Fotografias de Io, seu diâmetro e sua distância de Júpiter. Rev. Bras. Ensino de Fís. 44. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2022-0023. Acesso em: 13 nov. 2023.
SOUZA, Lucia Helena Pralon de. As imagens fotográficas de saúde no livro didático de ciências. VII ENPEC. 2011. Campinas/SP. Anais. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0638-1.html. Acesso em: 10 nov. 2023.
SOUZA, Maria Cristina de Borba Soriano; CARVALHO, Fabrísia Maria daSilva. Uso da tecnologia na educação e sua relação com a cidadania digital: vivenciando práticas digitais e seus riscos no contexto das instituições de ensino. 2023. Revista Ilustração. v.4 n.5 Disponível em: https://journal.editorailustracao.com.br/index.php/ilustracao/article/view/203. Acesso em: 14 dez. 2023.
TROMBETTA, Gerson Luís. As "visões" de Tirésias: arte, música e compreensão. Permusi, n° 35, Belo Horizonte Set./Dez. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-75992016000500002&lang=p. Acesso em: 15 dez. 2023.
VERTCHENKO, Larissa; VERTCHENKO, Lev. Verification of Malus’s Law using a LCD monitor and digital photography. Rev. Bras. Ensino Fís. 38. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2016-0029. Acesso em: 15 dez. 2023.
VOGT, Catherine Flor Geraldi; CECATTO, Ana Julia.; CUNHA, Marcia Borin da. O que se tem produzido na área de Ensino de Ciências com a Fotografia?. XII ENPEC. 2019. Natal/RN. Anais. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1249-1.html. Acesso em: 10 nov. 2023.
WARD, Rodolfo. Da fotografia documental à artística. ARS São Paulo. Portal de revistas da USP. 2021 Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/169675. Acesso em: 13 dez. 2023.
WILSEK, Marilei Aparecida Gionedis; TOSIN, João Anglo Pucci. Ensinar e aprender Ciências no Ensino Fundamental com atividades investigativas através da resolução de problemas. Estado do Paraná. 2009. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1686-8.pdf.
Acesso em: 26 nov. 2023.
WIPPEL, Monikeli. GEBARA, Maria José Fontana. Ciência e Arte: Uma pesquisa bibliográfica nas Atas do ENPEC. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, XII, 2019, Natal. XII ENPEC: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 25 a 28 de junho de 2019. Disponível em: XII ENPEC :: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (abrapec.com). Acesso em: 10 nov. 2023.
ZAMA, Maristela Yuka.; LEVORATO, Ana Carolina Cola Santos; REJAN, Daniela Cristina Lopes. ANDRADE, Mariana A. Bologna Soares de. Aspectos científicos e sociais de fotografias encontradas no material didático “Caderno do Aluno” do estado de São Paulo. XI ENPEC. 2017. Florianópolis/SC. Anais. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/lista_area_09.htm. Acesso em: 10 nov. 2023.
Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.