Tecnologias digitais e multiletramentos na formação inicial de docentes de Língua Portuguesa na UFBA

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão acerca da formação inicial de docentes de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Bahia – UFBA, com o objetivo de demonstrar se/como os Cursos de Licenciatura em Letras Vernáculas da referida instituição preparam os licenciandos para o trabalho com as tecnologias digitais e os multiletramentos na educação básica. O referencial teórico do trabalho concilia os estudos/análises de Cope e Kalantzis (2000; 2009), Gatti (2010), Lévy (2010), Lima e Loureiro (2016), NLG (1996), Rojo (2012) e outros para tratar de multiletramentos, tecnologias digitais e formação docente. Quanto à metodologia do trabalho, apresenta cunho explicativo, com método de abordagem qualitativo, e tem como principais procedimentos a análise do Projeto Pedagógico dos Cursos – PPC e a aplicação de questionários com graduandos. Por meio da análise realizada, conclui-se que, de modo geral, a estrutura curricular das Licenciaturas em Letras Vernáculas contempla aspectos dos multiletramentos, mas as tecnologias digitais quase não são mencionadas nos programas das disciplinas e há poucos componentes voltados para essa temática nos cursos. Além disso, os licenciandos investigados relataram que, na maioria das aulas, há a aplicação dos conteúdos sem que haja um mecanismo de preparação metodológica do futuro profissional para o uso das tecnologias digitais e os multiletramentos na educação básica, algo essencial na formação do docente na contemporaneidade. Tal aspecto reitera a urgente necessidade de mudanças no processo formativo.

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Biografia do Autor

Fernanda Maria Almeida dos Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora Associada I de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Área de Língua Portuguesa. Docente do Mestrado Profissional em Letras (Profletras/UFBA). Exerceu a função de docente de Língua Portuguesa no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no período de 28 de abril de 2011 a 27 de maio de 2019. É doutora em Língua e Cultura e mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Linguística Aplicada ao Ensino do Português pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia/ Campus V. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa/Linguística, e em Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: aquisição da linguagem, surdez, língua de sinais, escrita e diversidades, letramento digital, (multi)letramentos, multissemioses, gamificação, novas tecnologias e formação docente. Integrou o Grupo de Pesquisa "Linguagens, Literatura e Diversidades" (2013-2015). Exerceu a função de vice-coordenadora do Profletras/UFBA, de abril de 2020 a abril de 2022. Foi gestora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis no Centro de Formação de Professores da UFRB, no período de 22 de dezembro de 2011 a 11 de março de 2015, e de Gestora do Núcleo de Pós-Graduação do CFP/UFRB, de agosto de 2015 a 01 de outubro de 2018. Foi coordenadora do Subprojeto Interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na UFRB (dezembro 2015 a fevereiro de 2018). 

José Vinicius Cerqueira dos Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduado em Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - BICULT, pelo Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas - CECULT na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Egresso do Programa de Educação Tutorial - PET/UFRB Recôncavo em Conexão, Licenciando em Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna (Português e Inglês) pelo Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia - UFBA, foi bolsista PIBIC com pesquisa intitulada "Tecnologias Digitais e Multiletramentos na Formação Inicial e Continuada de Docentes de Língua Portuguesa", e integrante do Grupo de Estudos sobre Textos e Enunciação - GETEn - ILUFBA. (Texto informado pelo autor)

Referências

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Publicado
2024-06-28
Como Citar
Almeida dos Santos, F. M., & Cerqueira dos Santos, J. V. (2024). Tecnologias digitais e multiletramentos na formação inicial de docentes de Língua Portuguesa na UFBA. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(27), 225-246. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i27.20155