O tempo livre e o tempo stand-by: um ensaio sobre a saúde mental de professores

Resumo

Este ensaio origina-se de pesquisa efetuada durante pós-doutoramento em Ciências Sociais, na Universidade de Buenos Aires – Argentina, tendo como perspectiva teórica os estudos culturais e, neste caso, a teoria crítica da sociedade. O texto apresenta uma análise sociológica sobre a temporalidade destinada à ausência de atividades laborais no modo de organização social do trabalho contemporâneo, inserido em uma cultura digital, com mediação tecnológica, sobretudo pela internet e seus instrumentos de comunicação mais utilizados: o correio eletrônico, o Facebook, o Instagram, o WhatsApp e o Telegram. O ensaio realiza o aprimoramento do ‘diálogo’ da autora com o conceito ‘tempo livre’ de Adorno, que trata da opressão do sistema capitalista em seus trabalhadores, nos momentos destinados à ausência de trabalho. Nesse ‘diálogo’, além de a autora ampliar suas críticas sobre o conceito ‘tempo livre’, ela aprofunda o seu conceito ‘Tempo Stand-By’, em um estudo de caso, no qual a coleta de dados se dá por meio de questionário aplicado a uma pesquisadora sobre seu grupo de pesquisa, cuja temática de investigação é a saúde do professor no trabalho. Os resultados levam a uma teorização sobre metamorfoses da atenção do trabalhador e possíveis prejuízos à sua saúde.

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Biografia do Autor

Isabella Fernanda Ferreira, Universidade Federa de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS.Docente Permanente do programa de Pós-graduação em Educação Social da UFMS/CPAN. Uma das fundadoras da Rede Nacional/Internacional de Pesquisa “NEXOS Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar” dividida pelas cinco regiões do País. Líder do “NEXOS Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar – Centro-Oeste/Norte”. Membro como pesquisadora do Consórcio Internacional de Programas de Teoria Crítica da Universidade da Califórnia, Berkeley. Pós-doutoranda na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires - UBA/Argentina, Doutora e Mestre em Educação pela UNESP/SP. Pedagoga pela UFSCar/SP. 

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Publicado
2024-06-28
Como Citar
Ferreira, I. F. (2024). O tempo livre e o tempo stand-by: um ensaio sobre a saúde mental de professores. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(27), 8-35. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i27.20159