Pedagogias da cultura pop: o professor-fã

Resumo

O artigo tem como tema principal o uso da cultura pop em sala de aula por docentes do ensino superior tecnológico. Neste sentido, o objetivo deste artigo é identificar contribuições teóricas de autores do campo da comunicação e da educação (Orozco-Gómez, 2005; Martín-Barbero, 2008) para discutir cultura pop no contexto educacional contemporâneo, a partir do conceito pedagogias da cultura pop (Maudlin e Sandlin, 2015; Dial-Driver et al., 2014; Janak e Blum, 2013; Smith et al., 2008; Mahiri, 2000). De forma complementar, realizamos estudo de caso de uma faculdade da região metropolitana de São Paulo, observando usos da cultura pop em sala de aula por um grupo de docentes. Por meio de questionário e, posteriormente, grupo focal, foi possível consultar estes professores para entender se e como tais conteúdos são incorporados nas aulas. Como resultados, observamos que numa época de circulação midiática em diversas plataformas, o poder do audiovisual (filmes, séries, vídeos etc.) continua a crescer e, portanto, ainda é relevante o debate a respeito das mídias na educação.

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Biografia do Autor

Fernanda Castilho Santana, UPEP do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Doutora e mestre pela Universidade de Coimbra (Portugal).

Clarice Greco, Universidade Paulista (UNIP)

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Paulista (UNIP). Doutora e mestre pela ECA-USP.

Rosália Prados, UPEP do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Doutora pela FFLCH-USP.

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Publicado
2024-06-28
Como Citar
Castilho Santana, F., Greco, C., & Prados, R. (2024). Pedagogias da cultura pop: o professor-fã. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(27), 36-52. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i27.20211