Corpo, educação e gênero: tematizações possíveis nas aulas de educação física no ensino fundamental
Resumo
Este trabalho relata as investigações sobre o modo como as práticas corporais, em específicos, jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física podem potencialmente favorecer a reprodução de estereótipos de gênero. Analisou-se como as crianças ocupam os espaços durante as aulas, as influências e as repercussões das questões de gênero nos conteúdos de jogos e brincadeiras, como as práticas das aulas de Educação Física constroem e reconstroem questões de gênero e como repercutem na convivência e aprendizado de alunos e alunas do Ensino Fundamental. O estudo de foro qualitativo, de tendência descritiva, foi desenvolvido numa escola municipal, na cidade de Cuiabá – MT. Participaram do estudo estudantes dos 4° ano matutino do Ensino Fundamental, com idade de 9 a 10 anos. Os instrumentos de investigação foram roteiros de observações das aulas de Educação Física, acompanhados de registros fílmicos e imagens no momento de desenvolvimento das Sequências Didáticas; análise de fontes documentais da unidade escolar e entrevistas por meio de roda de conversa. As constatações partem da observação sobre a forma de aprendizagem, de falas estereotipadas sobre gênero na escola; do modo como o estereótipo de gênero se sobrepõe a estratégias para vencer os jogos; de uma reflexão sobre o lugar que as meninas ocupam; do modo como acontece a separação de gênero nas torcidas durante os jogos e brincadeiras. Aspectos que justificam a discussão da Educação Física como meio de aprendizado, inclusão e equidade.
Downloads
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
COSTA, Marina Marcos; COSTA, Juliana Brondani da. O currículo implicado em relações de gênero na educação infantil. XII Colóquio sobre questões curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Anais... Recife: ANPAE, 2017.
GOELLNER, Silvana V. Corpo, gênero e sexualidade: educando para a diversidade. In: OLIVEIRA, Amauri Bássoli de; PERIN, Giana L. (Orgs.). Fundamentos pedagógicos do Programa Segundo Tempo: da reflexão à prática. Maringá: Eduem, 2009. p. 73-88.
GOELLNER, Silvana V. A educação dos corpos, dos gêneros e das sexualidades e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de Formação RBCE, Campinas, SP, v. 1, p. 71-83, 2010.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
MEDEIROS, Cristiano Sant’Anna de. Pensando e discutindo as diferenças no cotidiano escolar. XII Colóquio sobre questões curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Anais... Recife: ANPAE, 2017.
PEREIRA, Paula Pessoa dos Santos de Nader; SILVA, Alan Camargo; LÜDORF, Sílvia Maria Agatti. Corpo e prática pedagógica: diálogos entre dimensões pessoal e profissional no ensino de educação física. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e237152, 2022.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. Vivendo e aprendendo a jogar? implicações epistemológicas e as racionalidades do jogo no campo da formação de professores de educação física. Corpoconsciência, São Paulo, v. 24, p. 157-171, 2020.
SANTOS, Ana Paula da Silva; BRITO, Leandro Teófilo de. Educação em direitos humanos e as questões de gênero na escola. e-Mosaicos (CAp-UERJ), v. 8, n. 18, 2019.
SILVA, João Paulo de Lorena; PARAÍSO, Marlucy Alves. Currículo, gênero e abjeção: crianças queers e a invenção de outros possíveis. XII Colóquio sobre questões curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Anais... Recife: ANPAE, 2017.
SOUSA, Eustáquia Salvadora de; ALTMANN, Helena. Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na Educação Física Escolar. Cadernos Cedes, Campinas, v. 19, n. 48, p. 52-68, 1999.
SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira. Educação Física escolar e a questão de gênero. In: ALBUQUERQUE, Denise Ivana de Paula; DEL-MASSO, Maria Candida Soares (Orgs.). Desafios da Educação Física Escolar: temáticas da formação em serviço no ProEF. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020.
VIEIRA, Ana Letícia. Sobre conversas com pessoas trans a respeito da violência, discriminação e homofobia presentes nas escolas. XII Colóquio sobre questões curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. Anais... Recife: ANPAE, 2017.
Copyright (c) 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.




