Corpo, educação e gênero: tematizações possíveis nas aulas de educação física no ensino fundamental

Resumo

Este trabalho relata as investigações sobre o modo como as práticas corporais, em específicos, jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física podem potencialmente favorecer a reprodução de estereótipos de gênero. Analisou-se como as crianças ocupam os espaços durante as aulas, as influências e as repercussões das questões de gênero nos conteúdos de jogos e brincadeiras, como as práticas das aulas de Educação Física constroem e reconstroem questões de gênero e como repercutem na convivência e aprendizado de alunos e alunas do Ensino Fundamental. O estudo de foro qualitativo, de tendência descritiva, foi desenvolvido numa escola municipal, na cidade de Cuiabá – MT. Participaram do estudo estudantes dos 4° ano matutino do Ensino Fundamental, com idade de 9 a 10 anos. Os instrumentos de investigação foram roteiros de observações das aulas de Educação Física, acompanhados de registros fílmicos e imagens no momento de desenvolvimento das Sequências Didáticas; análise de fontes documentais da unidade escolar e entrevistas por meio de roda de conversa. As constatações partem da observação sobre a forma de aprendizagem, de falas estereotipadas sobre gênero na escola; do modo como o estereótipo de gênero se sobrepõe a estratégias para vencer os jogos; de uma reflexão sobre o lugar que as meninas ocupam; do modo como acontece a separação de gênero nas torcidas durante os jogos e brincadeiras. Aspectos que justificam a discussão da Educação Física como meio de aprendizado, inclusão e equidade.

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Biografia do Autor

Marluci Michele de Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestre em Educação Física pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá.

Marcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora Associada da Faculdade de Educação Física (FEF-UFMT).

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Publicado
2025-01-02
Como Citar
Sousa, M. M. de, & Coffani, M. C. R. da S. (2025). Corpo, educação e gênero: tematizações possíveis nas aulas de educação física no ensino fundamental. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(30), 51-67. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i28.20671