Aprendizagem híbrida no ensino superior: uma abordagem, um modelo e dois Frameworks

Resumo

Nos últimos quatro anos, as Instituições de Ensino Superior ao redor do mundo foram obrigadas a fazer a transição para o ensino online. Agora, estas são impelidas a avaliar e recalcular erros, sucessos e oportunidades com o objetivo de continuar ou adaptar o ensino para a metodologia de Aprendizagem Híbrida, visto que retornar ao que era no passado não parece mais ser um caminho viável. Este artigo, por meio de uma revisão de literatura, é uma primeira abordagem dentro deste conceito e das estruturas que tornam a Aprendizagem Híbrida uma possibilidade e um forte aliado para promover o Ensino e a Aprendizagem significativos no Ensino Superior. Posteriormente, está previsto realizar uma análise bibliográfica sistemática para ir um passo além e identificar os principais desafios e oportunidades que a Aprendizagem Híbrida traz ao Ensino e Aprendizagem no contexto (pós) pandêmico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Becher Araujo Moraes, Malmö Universitet

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, possui experiência no ensino presencial e online no Brasil e na Suécia. Pesquisa sobre Ensino Híbrido, Design Universal para a Aprendizagem e leitura e escrita em tempos de tecnologias digitais

Ricardo Böck, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Possui certificação em TESL - Seneca College - Canadá (2015). Mestrado em PG - Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (2023)

Referências

AHMAD Mmhammad Al-Huneidi, SCHREURS, Jeanne Constructivism Based Blended Learning in Higher Education. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), v. 7, n. 1, p. 4–9, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.3991/ijet.v7i1.1792. Acesso em: 04 jun. 2024.

ALAMMARY, Ali; SHEARD, Judy; CARBONE, Angela. Blended learning in higher education: Three different design approaches. Australasian Journal of Educational Technology, v. 30, n. 4, 2014. Disponível em: https://ajet.org.au/index.php/AJET/article/view/693/1061. Acesso em: 04 jun. 2024.

ARAUJO Eduardo O.; de BARBA, Paula; CORRIN, Linda. Enabling adaptive, personalised and context-aware interaction in a smart learning environment: Piloting the iCollab system. Australasian Journal of Educational Technology, v. 37, n. 2, p. 1–23, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.14742/ajet.6792. Acesso em: 04 jun. 2024.

BATES, Tony, Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem (versão digital). 1 ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19 jul. 2023.

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n° 9.394, de 1996, f. 24. 1996. 48 p.

BRENNER, Carmen et al. (Org.). Educação a distância na UFSM: histórias e perspectivas. 1 ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2021. (e-book). Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/25833. Acesso em: 04 jun. 2024.

CURTIS, Bonk J.; GRAHAM, Charles R. The handbook of blended learning: Global Perspectives, Local Designs. John Wiley & Sons, Inc., 2006.

DEWEY, John. On Education. The University of Chicago Press, Chicago, 1974.

EUROPEAN ASSOCIATION FOR RESEARCH ON LEARNING AND INSTRUCTION. Learning sites: social and technological resources for learning. 1. ed. Oxford: Pergamon, 1999.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1979.

GARRISON, D. Randy; ANDERSON, Terry; ARCHER, Walter. Critical inquiry in a text-based environment: Computer conferencing in higher education model. The Internet and Higher Education, v. 2, n. 2-3, p. 87-105, 2000.

GARRISON, D. Randy; ARBAUGH, J. Ben. Researching the Community of Inquiry Framework: Review, Issues, and Future Directions. Internet and Higher Education, v. 10, n. 3, p. 157–172, 2007.

HASELGROVE, Mark. Learning: a very short introduction. Oxford: Oxford University Press, 2016.

HOFMANN, Jennifer. Blended Learning. Association For Talent Development, 2018.

KICH, Juliane. Blended Learning na Prática: O Caso do Curso Superior de Administração do Centro Universitário Estácio de Santa Catarina. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 61, e0200142020, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8654971. Acesso em 04 jun. 2024.

MAKRI, Katerina; PAPANIKOLAOU, Kyparisia; TSAKIRI, Athanasia ; KARKANIS, Starvos. Blending the Community of Inquiry Framework with Learning by Design: Towards a Synthesis for Blended Learning in Teacher Training. Electronic Journal of E-Learning, v. 12, n. 2, p. 183–194, 2014. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1034393. Acesso em: 04 jun. 2024.

MANUEL, José Eugênio. Integração de um Modelo de Aprendizagem em Blended-Learning no Curso de Informática Educativa, do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2014. Disponível em: https://run.unl.pt/handle/10362/13150. Acesso em: 04 jun. 2024.

McGEE, Elisabeth.; POOJARY, Prena. Exploring Blended Learning Relationships in Higher Education Using a Systems-Based Framework. Turkish Online Journal of Distance Education (TOJDE), v. 21, n. 4, p. 1–13, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17718/tojde.803343. Acesso em: 04 jun. 2024.

MORAN, José Manuel. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E.T. (Org.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto- PROEX/UEPG, 2015.

PATWARDHAN, Vidya; SHEELATHA, Rao; PRABHU, Narayan. Community of Inquiry (CoI) Framework and Course Design as Predictors of Satisfaction in Emergency Remote Teaching: Perspectives of Hospitality Management Students. Journal of E-Learning & Knowledge Society, v. 16, n. 4, p. 94–103, 2020. Disponível em: https://www.je-lks.org/ojs/index.php/Je-LKS_EN/article/view/1135315. Acesso em 04 jun. 2024.

PIMENTA, PEDRO. Processos de Formação Combinados. Porto: Sociedade Portuguesa de Inovação, 2003.

REIS, Suzana. C. dos. Curso English online 3d no Moodle: uma proposta de artefato digital para o ensino de inglês como língua adicional na modalidade híbrida. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 74, n. 3, p. 415-444, set/dez 2021.

RODGERS, Carol. R.; RAIDER-ROTH, Miriam. B. Presence in teaching. Teachers & Teaching, v. 12, n. 3, p. 265–287, 2006.

SALMON, Gilly. E-moderating: The key to teaching and learning online (2nd ed.). London, UK: Routledge Falmer, 2004.

SINGH, Jitndra.; STEELE, Keelly.; SINGH, Lovely. Combining the Best of Online and Face-to-Face Learning: Hybrid and Blended Learning Approach for COVID-19, Post Vaccine, & Post-Pandemic World. Journal of Educational Technology Systems, v. 50, n. 2, p. 140–171, 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/00472395211047865. Acesso em: 04 jun. 2024.

TURNBULL, Darren.; CHUGH, Ritesh.; LUCK, Jo. Transitioning to E-Learning during the COVID-19 pandemic: How have Higher Education Institutions responded to the challenge? Education & Information Technologies, v. 26, n. 5, p. 6401–6419, 2021.

VAUGHAN, Norman. D.; GARRISON, D. Randy. How Blended Learning Can Support a Faculty Development Community of Inquiry. Disponível em: https://qubeshub.org/app/site/collections/4787/Vaughan_and_Garrison_2006.pdf. Acesso em : 04 jun. 2024.

VAUGHAN, Norman. D. A blended community of inquiry approach: Linking student engagement and course redesign. The Internet and Higher Education, v. 13, n. 1, p. 60–65, 2010.

WANG, Yuping; HAN, X.; YANG, Juan. Revisiting the Blended Learning Literature: Using a Complex Adaptive Systems Framework. Educational Technology & Society, v. 18, n. 2, p. 380–393, 2015.

WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning, and identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

YATIGAMMANA, Kaushalya; WIJAYARATHNA, Gamini. Students’ Perceptions of Online Lecture Delivery Modes: Higher Education During Covid-19 Pandemic and Beyond. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 16, n. 21, p. 58–73, 2021. Disponível em; https://online-journals.org/index.php/i-jet/article/view/25305. Acesso em: 04 Jun. 2024.

ZHANG, Wenyu; WEIWEI Chen; WANG, Rui; ZHAO, Honghua. The Presence Design of Online Teaching based on CoI Model. 2020 IEEE 2nd International Conference on Computer Science and Educational Informatization (CSEI), Computer Science and Educational Informatization (CSEI), 2020 IEEE 2nd International Conference. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/9142498. Acesso em: 04 jun. 2024.

Publicado
2024-06-28
Como Citar
Becher Araujo Moraes, S., & Böck, R. (2024). Aprendizagem híbrida no ensino superior: uma abordagem, um modelo e dois Frameworks. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(27), 135-147. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i27.21106