Desafios acerca do Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE): relatos de gestores
Resumo
O trabalho, na área do financiamento educacional, tem como objetivo caracterizar a execução do PNAE a partir da percepção de gestores, tendo como realidade o município de Naviraí/MS. Parte-se da compreensão de que o sistema educacional brasileiro apresenta desafios estruturais e financeiros, que comprometem a equidade e a qualidade do ensino público. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram realizados levantamento bibliográfico, documental e pesquisa de campo com aplicação de questionários junto a gestores da rede estadual e municipal de ensino, a fim de compreender como os recursos do PNAE são distribuídos e aplicados nas escolas locais. Os resultados evidenciam que, embora o programa representa um importante mecanismo de apoio à permanência e ao desempenho escolar, sua execução enfrenta entraves como a insuficiência de recursos, burocracia nos processos e desafios logísticos. Conclui-se que o fortalecimento do PNAE e de outras políticas públicas depende da superação das desigualdades regionais e da ampliação do investimento público em educação, bem como de uma maior articulação entre os entes federativos, visando consolidar um verdadeiro sistema nacional de educação.
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Referências
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