Desafios acerca do Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE): relatos de gestores

Resumo

O trabalho, na área do financiamento educacional, tem como objetivo caracterizar a execução do PNAE a partir da percepção de gestores, tendo como realidade o município de Naviraí/MS. Parte-se da compreensão de que o sistema educacional brasileiro apresenta desafios estruturais e financeiros, que comprometem a equidade e a qualidade do ensino público. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram realizados levantamento bibliográfico, documental e pesquisa de campo com aplicação de questionários junto a gestores da rede estadual e municipal de ensino, a fim de compreender como os recursos do PNAE são distribuídos e aplicados nas escolas locais. Os resultados evidenciam que, embora o programa representa um importante mecanismo de apoio à permanência e ao desempenho escolar, sua execução enfrenta entraves como a insuficiência de recursos, burocracia nos processos e desafios logísticos. Conclui-se que o fortalecimento do PNAE e de outras políticas públicas depende da superação das desigualdades regionais e da ampliação do investimento público em educação, bem como de uma maior articulação entre os entes federativos, visando consolidar um verdadeiro sistema nacional de educação.

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Biografia do Autor

Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação. Professora Associada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no curso de Pedagogia, Campus de Naviraí. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9399-5195. Naviraí, MS, Brasil. E-mail: gracas.reis@ufms.br.

Priscila Oliveira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí (UFMS/CPNV).

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Publicado
2025-12-12
Como Citar
Reis, M. das G. F. de A. dos, & Santos, P. O. dos. (2025). Desafios acerca do Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE): relatos de gestores. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(33), 241-262. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i33.24573
Seção
Artigos de fluxo contínuo