Conselho Municipal de Educação: o papel desempenhado no processo alfabetizador da criança

  • Evally Solaine de Souza Rodrigues Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Maria Alice de Miranda Aranda Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Palavras-chave: Gestão Educacional. Conselho Municipal de Educação. Processo Alfabetizador.

Resumo

Resumo: O objetivo desta pesquisa consiste em identificar como o Conselho Municipal de Educação de Dourados (COMED), em Mato Grosso do Sul, vem deliberando sobre orientações voltadas para o processo alfabetizador da criança, a partir das mudanças decorrentes da política educacional na atualidade. A pesquisa está articulada ao Projeto de Pesquisa em Rede - Chamada Universal - MCTI/CNPq N° 14/2014 intitulado: O Conselho Municipal de Educação do Brasil e a Qualidade Socialmente Referenciada do Ensino Público; envolvendo quatro Universidades Públicas Brasileiras, dentre elas a Universidade Federal da Grande Dourados. Metodologicamente, este estudo de abordagem qualitativa está pautado pelas pesquisas bibliográfica e documental. Constatou-se que o COMED rege por meio de orientações legais tomadas para o processo alfabetizador, condizentes com o que está posto na legislação educacional nacional, por isso a presença de vários projetos e programas, bem como a indicação do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) para as escolas pertencentes à rede municipal de Dourados.

 

Palavras Chaves: Gestão Educacional. Conselho Municipal de Educação. Processo Alfabetizador.

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Biografia do Autor

Evally Solaine de Souza Rodrigues, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Evally Solaine de Souza Rodrigues: Mestranda em Educação, na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. E-mail: evallyrodrigues@gmail.com

Maria Alice de Miranda Aranda, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Maria Alice de Miranda Aranda: Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado - na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. E-mail: mariaaranda@ufgd.edu.br

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Publicado
2017-12-04
Como Citar
Rodrigues, E. S. de S., & Aranda, M. A. de M. (2017). Conselho Municipal de Educação: o papel desempenhado no processo alfabetizador da criança. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 4(8), 60-73. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3596
Seção
Artigos de demanda contínua