Conselho Municipal de Educação: o papel desempenhado no processo alfabetizador da criança

  • Evally Solaine de Souza Rodrigues Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Maria Alice de Miranda Aranda Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Abstract

Resumo: O objetivo desta pesquisa consiste em identificar como o Conselho Municipal de Educação de Dourados (COMED), em Mato Grosso do Sul, vem deliberando sobre orientações voltadas para o processo alfabetizador da criança, a partir das mudanças decorrentes da política educacional na atualidade. A pesquisa está articulada ao Projeto de Pesquisa em Rede - Chamada Universal - MCTI/CNPq N° 14/2014 intitulado: O Conselho Municipal de Educação do Brasil e a Qualidade Socialmente Referenciada do Ensino Público; envolvendo quatro Universidades Públicas Brasileiras, dentre elas a Universidade Federal da Grande Dourados. Metodologicamente, este estudo de abordagem qualitativa está pautado pelas pesquisas bibliográfica e documental. Constatou-se que o COMED rege por meio de orientações legais tomadas para o processo alfabetizador, condizentes com o que está posto na legislação educacional nacional, por isso a presença de vários projetos e programas, bem como a indicação do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) para as escolas pertencentes à rede municipal de Dourados.

 

Palavras Chaves: Gestão Educacional. Conselho Municipal de Educação. Processo Alfabetizador.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Evally Solaine de Souza Rodrigues, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Evally Solaine de Souza Rodrigues: Mestranda em Educação, na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. E-mail: evallyrodrigues@gmail.com

Maria Alice de Miranda Aranda, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Maria Alice de Miranda Aranda: Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado - na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. E-mail: mariaaranda@ufgd.edu.br

References

AGÊNCIA Brasil. Número de conselhos municipais de educação. Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/educacao/numero-de-conselhos-municipais-de-educacao rescemas-ainda-hdesafios,47bcda10ff474410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html >. Acesso em 10 jan. 2017.

AZEVEDO, S. de. Políticas públicas: discutindo modelos e alguns problemas de

implementação. In: SANTOS JUNIOR, Orlando A. dos (et al). Políticas públicas e gestão local: programa interdisciplinar de capacitação de conselheiros municipais. Rio de Janeiro, FASE, 2003.

BARCELOS, F. dos S. A participação dos Conselhos Municipais de Educação

na elaboração dos Planos Municipais de Educação no MS. 135 f. Dissertações (Mestrado em Educação).Orientadora: Maria Alice de Miranda Aranda. Dourados, MS: UFGD, 2017.

BORDIGNON, G. Gestão da Educação no Município: sistema, conselho e plano. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm> . Acesso em 10 fev. 2017.

_______. Lei n.º 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Brasília, 1996. Disponível em: < https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf?sequence=3> Acesso em 04 abr. 2017.

_______. Lei 11.273, de 06 de fevereiro de 2006. Prevê a autoriza a concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a participantes de programas de formação inicial e continuada de professores para a educação básica. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11273.htm> . Acesso em 06 abr. 2017.

BRASIL. Decreto n. 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Brasília, 2007. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm> . Acesso em: 20 fev. 2017.

_______. Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais doEnsino Fundamental: alfabetização e linguagem. – ed. rev. e ampl. incluindo SAEB/ProvaBrasil matriz de referência/ Secretaria de Educação Básica – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. 364 p..

_______. Portaria nº. 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto pela Educação na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Ministério da Educação, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/2016/Portarias/PORTARIA_N_867_DE_4_DE_JULHO_DE_2012.pdf >. Acesso em 10 fev. 2017.

________. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE, e dá outras providências. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2014. Disponível em:<http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf >. Acesso em: 10 jan. 2017.

BRASIL. Avaliação nacional da alfabetização (ANA). Documento Básico. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2013.

CURY, C. R. J. Os conselhos de educação e a gestão dos sistemas. In: FERREIRA. Naura Syria Carapeto. AGUIAR. Márcia Ângela de S. (Orgs). Gestão da Educação: impasses, perspectiva e compromissos. São Paulo. Cortez, 2000.

DOURADOS. Lei 2.154, de 25 de setembro de 1997. Institui o Sistema Municipal de

Ensino do Município de Dourados – MS, e dá outras providências. Dourados, 1997. Disponível em: <http://www.dourados.ms.gov.br/wp-content/uploads/2014/09/Lei-n%C2%BA-2154-Institui-o-Sistema-Oficial-de-Ensino-do-Munic%C3%ADpio-de-Dourados-MS.pdf >. Acesso em: 06 abr. 2017.

________. Deliberação COMED Nº 080, de 16 de junho 2014. Dispõe sobre a Organização e o Funcionamento da Educação Básica, nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, no Sistema Municipal de Ensino de Dourados e dá outras providências. Dourados, 2014. Disponível em: < http://do.dourados.ms.gov.br/wp-content/uploads/2014/10/16-10-2014.pdf> . Acesso em: 10 jan. 2017.

____________. Deliberação COMED Nº 028, de 05 de dezembro de 2006. Dispõe sobre o Funcionamento da Educação Básica, nas etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, no Sistema Municipal de Ensino de Dourados. Dourados, 2006. Disponível em: < http://do.dourados.ms.gov.br/wp-content/uploads/2014/10/diario_1089_2006-12-14.pdf >. Acesso em: 03 de

maio de 2017.

____________. Deliberação COMED Nº 001, de 21 de outubro de 2008. Dispõe sobre

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GODOY, A.S. Pesquisa Qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 35, n.3, p. 20-29, mai./jun. 1995.

LIMA, F. R. Política e gestão do processo alfabetizador na relação PAR/PNAIC em Dourados, MS: qual qualidade?. 153 f. Dissertações (Mestrado em Educação).Orientadora: Maria Alice de Miranda Aranda. Dourados, MS: UFGD, 2016. MARCELINO, Maria de Fátima. Conselho Municipal de Educação & Ensino Escolar: limites, perspectivas e possibilidades. Campinas: Mercado de Letras, 2013.

MORTATTI, M. do R. L. Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre as políticas públicas e seus sujeitos privados. Revista Brasileira de Educação. v. 15 n. 44 maio/ago. 2010.

NUNES, E. C. R.; POTT, F. P. Bloco inicial de alfabetização e provinha Brasil: da política nacional à política municipal. Revista InterAtividade, Andradina, SP, v.3, n.1, 1º sem. 2015.

SOARES, M. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n° 25, Jan./Fev./Mar./Abr.-2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf >. Acesso em: 03 mai. 2017.

Published
2017-12-04
How to Cite
Rodrigues, E. S. de S., & Aranda, M. A. de M. (2017). Conselho Municipal de Educação: o papel desempenhado no processo alfabetizador da criança. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 4(8), 60-73. Retrieved from https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3596
Section
Artigos de fluxo contínuo