A performance da Folha de São Paulo na cobertura das manifestações de 15 de março e 12 de abril de 2015

  • Ana Maria da Conceição Veloso Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Fabíola Mendonça de Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Laís Cristine Ferreira Cardoso Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Palavras-chave: Política. Impeachment. Dilma Rousseff. Folha de S. Paulo. Manifestações.

Resumo

Este artigo visa analisar a cobertura realizada pela Folha de S. Paulo sobre as manifestações de rua ocorridas no Brasil nos dias 15 de março e 12 de abril de 2015. Lideradas pelo Movimento Brasil Livre e Vem Pra Rua, tais atividades tiveram como principais bandeiras o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Utilizamos como aporte teórico a Economia Política da Comunicação e as Indústrias Culturais, sob a ótica de autores como Mosco (2010), Wasco (2006), Rebouças (2005) e Moraes (2008). O artigo faz um estudo de caso descritivo e interpretativo, por meio da análise quantitativa e qualitativa dos espaços que apresentam a linha editorial do jornal: capas, editoriais e colunas políticas. A partir da análise de conteúdo, é possível afirmar que a Folha de S. Paulo contribuiu para estimular as manifestações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria da Conceição Veloso, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Doutora em comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) daUniversidade Federal de Pernambuco (UFPE), professora do Departamento de Comunicação daUFPE e pesquisadora do Observatório de Mídia: Gênero, Democracia e Direitos Humanos daUFPE. E-mail: anavelosoufpe@gmail.com.
Fabíola Mendonça de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal dePernambuco (UFPE) e assessora de comunicação do Sindicato dos Servidores Públicos Federais(Sindsep)
Laís Cristine Ferreira Cardoso, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) daUniversidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Referências

ADORNO, T. W. & HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. 1. ed. Brasil: Zahar, [1947(1985)].

ALVES, Cleide. Jornais apoiam impeachment de Dilma? Disponível em <https://medium.com/@Cileidealves/jornais-apoiam-o-impeachment-de-dilma-500dbaee50e6> Acesso em 29 ago. 2017.

ARAÚJO, W. A imprensa como partido político. 2010. Disponível em <http://observatoriodaimprensa.com.br/armazem-literario/a-imprensa-como-partido-politico> Acesso em 18 jul 2016

AZEVEDO, R. Trabalhadores sem partido, uni-vos!. 2015a. Disponível em < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/215350-trabalhadores-sem-partido-uni-vos.shtml > Acesso em 17 jul 2015.

AZEVEDO, R. O domingo e a agonia do PT. 2015b. Disponível em < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/211691-o-domingo-e-a-agonia-do-pt.shtml > Acesso em 20 out 2015

BAUER, Martin. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In.: BAUER, Martin; GASKELL, George (ed). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2ed. Ptrópolis: Vozes, 2003, p. 189-217

BOLAÑO, César. Indústria cultural: Informação e capitalismo. São Paulo: Editora Polis, 2000.

BOURDIEU, P. Sobre Televisão. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

_____. A Distinção – Crítica Social do Julgamento. Porto Alegre: Zouk, 2013.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 8ed. São Paulo: Cortez, 2006.

DANTAS, Marcos. A lógica do capital informação: a fragmentação dos monopólios e a monopolização dos fragmentos num mundo de comunicações globais. Rio de janeiro: Contraponto, 2002.

DIAP. Radiografia do Novo Congresso – Legislatura 2015-2016. Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Brasília, 2014. Disponível em < http://www.diap.org.br/index.php/publicacoes/viewcategory/41 > Acesso em 19 nov 2016.

FADUL, A; REBOUÇAS, E. Por uma perspectiva metodológica para os estudos dos sistemas e grupos de mídia: o caso do Nordeste brasileiro como referência. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Rio de Janeiro. Anais... São Paulo: Intercom. CD-ROM, 2005.

GASPARI, H. O novo mito dos movimentos. 2015. Disponível em < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/216010-o-novo-mito-dos-movimentos.shtml > Acesso em 06 jun 2016.

MAGALHÃES, V. O risco da renúncia de fato. 09 abr 2015. Disponível em < http://www1.folha.uol.com.br/colunas/veramagalhaes/2015/04/1614141-o-risco-da-renuncia-de-fato.shtml >

MELO, R. Cadeia da ilegalidade. 13 abr 2015. Disponível em < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/215797-cadeia-da-ilegalidade.shtml > Acesso em 06 jun 2016.

MIÈGE, B. La Pensée communicationnelle. Grenoble: Presses universitaires de Grenoble, 1996.

MIÈGE, B. O Pensamento comunicacional. Petrópolis: Vozes, 2000.

MOSCO, V. The Political Economy of Communication. (2ª ed.). London: Sage Publications, 2010.

MORAES, D. Hegemonia cultural, comunicação e poder: notas sobre a contribuição gramsciana. In Brittos, V. (Org). Economia política da comunicação: Estratégias e desafios no capitalismo global (pp. 17-28). São Leopoldo, Rio Grande do Sul: Editora Unisinos, 2008.

MURDOCK, G. Transformações continentais: capitalismo, comunicação e mudança na Europa. In: SOUSA, H. (Org.). Economia política da comunicação e dos media. Porto: Porto Editora, 2006, p. 13 -28.

NEVES, A. Cem dias. 13 abr 2015. Disponível em < http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/215771-100-dias.shtml > Acesso em 06 jun 2016.

SACCHITIELLO, Bárbara. Circulação dos cinco grandes jornais cresce. Meio & Mensagem. Disponível em <http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2015/05/26/circulacao-dos-cinco-grandes-jornais.html > Acesso em 27 jul 2015, às 22h.

SOUZA, J. Ralé Brasileira – quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

STAKE. R. E. Case studies. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (ed.) Handbook of qualitative research. London: Sage, 2000. p. 435-454.

UNESCO. Cultural industries: a challenge for the future of culture. Paris: UNESCO, 1982.

WASKO, J. Estudando a Economia Política dos Media e da Informação. In: Souza, H. (Org). Comunicação, Economia e Poder. (pp. 29-53). Portugal: Porto Editora, 2006.

YIN, Robert. Estudo de caso - planejamento e métodos. São Paulo: Bookman, 2001.

ed.

Zallo, R. Economía de la comunicación y la cultura. Madrid: Ediciones Akal, 1988.

Publicado
2017-12-04
Como Citar
Veloso, A. M. da C., Vasconcelos, F. M. de, & Cardoso, L. C. F. (2017). A performance da Folha de São Paulo na cobertura das manifestações de 15 de março e 12 de abril de 2015. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 4(8), 27-45. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/4181
Seção
Artigos de demanda contínua