Para além do mundo dos especialistas: reflexões sobre o fazer educacional a partir do paradigma da complexidade

  • Fábio César Junges Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil
  • Leandro José Kotz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil
  • Cassiana Everling Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil

Resumo

O presente artigo problematiza, inicialmente, o pensar simplificador, tendo a hiperespecialização como um dos seus elementos constitutivos. Em contrapartida, enquanto alternativa sempre aberta e em constante elaboração, é apresentado o paradigma da complexidade, tendo como principais referências o pensamento de Edgar Morin em diálogo com Hannah Arendt, apontando para a possibilidade e a necessidade de um fazer educacional voltado ao pensar o mundo comum em sua complexidade. Trata-se, por isso mesmo, de uma pesquisa de cunho bibliográfico. Em um mundo cada vez mais regido pela técnica e pela tecnologia, com uma educação voltada à aquisição de competências, tendo a hiperespecialização, como forma de produção de conhecimentos e de transmissão dos mesmos, cada vez mais se impõe, como desafio, pensar o mundo comum milenarmente constituído.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio César Junges, Universidade de Cruz Alta, Cruz Alta, RS, Brasil

Pós-Doutorado em Educa­ção nas Ciências pela UNIJUÍ. Doutorado em Teologia pela Faculdades EST. Mestrado em Teologia pela Faculdades EST. Especialização em Metodologia Pastoral pela URI. Graduação em Teologia pela URI. Graduação em Filosofia pela UNIJUÍ. Atualmente é Pós-Doutorando em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela UNICRUZ, com bolsa Capes, sob orientação do professor Dr. Antonio Escandiel de Souza. Integrante do grupo de Estudos Linguísticos.

Leandro José Kotz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil
Doutorando em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), com bolsa CAPES. Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Possui graduação em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE). Possui Graduação em Teologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Pós-graduado em Leituras da Bíblia e Mundo Contemporâneo pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Contato: leandrokotz@hotmail.com
Cassiana Everling, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil
Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Graduação em Pedagogia pelo IESA. Contato: cassi1902@yahoo.com.br

Referências

ARENDT, Hannah. Compreender: formação, exílio e totalitarismo (ensaios). Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2008.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2014.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

DESCARTES, René. Discurso do método: meditações. Trad. Roberto Leal Ferreira. 2. ed. São Paulo: Martin Claret, 2012.

DIÁLOGO NACIONAL. O pai da bioética. Disponível em: http://www.dialogonacional.com.br/docs/20-06-2016-artigo.pdf. Acesso em: 18 de jul. de 2018.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga-Neto. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a forma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 16. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Elaine Lisboa. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 3. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2001.

ROUANET, Sérgio Paulo. As razões do iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

SAVATER, Fernando. O valor de educar. Trad. Monica Stahel. 2. ed. São Paulo: Planeta, 2012.

Publicado
2019-12-27
Como Citar
Junges, F. C., Kotz, L. J., & Everling, C. (2019). Para além do mundo dos especialistas: reflexões sobre o fazer educacional a partir do paradigma da complexidade. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(13), 48-61. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8167
Seção
Artigos de demanda contínua