A disciplina educação física no ensino médio segundo as reformas educacionais: as produções disponíveis na BDTD e na SciELO (2007-2017)

  • Juslei Teixeira Teles Universidade Federal da Grande Dourados
  • Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: Disciplina escolar, educação física, mapeamento da produção, reformas educacionais.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar como a disciplina Educação Física (EF) no Ensino Médio (EM) foi afetada nas últimas décadas pelas reformas educacionais ocorridas no país, até a Medida Provisória nº 746/2016, regulamentada na Lei nº 13.415/2017. Tratou-se de pesquisa bibliográfica utilizando duas plataformas online: a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e a Scientific Electronic Library Online (SciELO). Como metodologia de buscas foram usados três descritores (D), sendo: D1 “Reforma Educacional and Educação Física" (D1), “Reforma do Ensino Médio and Educação Física" (D2) e “Disciplina de Educação Física no Ensino Médio” (D3). As produções selecionadas para análise evidenciam a preocupação dos pesquisadores com a disciplina e sua “desvalorização” no currículo do EM, as dificuldades de implantação das reformas, especialmente em decorrência da última reforma educacional.

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Biografia do Autor

Juslei Teixeira Teles, Universidade Federal da Grande Dourados
Graduada e licenciada em Educação Física pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UFGD).
Rosemeire de Lourdes Monteiro Ziliani, Universidade Federal da Grande Dourados
Mestre (2005) e Doutora (2009) em Educação pela UFMS. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da UFGD. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Memória e Sociedade (GEPHEMES).

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Publicado
2019-10-30
Como Citar
Teles, J. T., & Ziliani, R. de L. M. (2019). A disciplina educação física no ensino médio segundo as reformas educacionais: as produções disponíveis na BDTD e na SciELO (2007-2017). Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(12), 223-244. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9127