O locus feminino no Brasil a partir da análise das constituições: limites, avanços e recuos

  • Jaqueline Teodoro Comin UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
Palavras-chave: Mulheres, direitos, constituições, feminismo

Resumo

Este trabalho aborda a condição feminina nas constituições brasileiras. O objetivo é compreender como as mulheres estão postas no cenário nacional ao longo da história do país por meio da análise das constituições de 1824, 1891, 1934, 1967, 1969 e 1988, bem como os avanços, permanências e recuos até a atualidade. Compreender esta instituição jurídica que regula a vida dos indivíduos, estabelecendo direitos e deveres, traduzindo costumes e condutas, nos levará a compreender como as mulheres foram visualizadas, expressas, reguladas pela sociedade por meio do direito e das relações sociais. Para tanto, tem como processo metodológico uma pesquisa qualitativa, com base em referenciais bibliográficos acerca do tema. Compreendemos, com esta análise, a relação entre o social e o constitucional, como o “papel das mulheres” foi construído historicamente, legitimado institucionalmente e culturalmente de acordo com os períodos históricos, o momento político, econômico e como isto influenciou a posição das mulheres na sociedade brasileira nos moldes atuais, analisando os avanços, limites e recuos por meio de exemplos como o feminismo e o feminicídio. Dessa forma, poderemos questionar o sentido da lei, das instituições e da ordem dominante, compreendendo sua estrutura e o lócus das mulheres neste contexto.

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Biografia do Autor

Jaqueline Teodoro Comin, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
Licenciada em ciencias sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em sociologia pela Universidade Federal da Grande Dourados. Tem como foco principal de pesquisa: sociologia,mulheres, genero, política, poder e educacao.

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Publicado
2019-10-30
Como Citar
Comin, J. T. (2019). O locus feminino no Brasil a partir da análise das constituições: limites, avanços e recuos. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(12), 293-310. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9179