Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE): contributo dos eixos de formação específica na performance dos cursos de administração entre IES públicas e privadas em Minas Gerais

  • Handerson Leonidas Sales Universidade Federal de Minas Gerais
  • Samira Xavier Machado Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Carlos Renato Theóphilo Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar, dentre as IES com os melhores resultados no Enade de 2015, quais eixos de formação específica mais contribuíram para o desempenho do exame dos Cursos de Administração e se existe diferença significativa nos resultados obtidos entre as IES Privadas e Públicas de Minas Gerais.  Para isso, foram utilizados recursos de estatística descritiva, tais como análise de dispersão, medidas de posicionamento, histograma e gráfico blox plot sobre as Notas dos Concluintes (NCc) obtidas por cada curso. Foi também realizado o Teste t  Student para averiguar a hipótese de haver diferenças significativas entre as médias das NCc de IES Públicas e Privadas dos Cursos de Administração de melhor desempenho no Enade em Minas Gerais. Os resultados estatísticos encontrados demonstram a existência de uma elevada dispersão nas NCc dos Cursos de Administração no Brasil e em Minas Gerais. Revelaram também que 36,5% dos cursos de Administração atingiram resultados insatisfatórios, conceito ≤ 2 no Enade de 2015 e apenas 4,9% obtiveram conceito 5. Esses Cursos com elevado conceito se destacaram nos seguintes eixos de formação específica: financeira e orçamentária; materiais, produção e logística; planejamento estratégico e sistema de informações. Por fim, o estudo demonstra existir uma diferença estatisticamente significativa entre as notas das IES Públicas e Privadas de melhores desempenho no ENADE (conceito ≥ 4) no Estado de Minas Gerais.

 

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Biografia do Autor

Handerson Leonidas Sales, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutorando em Desenvolvimento Social - Unimontes, Prof. Adjunto da UFMG.
Samira Xavier Machado, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
Mestranda em Desenvolvimento Social - Unimontes.
Carlos Renato Theóphilo, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA / USP E Professor-pesquisador da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

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Publicado
2020-11-24
Como Citar
Sales, H. L., Machado, S. X., & Theóphilo, C. R. (2020). Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE): contributo dos eixos de formação específica na performance dos cursos de administração entre IES públicas e privadas em Minas Gerais. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(15), 200-218. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9317
Seção
Artigos de demanda contínua