“Athenas da Zona da Mata”: história e sujeitos no Conservatório de Música Lia Salgado

  • Anderson Ferrari UFJF
  • Ereny Ferreira Sales Conservatório Estadual de Música Lia Salgado

Resumo

“Athenas da Zona da Mata” revela o passado de glória no campo das artes para a cidade de Leopoldina. Como a história do Conservatório de Música Lia Salgado está construindo um passado que se renova na ideia de uma cidade próspera e que diz da constituição dos sujeitos? Esta é a questão foco deste artigo que busca entender como a relação Cidade-Conservatório se constrói e se sustenta bem ao estilo arqueológico de Foucault, ou seja, uma escavação no sentido de descortinar as práticas e os discursos que foram nos atravessando e constituindo o que somos como sujeitos e o que chamamos “realidade”. Como metodologia foi utilizada o grupo focal com alunos em curso e alunos egressos do Conservatório, a partir de um roteiro de entrevistas abertas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: Lembranças dos velhos. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

FAVACHO, André Márcio Picanço. Rir das solenidades da origem: ou o inesperado da pesquisa em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.2, p. 555-569, maio/ago. 2010.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

______. História da Sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

______. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hurbert L.; RABINOW, Paul. Michel Foucault - Uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-249.

______. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

______. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 2004.

______. A arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

GONÇALVES, Lilia Neves. “Educar pela música: um estudo sobre a criação e as concepções pedagógico-musicais dos conservatórios estaduais mineiros da década de 50”. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1993.

JENKINS, Keith. A História repensada. São Paulo: Contexto, 2011.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. T. T. da Silva, G. L. Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2007.

KURY, Adriano da Gama. Mini-dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Editora FTD, 2001.

NOGUEIRA, Natania A. S. Ginásio Leopoldinense: mito político e formação de elite na Zona da Mata. Monografia de Conclusão do curso de Especialização em História do Brasil, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, 1997.

NOGUEIRA, Natania A. S., & SILVA, Lucilene Nunes. Uma viagem no tempo: povoamento, café e atualidades. Leopoldina: SME, 2008.

PILETTI, Cláudio. Filosofia da Educação. São Paulo: Editora Ática S.A, 1990.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação. 2. ed. 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Publicado
2020-11-24
Como Citar
Ferrari, A., & Ferreira Sales, E. (2020). “Athenas da Zona da Mata”: história e sujeitos no Conservatório de Música Lia Salgado. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(15), 291-305. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9859
Seção
Artigos de demanda contínua