Esporte, saúde e prática pedagógica em Educação Física

Abstract

O presente estudo advém de dissertação de mestrado e tem como objetivo compreender como ocorre a relação entre esporte e saúde na prática pedagógica de profissionais de Educação Física no contexto de não formação de atletas. Ou seja, nos espaços e locais onde a competição e consequente profissionalização não constituam seu objetivo final. Assim, vivenciadas para além da dimensão do esporte de rendimento. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, tendo participado do estudo nove profissionais de Educação Física lotados numa secretaria de esportes de um município localizado na região metropolitana da Baixada Santista – SP. A entrevista semiestruturada foi o instrumento de coleta de dados e versou sobre duas questões: a) a importância do esporte para a vida das pessoas na sua relação com a saúde, e; b) as possibilidades de trabalho com o tema saúde na prática pedagógica em Educação Física. A análise de dados se deu por categorias não-apriorísticas e como resultado, revelou, que, os profissionais de Educação Física compreenderam o esporte como: a) fomentador da saúde; b) estratégia de socialização; e c) sinônimo de saúde; No que tange ao trabalho em saúde na prática pedagógica em Educação Física, constatou-se, que, este ocorre por meio de orientações aos munícipes. Assim, concluiu-se, existir uma visão simplista do binômio esporte-saúde na prática pedagógica em Educação Física.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

John Koumantareas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Câmpus Baixada Santista. Educador em Atividades Infantojuvenis – Serviço Social do Comércio (SESC SP). E-mail: koumantareas.john@gmail.com.

Rogério Cruz de Oliveira, UNIFESP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, campus BAIXADA SANTISTA.

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do curso de Educação Física e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Câmpus Baixada Santista. E-mail: rogerio.cruz@unifesp.br.  

References

ALMEIDA, Ueberson Ribeiro; OLIVEIRA, Victor José Machado de; BRACHT, Valter. Educação Física Escolar e o Trato Didático-Pedagógico com a Saúde: desafios e perspectivas. In: WACHS, Felipe; ALMEIDA, Ueberson Ribeiro; BRANDÃO, Fabiana Fernandes de Freitas. (Orgs.). Educação Física e Saúde Coletiva: cenários, experiências e artefatos culturais. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2016, v. 1, p.86-112.

BERGAMO, Luiz Guilherme; SILVA, Cinthia Lopes da. Os significados do Projeto Esporte Cidadão de Indaiatuba-SP para seus frequentadores. Licere. Belo Horizonte, v. 23, n. 4, p. 119-155, 2020.

BRACHT, Valter. Educação Física e Aprendizagem Social. 2ª. Ed. Porto Alegre: Magister, 2005a.

BRACHT, Valter. Sociologia Crítica do Esporte: uma introdução. 3ª. Ed. Ijuí: Unijuí, 2005b.

BRACHT, Valter. Educação Física & Saúde Coletiva: reflexões pedagógicas. In: FRAGA, Alex Branco; CARVALHO, Yara Maria de; GOMES, Ivan Marcelo (Orgs.). As Práticas Corporais no Campo da Saúde. São Paulo: Hucitec, 2013. p. 178-196.

BRASIL. Conferência Nacional de Saúde, VIII, 1986 Brasília. Relatório Final. Brasília: Ministério da Saúde, 1986. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/8_conferencia_nacional_saude_relatorio_final.pdf. Acesso em: 15 jul. 2017.

BRASIL. MINISTÉRIO DO ESPORTE. Diagnóstico Nacional de Esporte, I, 2015. Brasília: 2015. Disponível em: http://www.esporte.gov.br/diesporte/. Acesso em: 13 jul. 2017.

BRASIL. MINISTÉRIO DO ESPORTE. Diagnóstico Nacional de Esporte, II, 2016. Brasília: Ministério do Esporte, 2016. Disponível em: http://www.esporte.gov.br/diesporte/. Acesso em: 18 nov. 2018.

CAMPOS, Claudinei José Gomes. Método de Análise de Conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 57, n. 5, p. 611-614, 2004.

CARVALHO, Yara Maria. Atividade física e Saúde: onde está e quem é o “sujeito” da relação? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 22, n. 2, p. 9-21, 2001.

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. 19ª. Ed. 5ª. reimp. Campinas: Papirus, 2015.

COSTA, Filipe Ferreira da; GARCIA, Leandro Martim Totaro; NAHAS, Markus Vinícius. A Educação Física no Brasil em Transição: perspectivas para a promoção da atividade física. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas, v. 17, n. 1, p. 14-21, 2012.

CZERESNIA, Dina. O Conceito de Saúde e a Diferença entre Prevenção e Promoção. In: CZERESNIA, Dina; FREITAS, Carlos Machado de (Orgs.). Promoção da Saúde: conceitos, reflexões tendências. Rio de Janeiro: Editora da Fiocruz, 2003, p.39-53.

DAOLIO, Jocimar. Educação Física e o Conceito de Cultura. Campinas: Autores Associados, 2004.

DAOLIO, Jocimar. Futebol, Cultura e Sociedade. Campinas: Autores Associados, 2005.

DAOLIO, Jocimar. Da Cultura do Corpo. 12ª. Ed. Campinas: Papirus, 2007.

DAOLIO, Jocimar; VELOZO, Emerson. Luís. A técnica esportiva como construção cultural: implicações para a pedagogia do esporte. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 9-16, 2008.

DEVIDE, Fabiano Pires. Educação Física, Qualidade de Vida e Saúde: campos de intersecção e reflexões sobre a intervenção. Movimento. Porto Alegre, v.8, n.2, p.77-84, 2002.

FERREIRA, Marcos Santos; CASTIEL, Luís David; CARDOSO, Maria Helena Cabral de Almeida. Atividade Física na Perspectiva da Nova Promoção da Saúde: contradições de um programa institucional. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v.16, supl.1, p.865-872, 2011.

GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues; SEOANE, Antonio Montero. Pedagogia do Esporte e Obesidade: perspectivas para um estilo de vida saudável com base na adequada iniciação esportiva na infância. Pensar a Prática. Goiânia, v. 15, n. 2, p. 484-499, 2012.

GOMES, Mariana Simões Pimentel; MORATO, Márcio Pereira; DUARTE, Edison; ALMEIDA; José Júlio Gavião de. Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais. Movimento. Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 2017-227, 2010.

KUNZ, Elenor. Transformação Didático-Pedagógica do Esporte. 8ª. Ed. Ijuí: Unijuí, 2016.

KUNZ, Elenor. Ministério da Saúde Adverte: viver é prejudicial à saúde. In: BAGRICHEVSKY, M; ESTEVÃO, Adriana; PALMA, Alexandre (Orgs.). A saúde em debate na Educação Física volume 3. Ilhéus: Editus, 2007. p. 173-186.

KNUTH, Alan Goularte; LOCH, Mathias Roberto. “Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa?” Um ensaio sobre educação física e saúde na escola. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. Pelotas, v. 19, n. 4, p. 429-440, 2014.

LOVISOLO, Hugo. Em defesa do modelo JUBESA (juventude, beleza e saúde). In: BAGRICHEVSKY, Marcos; PALMA, Alexandre; ESTEVÃO, Adriana (Orgs.). A Saúde em debate na Educação Física. Vol. 2. Blumenau: Nova Letra, 2006, p. 157-175.

LOTTI, Alessandro Demel; OLIVEIRA, Rogério Cruz de. Proposta pedagógica para o ensino da natação a partir do modelo pendular. Pensar a Prática. Goiânia, v. 19, n. 3, p. 665-676, 2016.

MARINHO, Vitor. O Esporte Pode Tudo. São Paulo: Cortez, 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª. Ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

OLIVEIRA, Victor José Machado de; MARTINS, Izabella Rodrigues; BRACHT, Valter. Projetos e Práticas para Educação para Saúde na Educação Física Escolar: Possibilidades! Revista de Educação Física da UEM. Maringá, v. 26, n. 2, p. 243-255, 2015.

PALMA, Alexandre. Tensões e possibilidades nas interações entre Educação Física, saúde e sociedade. In: WACHS, Felipe; LARA, Larissa; ATHAYDE, Pedro. (Orgs.). Ciências do Esporte, Educação Física e Produção do Conhecimento em 40 anos do CBCE. v. 11, Natal: Editora da UFRN, 2020. p.15-27.

PAES, Roberto Rodrigues; BALBINO, Hermes Ferreira. A pedagogia do esporte e os jogos coletivos. In: DE ROSE JÚNIOR, Dante. (Org.). Esporte e Atividade Física na Infância e Adolescência: uma abordagem multidisciplinar. 2ª. Ed. 1ª. reimp. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 73-83.

PICH, Santiago. Saberes do/sobre o corpo: governamentalidade, biopolítica e o cuidado de si. In: CARVALHO, Yara Maria de; FRAGA, Alex Branco; GOMES, Ivan Marcelo (Orgs.) As práticas corporais no campo da saúde – volume 3. São Paulo: Hucitec Editora, 2016. p.154-171.

SANTOS, Márcio de Souza; FOURAUX, Carolina Gonçalves da Silva; OLIVEIRA, Valéria Marques de. Narrativa de um atleta de bocha paralímpica: ouvindo os que não falam. Mental. Barbacena, v. 11, n. 20, p. 176-205, jun. 2017.

SCAGLIA, Alcides José; REVERDITO, Riller Silva. Pedagogia do Esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009.

SILVA, Douglas Verônico Alves da. Proposta pedagógica para o ensino do futebol em sua relação com a saúde. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em ciências). Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde, Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista, Santos, 2020.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 18ª. reimp. São Paulo: Atlas, 2009.

TUBINO, Manoel José Gomes. O Que é Esporte? 3ª. Ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

TUBINO, Manoel José Gomes. Estudos Brasileiros Sobre o Esporte: ênfase no esporte educação. Maringá: Eduem, 2010.

Published
2021-12-15
How to Cite
Koumantareas, J., & Cruz de Oliveira, R. (2021). Esporte, saúde e prática pedagógica em Educação Física. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(18), 253-270. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i18.12326