A contribuição da educação física adaptada para pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla: a percepção dos gestores de APAES

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da educação física adaptada para a socialização de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a partir da percepção de gestores de 12 APAEs que integram a região do Médio Alto Uruguai/RS. Se caracteriza como pesquisa aplicada, de caráter observacional descritivo, com análise e discussão sob o paradigma qualitativo. O principal instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada realizada com os gestores de forma Online. Os resultados indicaram que todos os gestores fizeram alusão às relevantes contribuições da educação física adaptada para a socialização da pessoa com deficiência. Indicaram, ainda, que a educação física adaptada tem sido um importante aliado na aprendizagem das pessoas com deficiência. Para os gestores, a educação física, quando adaptada, pode atender às necessidades das pessoas com deficiência e contribuir para a sua socialização.

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Author Biographies

Rejane Bonadimann Minuzzi , Universidade Feevale

Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale.

Jacinta Sidegum Renner, Universidade Feevale

Doutora em Engenharia de Produção (UFRGS). Professora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.

Marcos Antonio de Oliveira, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale.

Rodrigo José Madaloz , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Santo Ângelo

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo.

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Published
2022-10-31
How to Cite
Minuzzi , R. B., Renner, J. S., Oliveira, M. A. de, & Madaloz , R. J. (2022). A contribuição da educação física adaptada para pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla: a percepção dos gestores de APAES. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(22), 182-202. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i23.15454
Section
Artigos de fluxo contínuo