O “Canal do Negão” (YouTube) em práticas educacionais

Abstract

Este artigo explicita como compor práticas educacionais para o ensino superior incorporando conteúdo veiculado no “Canal Alessandro Santana Oficial” (“Canal do Negão”), ao identificar os temas postos em circulação; explicitar os vídeos mais acessados; identificar o potencial dos temas para subsidiar o desenvolvimento de práticas educativas e, por fim, ao avaliar a contribuição dessa prática para a educação para as mídias. Para tanto, há descrição e classificação dos vídeos e análise temática de três deles, com foco na ludicidade para a infância, e valores vinculados à família e à memória e, por fim, a retomada dos passos necessários para elaborar tais práticas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aléxia Roche de Oliveira Paula, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.

Maria Alzira de Almeida Pimenta, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, docente do Porgrama de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba.

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba - Uniso

Doutora em Comunicação e Semiótica e Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba.

References

AMARO, Fausto. Uma proposta de classificação para os vlogs. Comunicologia, Brasília, v. 5, n. 1, p. 79 -108, 2012.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. A análise do filme. Lisboa: Texto & Grafia, 2013.

BRAGA, Jose Luiz; CALAZANS, Regina. Comunicação e Educação: questões delicadas na interface. São Paulo: Hacker, 2001.


CACCIACARRO, Mariana Filippini; MACEDO, Rosa Maria Stefanini de. A família contemporânea e seus valores: um olhar para a compreensão parental. Psicol. rev., Belo Horizonte, v.24, n.2, pp. 381-401, 2018.

CONNERTON, Paul. Como as sociedades recordam. Oeiras: Celta, 1999.

GARDNER, Howard. As artes e o desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.


MORIN, Edgard. Introdução ao pensamento complexo. 5 Ed. São Paulo: Editora Cortez, 2015.

NISTA-PICCOLO, Vilma L.; MOREIRA, Wagner W. Corpo em Movimento na Educação Infantil. São Paulo, Cortez, 2012.
Published
2023-12-05
How to Cite
Roche de Oliveira Paula, A., de Almeida Pimenta, M. A., & Drigo, M. O. (2023). O “Canal do Negão” (YouTube) em práticas educacionais . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(25), 158-182. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i25.18581
Section
Continuous publication articles