Explorando o universo da comunicação híbrida: os memes sob a perspectiva dos tutores da educação a distância
Abstract
O meme é uma expressão cultural típica da cibercultura, sua criação se dá de forma colaborativa e seu crescimento é espontâneo. Por ser uma expressão híbrida, a liguagem memética é uma forma de comunicação criada através de cenas cotidianas que visam potencializar a comunicação, assim como estreitar laços a partir da linguagem cômica do humor. Diante desse cenário, esta pesquisa partiu da seguinte problemática: quais as percepções dos tutores sobre o uso dos memes na educação a distância? Objetivou-se, dessa forma, com esse estudo, analisar o impacto dos memes na educação a distância sob a perspectiva dos tutores. Para isso, foi utilizada uma pesquisa de campo, do tipo exploratória com abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2023. Os sujeitos-participantes foram os tutores do polo EaD de uma Instituição de Ensino Superior Particular de Fortaleza. Com isso, percebeu-se, ao final da pesquisa, que apesar do meme pertencer ao repertório linguístico de muitos sujeitos nos tempos atuais, ainda não foi totalmente incorporado como recurso pedagógico pelos informantes deste estudo.
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