Memórias da pandemia de Covid-19 sobre infância e tecnologias digitais em imagens

Abstract

O presente artigo trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo refletir sobre formação docente e o uso das tecnologias na educação infantil no contexto pandêmico, no biênio 2020-2021. Dente os resultados encontrados nesta pesquisa, algo que nos suscitou questionamentos diz respeito a como os profissionais da educação da primeira infância se sentiram ao observarem imagens de crianças pequenas e bebês manipulando aparelhos tecnológicos digitais. Por meio dos dados construídos em rodas de conversas com imagens, nosso objetivo é analisar as narrativas destes profissionais sobre esses textos imagéticos. A partir desta análise, percebemos que embora as tecnologias digitais estejam cada vez mais presentes nas rotinas das crianças, estes profissionais entendem que o uso deliberado de tecnologias por crianças é prejudicial em diversos aspectos, mas que há a possibilidade do uso pedagógico e consciente destes artefatos pelas crianças desde que haja mediação adequada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carla Antunes Pereira, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Universidade Estácio de Sá (PPGE-UNESA). Professora de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais da Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (SME-RJ). Tutora EAD do curso de Pedagogia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), pelo Consórcio CEDERJ

Adriana Maria de Assumpção , Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE-UNESA). Coordenadora do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Tecnologias (GECULT)

References

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Tradução de Dora Flasksman. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC- Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, 1981.

ASSUMPÇÃO, Adriana Maria. Rodas de conversa e cultura visual: a formação de professores em destaque. In.: Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 19, n. 57, p. 45-61, 2022. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/10418/47968233. Acesso em: 27 out. 2022.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução Júlio Castañon Guimarães. - [Edição Especial]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.

CÂMARA, Hortência Veloso; et.al. Principais prejuízos biopsicossociais no uso abusivo da tecnologia na infância: percepções dos pais. Id on Line Rev.Mult.Psic., Julho/2020, vol.14, n.51. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2588. Acesso em: 22 mar. 2024.

CASTAÑEDA, Linda; SELWYN, Neil. Algo mais do que ferramentas? Dando sentido à atual digitalização do ensino Superior. In: CASTAÑEDA, Linda; SELWYN, Neil (eds.). Reiniciando la universidad: buscando un modelo de universidad en tiempos digitales. Barcelona: Editorial UOC, 2019.

DUSEK, Val. O que é tecnologia? Definindo ou caracterizando a tecnologia. In: DUSEK, Val. Filosofia da Tecnologia: uma introdução. tradução por Edições Loyola. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia [recurso eletrônico]: novos diálogos sobre educação. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. Disponével em: https://www.academia.edu/38319337/Paulo_Freire_Educar_com_a_m%C3%ADdia_Novos_di%C3%A1logos_sobre_educa%C3%A7%C3%A3o_pdf. Acesso em: 24 jan. 2023.

GOUVÊA, Guaracira. Imagem e Formação de Professores. In.: TEIAS: Rio de Janeiro, ano 7, nº 13-14, jan/dez 2006. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/viewFile/24625/17604. Acesso em: 12 fev 2022.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 1. ed.; 6. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2022a. (Coleção Educação: Experiência e Sentido).

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas / Jorge Larrosa. 6. ed. rev. amp.: 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2022b.

NÓVOA, Antônio. Escolas e professores proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.

NUNES, Maria Fernanda Rezende; CORSINO, Patrícia; DIDONET, Vital. Educação infantil no Brasil: primeira etapa da educação básica. Brasília: UNESCO, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, Fundação Orsa, 2011.

PEREIRA, Aline dos Santos; QUEIROZ, Ravyla Graziela Lemos de; ARAÚJO, Sandy Alves Flor de. Ensino remoto emergencial na Educação Infantil: dificuldades e possibilidades. In.: Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/. Acesso em: 08 out 2021.

PINTO, Manuel. A infância como construção social. In.: PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto (Coords). As crianças: contextos e identidades. Braga: Centro de Estudos da Criança/ Universidade do Minho, 1997. 293 páginas. ISBN: 9729732310.

SANTOS, Caroline C.; BARROS, Jane F. Efeitos do uso das novas tecnologias da informação e comunicação para o desenvolvimento emocional infantil: uma compreensão psicanalítica. Psicologia Pt, 2018. Disponível em https://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0435.pdf. Acesso em: 22 mar. 2024.

SANTOS, Luciane Mulazane dos; BUENO, Carolina Soares; SIPLE, Ivanete Zuchi. Tecnologias de Informação e Comunicação na/para sala de aula: formação de professores e alfabetização matemática. In: ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; FERREIRA, Giselle Martins dos Santos. Educação e tecnologia: parcerias volume 4 [livro eletrônico]. Rio de Janeiro: Editora Universidade Estácio de Sá, 2015, p. 21-54. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2015/11/e-book-educac3a7c3a3o-e-tecnologia-parcerias-vol4-2015-versc3a3o-final.pdf . Acesso em: 15 jan 2021.

SELWYN, Neil. Um panorama dos estudos críticos em educação e tecnologias digitais. In: ROCH, Cláudia Hilsdorf; KADRI, Michele Salles El; WINDLE, Joel Austin (Orgs.). Diálogos sobre tecnologia educacional: Educação linguística, mobilidade e práticas translíngues. São Paulo: Pontes Editores, 2017.

SKLIAR, Carlos. Elogio à conversa (em forma de convite à leitura). In.: RIBEIRO, Thiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches. Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu Editora, 2018.

TARDIF, Maurice. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática e saberes no magistério. In.: CANDAU, Vera Maria (org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

VIEIRA, Lívia Maria Fraga; FALCIANO, Bruno Tovar. Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores. In.: Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 788-805, set./dez. 2020. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1224. Acesso em: 08 out. 2021.

Published
2024-06-28
How to Cite
Antunes Pereira, C., & de Assumpção , A. M. (2024). Memórias da pandemia de Covid-19 sobre infância e tecnologias digitais em imagens. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(27), 369-390. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i27.20149