Memórias da pandemia de Covid-19 sobre infância e tecnologias digitais em imagens
Abstract
O presente artigo trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo refletir sobre formação docente e o uso das tecnologias na educação infantil no contexto pandêmico, no biênio 2020-2021. Dente os resultados encontrados nesta pesquisa, algo que nos suscitou questionamentos diz respeito a como os profissionais da educação da primeira infância se sentiram ao observarem imagens de crianças pequenas e bebês manipulando aparelhos tecnológicos digitais. Por meio dos dados construídos em rodas de conversas com imagens, nosso objetivo é analisar as narrativas destes profissionais sobre esses textos imagéticos. A partir desta análise, percebemos que embora as tecnologias digitais estejam cada vez mais presentes nas rotinas das crianças, estes profissionais entendem que o uso deliberado de tecnologias por crianças é prejudicial em diversos aspectos, mas que há a possibilidade do uso pedagógico e consciente destes artefatos pelas crianças desde que haja mediação adequada.
Downloads
References
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Tradução de Dora Flasksman. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC- Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, 1981.
ASSUMPÇÃO, Adriana Maria. Rodas de conversa e cultura visual: a formação de professores em destaque. In.: Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 19, n. 57, p. 45-61, 2022. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/10418/47968233. Acesso em: 27 out. 2022.
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução Júlio Castañon Guimarães. - [Edição Especial]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.
CÂMARA, Hortência Veloso; et.al. Principais prejuízos biopsicossociais no uso abusivo da tecnologia na infância: percepções dos pais. Id on Line Rev.Mult.Psic., Julho/2020, vol.14, n.51. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2588. Acesso em: 22 mar. 2024.
CASTAÑEDA, Linda; SELWYN, Neil. Algo mais do que ferramentas? Dando sentido à atual digitalização do ensino Superior. In: CASTAÑEDA, Linda; SELWYN, Neil (eds.). Reiniciando la universidad: buscando un modelo de universidad en tiempos digitales. Barcelona: Editorial UOC, 2019.
DUSEK, Val. O que é tecnologia? Definindo ou caracterizando a tecnologia. In: DUSEK, Val. Filosofia da Tecnologia: uma introdução. tradução por Edições Loyola. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)
FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia [recurso eletrônico]: novos diálogos sobre educação. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. Disponével em: https://www.academia.edu/38319337/Paulo_Freire_Educar_com_a_m%C3%ADdia_Novos_di%C3%A1logos_sobre_educa%C3%A7%C3%A3o_pdf. Acesso em: 24 jan. 2023.
GOUVÊA, Guaracira. Imagem e Formação de Professores. In.: TEIAS: Rio de Janeiro, ano 7, nº 13-14, jan/dez 2006. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/viewFile/24625/17604. Acesso em: 12 fev 2022.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 1. ed.; 6. reimp. - Belo Horizonte: Autêntica, 2022a. (Coleção Educação: Experiência e Sentido).
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas / Jorge Larrosa. 6. ed. rev. amp.: 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2022b.
NÓVOA, Antônio. Escolas e professores proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.
NUNES, Maria Fernanda Rezende; CORSINO, Patrícia; DIDONET, Vital. Educação infantil no Brasil: primeira etapa da educação básica. Brasília: UNESCO, Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, Fundação Orsa, 2011.
PEREIRA, Aline dos Santos; QUEIROZ, Ravyla Graziela Lemos de; ARAÚJO, Sandy Alves Flor de. Ensino remoto emergencial na Educação Infantil: dificuldades e possibilidades. In.: Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/. Acesso em: 08 out 2021.
PINTO, Manuel. A infância como construção social. In.: PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto (Coords). As crianças: contextos e identidades. Braga: Centro de Estudos da Criança/ Universidade do Minho, 1997. 293 páginas. ISBN: 9729732310.
SANTOS, Caroline C.; BARROS, Jane F. Efeitos do uso das novas tecnologias da informação e comunicação para o desenvolvimento emocional infantil: uma compreensão psicanalítica. Psicologia Pt, 2018. Disponível em https://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0435.pdf. Acesso em: 22 mar. 2024.
SANTOS, Luciane Mulazane dos; BUENO, Carolina Soares; SIPLE, Ivanete Zuchi. Tecnologias de Informação e Comunicação na/para sala de aula: formação de professores e alfabetização matemática. In: ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; FERREIRA, Giselle Martins dos Santos. Educação e tecnologia: parcerias volume 4 [livro eletrônico]. Rio de Janeiro: Editora Universidade Estácio de Sá, 2015, p. 21-54. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2015/11/e-book-educac3a7c3a3o-e-tecnologia-parcerias-vol4-2015-versc3a3o-final.pdf . Acesso em: 15 jan 2021.
SELWYN, Neil. Um panorama dos estudos críticos em educação e tecnologias digitais. In: ROCH, Cláudia Hilsdorf; KADRI, Michele Salles El; WINDLE, Joel Austin (Orgs.). Diálogos sobre tecnologia educacional: Educação linguística, mobilidade e práticas translíngues. São Paulo: Pontes Editores, 2017.
SKLIAR, Carlos. Elogio à conversa (em forma de convite à leitura). In.: RIBEIRO, Thiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches. Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu Editora, 2018.
TARDIF, Maurice. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática e saberes no magistério. In.: CANDAU, Vera Maria (org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
VIEIRA, Lívia Maria Fraga; FALCIANO, Bruno Tovar. Docência na educação infantil durante a pandemia: percepções de professoras e professores. In.: Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 14, n. 30, p. 788-805, set./dez. 2020. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1224. Acesso em: 08 out. 2021.
Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.