Linguagem oral nas proposições de ensino para crianças de 0 a 3 anos: um estudo a partir do PNLD 2022
Abstract
Neste artigo apresentamos uma pesquisa que teve como objetivo investigar as proposições de ensino elencadas em uma das obras didáticas aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2022 – Educação Infantil para o desenvolvimento da linguagem oral em crianças de 0 a 3 anos, a fim de constatar as possíveis implicações desse recurso didático na prática docente. Para isso, realizamos uma pesquisa documental, tendo como suporte de análise os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, pois com base neles identificamos que a linguagem oral é uma das funções psicológicas superiores (FPS) que regula o comportamento humano e sua formação não é natural, mas decorrente das interações humanas. E a Educação Infantil é um espaço de ensino que deve proporcionar de forma intencional e sistematizada o desenvolvimento dessa função psicológica. Como resultados, constatamos que a obra analisada apresenta trinta e oito proposições de ensino, mas apenas uma orienta o trabalho para o desenvolvimento da linguagem oral. Com isso, inferimos que o desenvolvimento da linguagem oral é dado como espontâneo na obra, bem como esse processo psíquico é secundarizado desde a sua proposição no edital. Esperamos com essa pesquisa contribuir para que os professores reflitam sobre os materiais didáticos distribuídos na rede pública de ensino e sobre as finalidades político-pedagógicas atreladas a esses recursos destinados à prática docente.
Downloads
References
ARCE, Alessandra; SILVA, Janaina Cassiano. É possível ensinar no Berçário? O ensino como eixo articulador do trabalho com bebês (6 meses a 1 ano de idade. In: ARCE, Alessandra; MARTINS, Lígia Márcia (Orgs). Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Campinas, SP: Editora Alínea, 2012. p. 163-185
BARBOSA, Maria Carmen Silveira; VIEIRA, Daniele Marques; KAUTZMANN, Larissa Kovalski. Buriti Mirim: Creche. Manual do Professor. São Paulo: Moderna, 2020.
BISSOLI, Michelle de Freitas. O desenvolvimento da linguagem oral da criança: contribuições da Teoria Histórico-Cultural para a prática pedagógica na creche. Perspectiva. Florianópolis, v. 32, n. 3, p. 829-854, dez. 2014.
BORGES, Juliana Diniz Gutierres; GARCIA, Maria Manuela Alves. O livro didático para professoras de Educação Infantil: um artefato pedagógico da subjetivação docente. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina-PI, n. 43, p. 193–221, 2019. DOI: 10.26694/les.v0i43.9641.
BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi Alves; SILVA, Alexsandro. O ensino da leitura e escrita e o livro didático na Educação Infantil. Educação (PUCRS. Impresso). v. 40, p. 440-449, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Edital De Convocação Nº 02/2020. – Edital de convocação para o Processo de inscrição e avaliação de obras didáticas, literárias e pedagógicas para o programa nacional do livro e do material didático - PNLD 2022.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Guia Digital PNLD de Obras Didáticas e Pedagógicas: Educação Infantil. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (2018). PNLD 2020.
CARBONIERI, Juliana; MAGALHÃES, Cassiana. Livro didático: contradições para o desenvolvimento da imaginação na idade pré-escolar. SciELO Preprints, 2022. DOI: 10.1590/SciELOPreprints.3957.
ELKONIN, Daniil D. Borissowitsch. Sobre o problema da periodização do desenvolvimento psíquico na infância. In: LONGAREZI, A. M; PUENTES, R. V. (Orgs.). Antologia: Livro I, 2017.
GIL, Antônio A. Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas,2002.
GOBBATO, Carolina; BOITO, Crisliane; BARBOSA, Maria Carmen Silveira Silveira. As brincadeiras e as interações nos livros didáticos para educação infantil. Acta Scientiarum. Education, Maringá-PR, v. 40, n. 2, p. 1-12, 2018.
LAZARETTI, Lucinéia Maria; MAGALHÃES, Giselle Modé. A primeira infância vai à escola: em defesa do ensino desenvolvente para todas as crianças. Obutchénie. Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia-MG, v. 3, n. 3, p. 1–21, 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/51702. Acesso em: 6 nov. 2022.
LAZARETTI, Lucinéia Maria; LACANALLO-ARRAIS, Luciana Figueiredo. O que cabe no currículo da educação infantil? um convite à reflexão. Educação em Análise, Londrina-PR, v. 3, n. 2, p. 27–46, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n2p27.
LAZARETTI, Lucineia Maria; MELLO, Maria Aparecida. Entre ações e emoções: o primeiro ano de vida do bebê e a singularidade da prática educativa. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 3, 2018.
LURIA, Alexander Romanovich. Curso de Psicologia Geral. 2 ed., Vol. I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1991.
LURIA, Alexander Romanovich. Curso de Psicologia Geral. 2 ed., Vol. II. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1979.
LURIA, Alexander Romanovich. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
LURIA. Alexander Romanovich. Fundamentos de Neuropsicologia. Tradução de Juarez Aranha Ricardo. - Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1981.
MARTINS, Lígia Márcia. Contribuições da psicologia histórico-cultural para a pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, v. 13, n. 52, p. 286-300, 2013.
MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 16, p. 283-283, 2012.
MUKHINA, Valeria. Psicologia da idade pré-escolar. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
MUNAKATA, Kazumi. O livro didático: alguns temas de pesquisa. Revista Brasileira de História de Educação, v. 12, n. 3, p. 179-197, 2012.
PAULA, Lara Pinheiro; ARAUJO, Ludmilla Carneiro. Uma análise sobre a utilização de livro didático na Educação Infantil. Revista Científica UniFagoc – Multidisciplinar. v. 5 n. 1, 2020.
PETROVSKI, Arthur Vladimirovich. Psicología General: Manual didáctico para los Institutos de Pedagogía. 3. ed. Moscú: Editorial Progreso, 1985.
PRESTES, Zoia. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Autores Associados, 2012.
SACCOMANI, Maria Cláudia da Silva. A importância da educação pré-escolar para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara), 2018.
SANTOS, Edilson de Araujo dos; LUCAS, Maria Angélica Olivo Francisco; MORAES, Silvia Pereira Gonzaga de. LINGUAGEM E CONCEITOS MATEMÁTICOS: O QUE REVELAM OS GUIAS DO PNLD PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL? Linguagens, Educação e Sociedade (Online). n. 46, p. 96-116, 2020.
SCHERER, Cleudet de Assis. Educação musical: contribuições para o desenvolvimento do pensamento infantil. Nuances: estudos sobre Educação, v. 24, n. 1, p. 163-182, 2013.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
VIGOTSKII, Lev Semionovitch. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, Lev Semionovitch; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.
Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.