Educação ambiental na primeira infância: análise de pesquisas desenvolvidas no Brasil e em países da América Latina
Abstract
O artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que está sendo desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O principal objetivo do trabalho foi analisar as concepções dos professores de educação infantil sobre o tema educação ambiental, no currículo e nas práticas da área. Para isso, alguns objetivos específicos foram traçados e, neste recorte, versaremos sobre o primeiro deles, que consistiu em identificar como as pesquisas em relação a educação infantil e a educação ambiental estão sendo desenvolvidas no Brasil e em países da América Latina nos últimos quinze anos. A relevância deste estudo está em compreender como as pesquisas se ocupam da discussão de dois campos tão indispensáveis ao desenvolvimento humano, visando dar às crianças pequenas, a possibilidade de tornarem-se cidadãos conscientes de seus papéis sociais e ambientais, podendo assim rebelarem-se frente aos delitos socioambientais de que são submetidos todos os dias. No percurso metodológico, lançamos mão da pesquisa qualitativa e analisamos trabalhos encontrados em três bases de dados. As análises dos estudos evidenciaram elementos como: conhecimento limitado sobre as especificidades da infância, criança, educação infantil e educação ambiental, por parte dos docentes; ausência do protagonismo infantil no planejamento e nas práticas pedagógicas; preocupação exacerbada com a linguagem escrita em detrimento de outras formas de manifestação infantil; direitos infantis negligenciados, em especial, o direito a uma educação ambiental de qualidade.
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