Literatura, brincadeiras e direitos infantis: diálogos possíveis na contação de histórias

Abstract

Contar e ouvir histórias possibilita a preservação e continuidade da memória cultural e afetiva do ser humano, além de ampliar o repertório linguístico e o compartilhamento de crenças, valores, conhecimentos e tradições acumulados por gerações e de assegurar os direitos das crianças à uma infância lúdica e potente. Assim, o texto em questão apresenta algumas ações realizadas no Projeto Histórias, Brincadeiras e Narrativas Infantis, as quais objetivaram compreender a literatura, a brincadeira e as narrativas infantis como elementos constituintes da cultura e essenciais para a educação infantil; desenvolver a linguagem por meio da contação de histórias e de brincadeiras, ampliando as possibilidades de socialização e construção do conhecimento e refletir sobre o acesso das crianças ao lúdico e às múltiplas linguagens como direitos assegurados à infância, especialmente à infância da América Latina e como elementos essenciais para o seu desenvolvimento integral. As ações aconteceram na Brinquedoteca aberta da UFMS, na Cidade Universitária de Campo Grande/MS, no período de agosto a dezembro de 2023, com crianças de dois a sete anos. Além de colaborar com o processo formativo das acadêmicas em questão, tais propostas contribuíram com o desenvolvimento das crianças de forma lúdica, ampliando as possibilidades de socialização e construção do conhecimento, investigando e ponderando acerca das contribuições da literatura e do brincar para a formação da criança e como um direito essencial para seu pleno desenvolvimento.

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Author Biographies

Luciene Cléa da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professora Adjunta da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Stéfane Barbosa de Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora na rede municipal de ensino de Campo Grande/MS.

Viviane Roseti Schimitt, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora na rede particular de ensino de Campo Grande/MS.

Gabriela de Souza Dantas, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora na rede municipal de ensino de Campo Grande/MS.

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Published
2024-10-30
How to Cite
Silva, L. C. da, Lima, S. B. de, Schimitt, V. R., & Dantas, G. de S. (2024). Literatura, brincadeiras e direitos infantis: diálogos possíveis na contação de histórias . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(28), 365-379. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i28.21179