Literatura, brincadeiras e direitos infantis: diálogos possíveis na contação de histórias
Resumo
Contar e ouvir histórias possibilita a preservação e continuidade da memória cultural e afetiva do ser humano, além de ampliar o repertório linguístico e o compartilhamento de crenças, valores, conhecimentos e tradições acumulados por gerações e de assegurar os direitos das crianças à uma infância lúdica e potente. Assim, o texto em questão apresenta algumas ações realizadas no Projeto Histórias, Brincadeiras e Narrativas Infantis, as quais objetivaram compreender a literatura, a brincadeira e as narrativas infantis como elementos constituintes da cultura e essenciais para a educação infantil; desenvolver a linguagem por meio da contação de histórias e de brincadeiras, ampliando as possibilidades de socialização e construção do conhecimento e refletir sobre o acesso das crianças ao lúdico e às múltiplas linguagens como direitos assegurados à infância, especialmente à infância da América Latina e como elementos essenciais para o seu desenvolvimento integral. As ações aconteceram na Brinquedoteca aberta da UFMS, na Cidade Universitária de Campo Grande/MS, no período de agosto a dezembro de 2023, com crianças de dois a sete anos. Além de colaborar com o processo formativo das acadêmicas em questão, tais propostas contribuíram com o desenvolvimento das crianças de forma lúdica, ampliando as possibilidades de socialização e construção do conhecimento, investigando e ponderando acerca das contribuições da literatura e do brincar para a formação da criança e como um direito essencial para seu pleno desenvolvimento.
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