Ranhuras foucaultianas: notas sobre a noção de discurso para a investigação de políticas educacionais
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir inquietações teóricas mobilizadas por contribuições do pensamento de Michel Foucault entendidas como potentes em investigações/pesquisas acerca das políticas (públicas) educacionais. Nesses termos, debruça-se sobre parte da vasta obra do autor, sobretudo a Ordem do Discurso, e de autores que discutem diferentes temáticas a partir de seus trabalhos. É defendido que essa obra, assim como demais trabalhos de Foucault, pode proporcionar operadores analíticos/teóricos para investigarmos disputas em torno da produção de políticas educacionais. Isso se deve principalmente ao fato de como Foucault e outros autores, apoiados nele, concebem o discurso. É argumentado que a densidade e a complexidade das questões alusivas às práticas discursivas, assim como a abordagem delas a partir de reflexões que ultrapassam o campo meramente linguístico do discurso potencializam as análises das relações (sociais/políticas/de poder) constitutivas e constituídas das/nas/pelas políticas educacionais em múltiplos contextos.
Downloads
Referências
CHARTIER, Roger. A quimera da origem. Foucault, o Iluminismo e a Revolução Francesa. In.: À Beira da Falésia: a história entre certezas e inquietude. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: EdUFRGS, 2002, p. 123-150.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a Análise do Discurso em Educação. Cadernos de Pesquisa. nº 114, p. 197 – 223, nov. 2001. https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000300009.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 19ª ed. Tradução: Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 2009.
FOUCAULT, Michel. História da Loucura. 8ª ed. Trad. José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 2008a.
FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas – Primeira Conferência. In.: FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: NAU/PUC-RJ, 2008b, p. 7-27.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 21 ed. Tradução Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2005.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a Genealogia, a História (1971). In.: FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos II. Trad. Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense, 2000a, p. 260 – 281.
FOUCAULT, Michel. Retornar à História (1972). In.: FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos II. Trad. Elisa Monteiro. Rio de Janeiro: Forense, 2000b, p. 282 – 295.
RAGO, Margareth. Foucault, História & Anarquismo. Rio de Janeiro: Achiamé, 2004.
SOMMER, Luís Henrique. A Ordem do Discurso escolar. Rev. Bras. de Educação. V. 12, nº 34, p. 57 – 67, jan./abr. 2007. https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100005.
VEYNE, Paul. Foucault revoluciona a história. In.: Como se escreve a história. 4ª ed. Trad. Alda Baltar e Maria Auxiliadora Kneipp. Brasília: EdUnB, 1998, p. 237-285.
Copyright (c) 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.




