Aesthetic reading in teaching practices and understanding children's drawings
Resumen
O artigo tem como objetivo refletir sobre a leitura do desenho infantil nas práticas docentes de professores/as atuantes nas/com as infâncias, compreendendo-o como mapa sensível de comunicação. A leitura do desenho infantil é fundamental para que se possa captar pistas e efeitos, que por vezes na linguagem oral da criança não são evidenciados. A pesquisa de cunho bibliográfico rastreou estudos e investigações que apontam modos de ler o desenho infantil, reiterando sua relevância no campo das práticas docentes. Os resultados, a partir de estudos e análise de livros e periódicos, mostram que o desenho infantil foi amplamente pesquisado em décadas passadas, em especial no campo da Psicologia. No entanto, os resultados apresentados apontam que atualmente a leitura estética do desenho infantil tem sido pouco explorada e de modo reduzido. Este fato é preocupante, pois o mundo visual e seus símbolos são meios de comunicação e interação humana. Conclui-se que a dimensão estética do desenho encontra consonância entre a criança e o/a docente, possibilitando vínculos afetivos, potencializados pelos processos de aprendizagem. Deste modo, é imprescindível a inserção da leitura estética nas práticas docentes como dispositivo para o diálogo entre professor/a e criança, bem como sua contribuição nos processos cognitivos e sensíveis.
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