Educação formativa e inclusiva: convivendo com as diferenças, reduzindo as exclusões

Abstract

Existem pessoas que consideram as diferenças como realidades da vida diante das características inerentes que resultam em preferências, aversões e reflexões em prol de uma sociedade mais inclusiva e menos seletiva. Há outras, que se sentem invisíveis,  aguardam valorização de cultura, raça, credo, etnia, cor da pele, nível social, idade e patologias, características estas que foram herdadas durante seus trajetos. Também existe quem não reconheça as diversidades, não as toleram, menosprezam e depreciam intencionalmente. Foi assim, observando durante alguns anos nos âmbitos acadêmico, profissional e filantrópico, que este artigo foi sendo idealizado e agora documentado. Para isto, foram selecionadas palavras-chave, através de buscas exploratórias, descritivas e explicativas em  repositórios de bancos de dados acadêmicos, com variedade de autorias e considerável credibilidade científica.  Os resultados evidenciaram inúmeros estudos sobre o assunto,  solicitando maior visibilidade e intervenções  práticas gerando critérios que resultem em maior humanização. Desta forma, percebendo as áreas da educação e  docência como sendo as portas formativas de ingresso às áreas do conhecimento, chaves libertadoras que são, têm potencial para ressaltar a importância da inclusão  e das diversidades no caminho da  equidade e amenizando as exclusões, principalmente intencionais. Objetiva-se no futuro, enriquecer o estudo com pesquisas de campo; definindo coletas de dados, técnicas e análises; observando e estudando ocorrências;  contextualizando situações-problema, contribuindo com metodologias ativas adequadas, soluções efetivas e resultados mais consistentes.

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Author Biography

Rosemary Zillig Chile, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Cursando:
Pós-Graduação Lato Sensu em:

Tecnologias para a Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), fev./24, 360h;
Tutoria em Educação a Distância, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), fev./24, 360h;
Docência com Ênfase na Educação Inclusiva e Especial, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), mai./24, 360h;
Gestão Escolar para Profissionais da Educação, Instituto Federal do Espírito Santo-IFES, ago./480h.

Formações acadêmicas: Especialização Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, IFES/2021, 460h; Pós-Aperfeiçoamentos em O Ensino de

Atualmente: Profissional Liberal prestação de serviços profissionais eventuais às empresas conforme respectivas áreas de habilitações/competências/vivências.


Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/3391284010085602

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Published
2025-06-25
How to Cite
Zillig Chile, R., & Andrade de Souza, S. (2025). Educação formativa e inclusiva: convivendo com as diferenças, reduzindo as exclusões. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(31), 82-104. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i31.22760