Vou-me embora pra Pasárgada: percepções ecocrítico-poéticas a um ensino inter e transdisciplinar de Ciências

Resumo

A Ecopoética é um ramo da Ecocrítica que tem por escopo a investigação das relações entre a poesia e o meio ambiente (físico, simbólico e sociocultural). Nessa ótica, este artigo busca analisar o poema Vou-me embora pra Pasárgada, de Manuel Bandeira, a partir das perspectivas ecocrítico-poéticas, tendo em vista a sinalização de possíveis interfaces epistemológicas, o que pode favorecer um ensino inter e transdisciplinar de ciências. Desse modo, a presente pesquisa adota o método da Análise do Discurso de Linha Francesa (Pêcheux, 2006; Orlandi, 2012), com o propósito de evidenciar o objetivo proposto. Como principais resultados, verifica-se que o eu-lírico e o escritor estabelecem relações autobiográficas, cujas histórias permeiam diversas áreas (Geografia, Filosofia, Fenomenologia, Psicanálise e História), suscitando, assim, um amplo conhecimento sobre o ser humano. Por conseguinte, este estudo ecocrítico-poético traz profícuas contribuições a um ensino inter e transdisciplinar de ciências.

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Biografia do Autor

Elisângela Campos Damasceno, Instituto Federal do Piauí (IFPI)

Doutora em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com pós-doutorado em Ensino pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professora do Instituto Federal do Piauí (IFPI) Campus Paulistana. Líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Cultura e Educação (GELCE).

Geraldo Jorge Barbosa de Moura, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade de Buenos Aires (UBA) na Argentina, com Pós-Doutorado em Comportamento pela  Universidade do Porto em Portugal. Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Campus de Recife. Membro da Sociedade Psicanalítica do Recife (SPRPE/FABRAPSI/IPA).

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Publicado
2025-09-17
Como Citar
Damasceno, E. C., & Moura, G. J. B. de. (2025). Vou-me embora pra Pasárgada: percepções ecocrítico-poéticas a um ensino inter e transdisciplinar de Ciências. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(32), 145-158. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.22888
Seção
Artigos de fluxo contínuo