Memórias da docência no MST: trajetória de uma professora do município de Itaquiraí/MS

  • Giseli Tavares de Souza Rodrigues Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Adriana Horta de Faria Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Magda Sarat Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Abstract

Este trabalho, discuti a trajetória profissional de uma professora que atuou em um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST no município de Itaquiraí Mato Grosso do Sul. O trabalho objetivou identificar e analisar a profissão docente no interior do estado de Mato Grosso do Sul, em uma figuração especifica, por meio da história e memórias de uma professora que iniciou e exerceu toda a carreira docente com a infância. Trabalhamos com a abordagem metodológica da História Oral Temática, com apoio de entrevista. Os dados discutidos foram analisados à luz do aporte teórico de Norbert Elias, a partir dos conceitos de figuração e interdependência, contando também com outros autores. A trajetória da professora estudada permitiu compreender o processo de constituição da profissão docente, do ser professora, da prática com crianças e do papel que ela teve na educação da infância no interior do estado.ç

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Giseli Tavares de Souza Rodrigues, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS e mestre em educação pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Atuação na educação básica e ensino superior. Tem experiência na Educação Infantil e desenvolve pesquisa na área da História da Educação com o viés para a história da infância, criança e sua educação.
Adriana Horta de Faria, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
Doutoranda em Educação na Universidade Federal da Grande Dourados. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados, na linha de História da Educação, Memória e Sociedade. Especializada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí-PR. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizad.or
Magda Sarat, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999-2004 respectivamente). Pós-doutorado pela Universidade de Buenos Aires/UBA (2014). Pós-doutorado em andamento na Universidade Federal de Mato Grosso UFMT no Programa PNPD-CAPES. Professora associada da Universidade Federal da Grande Dourados. Docência na graduação e na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação). Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa "Educação e Processo Civilizador" do diretório do CNPq (website do grupo: http://ufgdgrupoeducacaoeprocessocivilizador.com). Como pesquisadora, trabalha prioritariamente com o referencial teórico proposto por Norbert Elias e com a História Oral, abordando temas como infância, história da educação, educação infantil, memória, formação docente e gênero, sempre articulados com a educação da criança e a formação docente. Tem experiência com a gestão, sendo coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação por 06 anos, desde sua implantação em 2008.Desenvolve ainda atividades de extensão, participando de atividades de formação docente para a rede pública de ensino; sou parecerista de periódicos nacionais e internacionais; integro comitês científicos como avaliadora de projetos para agências de pesquisa e fomento como CNPq e CAPES. Atuo como membro de Associações Científicas da área, na SBHE/Sociedade Brasileira de História da Educação e SBHO/Sociedade Brasileira de História Oral, destaque para a ANPED/Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, (especialmente no GT 07 Educação da Crianças de 0 a 6 anos onde atua como parecerista ad hoc do GT07). 

References

ALBERTI, V. Histórias dentro da História. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2008.

ABERTI, V. Manual de Historia Oral. 3ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 2013.

ARCE, A. Friedrich Froebel: o pedagogo dos jardins de infância. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

BRASIL. Mato Grosso do Sul. Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (SEMADE). Perfil Estatístico de Mato Grosso do Sul. Ano base, 2015. Campo Grande: SEMADE, 2016, 109 p. Disponível em: <http://www.seinfra.ms.gov.br/wp-content/ uploads/sites/6/2017/06/Perfil_Estat%C3%ADstico_MS_2016.pdf/>. Acesso em: 7 out. 2018.

BEN-PERETS, M. VI II Episódios do passado evocados por professores aposentados. In: NÓVOA, A (Org.). Vidas de professores. 2° Ed. Portugal: Porto Editora, 2000.

BOSI, E. Tempo de lembrar. In. (Org.). BOSI, E. Memória e sociedade: Lembranças de velhos. Companhia das Letras, 3 ed. São Paulo, 1994.

ELIAS, N. O processo civilizador: formação do Estado e civilização. V. 2. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

ELIAS, N. A sociedade dos indivíduos. Organização de Michael Schoter, tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

ELIAS, N. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70, 2005.

ELIAS, N. Conceitos sociológicos fundamentais. In: NEIBURG, F.; WAIZBORT, L. (Org.). Escritos e ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p. 21-33.

FARIA, H. A. Trajetórias de professores homens que atuaram com crianças no interior de Mato Grosso do Sul (1962-2007). Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação FAED - Universidade Federal da Grande Dourados − UFGD. Dourados/MS, 2018.

FERREIRA, M. M. História, tempo presente e história oral. Topoi (Rio J.), Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. 314-332, dez. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-101X2002000200314&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 out. 2019.

IWAMOTO, V; SARAT, M. Danças Japonesas: a história e a trajetória de uma professora imigrante. Dossiê. História Oral, v.19, n. 2, p.8. jul/dez. 2016.

KRAMER, S. Educação Infantil e Formação, a titulação de conclusão: Formação de professores, a necessária democratização da educação infantil. In: KRAMER. S (org.). Profissionais de Educação Infantil: Gestão e Formação. São Paulo: Editora Ática, 2005.

MEIHY, B. S. C. J. Definindo História Oral e memória. Comunicação apresentada no 1º Encontro Nacional de História Oral. São Paulo, 19 de abril de 1993. Cadernos CERU – no 5 serie 2, 1994.

MONTIEL, L. W. T. Da assistência à Educação Infantil: A transição do atendimento à infância no município de Naviraí, MS (1995-2005). Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal da Grande Dourados − UFGD, Dourados/MS, 2019.

NÓVOA, A. Formação de Professores e Profissão Docente. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf/>. Acesso em: 20 de dez. de 2017.

NÓVOA, A. I Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A (org.). Vidas de professores. 2° Ed. Portugal: Porto Editora, 2000.

RODRIGUES, S. T. G. História do Clube de Mães e as origens do atendimento à criança pequena em Naviraí – (MS) (1970-1990). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Dourados/MS, 2019.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: História Oral. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

PORTELLI, A. Tentando aprender um pouquinho. Algumas reflexões sobre a ética na História Oral. 1997. Revista Projeto História. Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/11215/8223/>. Acesso em: 06 de jun. de 2018.

Published
2019-10-30
How to Cite
TAVARES DE SOUZA RODRIGUES, G.; HORTA DE FARIA, A.; SARAT, M. Memórias da docência no MST: trajetória de uma professora do município de Itaquiraí/MS. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 6, n. 12, p. 127-145, 30 Oct. 2019.