Temas de gênero e sexualidade no ensino superior: a visão de acadêmicas de Pedagogia de Manaus
Abstract
Este estudo teve o objetivo de analisar as concepções de gênero e sexualidade de acadêmicas do curso de Pedagogia de uma universidade privada de Manaus. A temática do estudo aborda temas em sexualidade e gênero na formação de professores, uma vez que as nove participantes faziam parte de uma matriz curricular em que a disciplina de Gênero e Educação seria estudada pela primeira vez. A pesquisa foi realizada a partir de grupo focal dividido em três sessões, sendo denominadas de passado, presente e futuro. Os dados foram obtidos por meio dos registros das experiências pessoais e coletivas das participantes acerca dos temas discutidos, evidenciando seus saberes e práticas, vinculando diretamente à futura profissão que irão exercer ao término do curso. Os resultados apontam para a importância de tais discussões no campo da formação de professores, bem como acerca da influência religiosa e familiar sobre as concepções das professoras em questão. Assim, espera-se que com a inserção da disciplina tenhamos melhores professores/as preparados/as para docência em diversidade.
Downloads
References
BRASIL. Educação, Ministério e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental; Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, v. 2, 1998.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 2013.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. nº 13. 10. ed. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2014.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais/ Ensino Fundamental: orientação sexual. Brasília: Ministério da Educação, 1997.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.
CAETANO, M. Côncavo e convexo: os limites e sentidos do olhar. In: SILVA, F. F.; MAGALHÃES, J. C.; RIBEIRO, P. R. C.; QUADRADO, R. P. Sexualidade e escola: compartilhando saberes e experiências. 2º ed. Rio Grande: FURG, 2008.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CEB 1/99. Diário Oficial da União, Brasília, 13 de abril de 1998.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FONSECA, L. A. M. Metodologia científica ao alcance de todos. Manaus: Editora Valer, 2010.
FOUCAULT, M. História da sexualidade: A vontade de saber. 4ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
FURLANI, J. Educação Sexual: possibilidades didáticas. In: LOURO, G. L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S.V (Orgs.). Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
JUNQUEIRA, R. D. Homofobia nas escolas: Um problema de todos. In: JUNQUEIRA, R. D. (Org.). Diversidade sexual na educação: Problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2008.
LOURO, G. L (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
__________ (org.). Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16º ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
LOURO, G. L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S.V (Orgs.). Corpo, Gênero e Sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
VIEIRA, E. R. A discussão de gênero e sexualidade nas práticas cotidianas de sala de aula. In: SILVA, F. F.; MAGALHÃES, J. C.; RIBEIRO, P. R. C.; QUADRADO, R. P. Sexualidade e escola: compartilhando saberes e experiências. 2º ed. Rio Grande: FURG, 2008.