A formação docente para a abordagem da educação ambiental nas escolas municipais da sede de Acaraú / Ceará

Resumen

O aperfeiçoamento profissional em educação ambiental é um aspecto que permite que o professor desenvolva as condições necessárias para refletir sobre a sua prática e realizar mudanças, na tentativa de oferecer a seus alunos uma abordagem ambiental cada vez mais qualitativa. O objetivo desse estudo foi analisar os aspectos de formação profissional dos docentes do ensino fundamental (6º ao 9º ano) das escolas municipais da sede de Acaraú-CE para se abordar os conceitos de educação ambiental. Trata-se de um estudo descritivo e foi realizado com 60 docentes de seis escolas municipais de ensino fundamental da sede da cidade de Acaraú-CE, por meio da aplicação de um questionário semiestruturado relacionado aos aspectos de formação e aperfeiçoamento docente na área de educação ambiental e afins. Verificou-se que a maior parte dos docentes não possui formação pedagógica voltada para a educação ambiental, o que reduz as estratégias, os recursos e as metodologias relacionadas com a temática, limitados principalmente pela disponibilidade de tempo, rotina acelerada das escolas e pela baixa oferta de cursos direcionados à formação ambiental.

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Biografía del autor/a

Pedro Julio de Castro Filho, Universidade Estadual Vale do Acarau (UVA)

Mestre em Geografia na Universidade Estadual Vale do Acarau (UVA). Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Graduado em Ciências Biológicas (IFCE).

Eugênio Pacelli Nunes Brasil de Matos, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal do Ceará. Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Educação Ambiental. Professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Citas

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Publicado
2022-01-05
Cómo citar
de Castro Filho, P. J., & Pacelli Nunes Brasil de Matos, E. (2022). A formação docente para a abordagem da educação ambiental nas escolas municipais da sede de Acaraú / Ceará. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(19), 244-261. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i19.12700
Sección
Artigos de fluxo contínuo