Horário de formação continuada em Serviço: um olhar a partir de uma rede municipal de ensino de ensino

Resumen

Este artigo trata da formação docente em serviço a partir de um município no interior do Estado de São Paulo. Estabelece como objetivo geral discutir o horário de formação continuada em serviço (HFCS) e o papel da coordenação pedagógica neste processo. Para tanto, ancora-se teórica e metodologicamente numa abordagem de pesquisa qualitativa com aporte na análise de conteúdo e documental, aplicando de entrevistas semiestruturadas com coordenadoras pedagógicas. Os resultados apontam que este espaço de formação tem sido exercido sob a égide da supervisão, fiscalização e controle, ainda que com envolvimento de docentes e da coordenação na dinâmica de participação e de treinamento em serviço (com característica de formação). Há uma intensificação da precarização do trabalho das professoras coordenadoras pedagógicas, por meio de políticas neoliberais, privatistas e mercadológicas na e da educação. O que está em curso é uma desprofissionalização do papel das coordenadoras ainda que esta profissional seja de fundamental importância no âmbito escolar e que a conquista desse horário de formação deva ser garantindo aos docentes.

                                                                                     

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Biografía del autor/a

Célia Neves Félix, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL).

Tarcísio Luiz Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/FAED. Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCT; Pedagogo pela UFMS/CPTL; Professor de Educação Básica - habilitado pelo Centro Específico de Formação - Aperfeiçoamento do Magistério - CEFAM.
Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/CPTL e Professor no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Três Lagoas-MS); Pesquisador e líder no Grupo de Estudos e Pesquisas em formação de professores (GFORP) na Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Políticas Públicas; Presidente da Associação de docentes da região leste de Mato Grosso do Sul (ADLESTE) – Seção Sindical do ANDES SN.

Atuou como Professor de Educação Básica (Educação Infantil e Séries iniciais); Como Supervisor de Ensino nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil e como membro de Conselho Municipal de Educação no município de Andradina-SP. Foi Professor e Coordenador do Curso de Pedagogia na Faculdade de Ilha Solteira-SP e Professor de Educação de Jovens e Adultos em unidades do sistema penitenciário do Estado de São Paulo.

Citas

REFERÊNCIAS

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Publicado
2023-12-05
Cómo citar
Félix, C. N., & Pereira, T. L. (2023). Horário de formação continuada em Serviço: um olhar a partir de uma rede municipal de ensino de ensino. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(25), 76-94. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i25.15987
Sección
Artigos de fluxo contínuo