Horário de formação continuada em Serviço: um olhar a partir de uma rede municipal de ensino de ensino
Resumo
Este artigo trata da formação docente em serviço a partir de um município no interior do Estado de São Paulo. Estabelece como objetivo geral discutir o horário de formação continuada em serviço (HFCS) e o papel da coordenação pedagógica neste processo. Para tanto, ancora-se teórica e metodologicamente numa abordagem de pesquisa qualitativa com aporte na análise de conteúdo e documental, aplicando de entrevistas semiestruturadas com coordenadoras pedagógicas. Os resultados apontam que este espaço de formação tem sido exercido sob a égide da supervisão, fiscalização e controle, ainda que com envolvimento de docentes e da coordenação na dinâmica de participação e de treinamento em serviço (com característica de formação). Há uma intensificação da precarização do trabalho das professoras coordenadoras pedagógicas, por meio de políticas neoliberais, privatistas e mercadológicas na e da educação. O que está em curso é uma desprofissionalização do papel das coordenadoras ainda que esta profissional seja de fundamental importância no âmbito escolar e que a conquista desse horário de formação deva ser garantindo aos docentes.
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