Meu processo de “doutoramento/’doitoramento’ ” e a busca pela construção do conhecimento

Resumen

Este ensaio teórico é produto de pesquisa bibliográfica e da reflexão crítica sobre a busca pela construção do conhecimento, e se baseia em uma vivência do processo de “doutoramento/’doitoramento’ “ em um Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Delimitando como marco teórico o materialimo histórico-crítico e dialético, são discutidas as fronteiras teórico-metodológicas do conhecimento na contemporaneidade, seus paradigmas, limites e potencialidades, que constituem o objetivo desta discussão. Estabelecem, portanto, pressupostos para a construção/formação de uma consciência social, política e histórica da e para a diversidade que problematiza a produção de conhecimento numa lógica não hegemônica, somada aos/às autores/as que caminham para afirmar o seu devido lugar, de potência e de significado humano e social, rumo à transformação societal emancipadora.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Fabricia Santina de Oliveira Carissimi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Assistente Social do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh). É participante do Laboratório de Estudos Psicossociais em saúde frente à contextos da desigualdade social - LEPDS e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Teoria Sócio-Histórica, Migrações e Políticas Sociais - GEPEMPS, cadastrados no CNPQ. 

Citas

ANZALDUÁ, Glória. Como domar uma língua selvagem. Cadernos de Letras da UFF – Dossiê: Difusão da língua portuguesa, n. 39, p. 297-309, 2009.

BACKES, Jose Licínio. A articulação entre estudos culturais e psicologia social como perspectiva teórica para analisar as relações raciais: entrevista com rosa cabecinhas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.35, e192669, 2019.

BEREANO, Nancy K. Introdução. In: LORDE, Audre. Irmã outsider. Tradução Stephanie Borges. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

CISNE, Mirla. Feminismo e marxismo: apontamentos teórico-políticos para o enfrentamento das desigualdades sociais. Revista Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 132, p. 211-230, maio/ago, 2018.

GLEISER, Marcelo. A simples beleza do inesperado: um filósofo natural em busca de trutas e do sentido da vida. Rio de Janeiro: Record, 2016.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul./dez. 1997.

LESSA, Sérgio. O revolucionário e o estudo: Por que não estudamos? São Paulo: Instituto Lukács, 2014.

LORDE, Audre. Irmã outsider. Tradução Stephanie Borges. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

MACHADO, Adilbênia Freire. Filosofia africana para descolonizar olhares: perspectivas para o ensino das relações étnico-raciais. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v.3, n.1, 2014.

OLIVEIRA, Érika Cecília Soares, BLEINROTH, Maria Laura Medeiros, SILVA, Yasmin Maciane da. Desobediências epistêmicas e pesquisas monstruosas em psicologia social. In. CRUZ, L. R.; HILLESHEIM, B.; EICHHERR, L. M. (Orgs.) Interrogações às políticas públicas sobre travessias e tessituras do pesquisar. ABRAPSO, 2021.

OLIVEIRA, Erika Cecília Soares. A docência como performance feminista. Pesquisas e Práticas Psicossociais, 15(3), São João Del-Rei, julho-setembro de 2020.

RAFAEL, Ivania Maria de Souza Carvalho; RIBEIRO, Luis Távora Furtado; SEGUNDO, Maria das Dores Mendes. A crise do capital e a relação com a educação brasileira. Educação. Revista do Centro de Educação. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria/RS: UFSM, v. 41, n. 2, p. 375- 386, maio-agosto, 2016.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Da ideia de Universidade à Universidade de Ideias. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: O social e o político na pós-modernidade. 8.ed. São Paulo/SP: Cortez, 2001.

TONET, Ivo. Método científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.

SOARES, Lissandra Vieira; MACHADO, Paula Sandrine. “Escrevivências” como ferramenta metodológica na produção de conhecimento em Psicologia Social. Revista Psicologia Política. v. 17, n. 39. São Paulo, maio/ago, 2017.

Publicado
2023-11-16
Cómo citar
Carissimi, F. S. de O. (2023). Meu processo de “doutoramento/’doitoramento’ ” e a busca pela construção do conhecimento . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(24), 22-37. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i24.18014