Mapeamento internacional da produção científica sobre pesquisa narrativa e formação de professores
Resumen
Este artigo de revisão de literatura teve o objetivo de mapear a produção científica sobre Pesquisa Narrativa e formação inicial de professores, na base de dados da Scopus, no período de 2013 a 2023. O corpus de artigos foi sistematizado em planilha eletrônica e apresenta as principais bases teóricas da Pesquisa Narrativa, os instrumentos para a produção de dados e os tipos de análise empregados pelos pesquisadores narrativos. Os resultados destacam Jean Clandinin e Michael Connelly como referências mundiais neste campo de pesquisa qualitativa; as entrevistas emergem como o dispositivo mais recorrente para a produção de dados; e em termos de análise de dados, a pesquisa expõe múltiplos modos de tratamento e comunicação das experiências em forma de narrativas. Em suma, o artigo contribui ao campo da Pesquisa Narrativa, por identificar lacunas e sugerir direcionamentos para futuros estudos.
Descargas
Citas
AIMI, Deusodete Rita da Silva; MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. Pesquisa narrativa: reflexões sobre produções dos últimos 14 anos. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8403. Acesso em: 15 ago. 2023.
ALMANSSORI, Salsabel. Sexual violence prevention is missing in teacher education: perspectives of teacher candidates on prevention education. Sex Education, [S.l], p. 1-15, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14681811.2022.2108391. Acesso em: 04 ago. 2023.
AUNI, Luthfi; ZULFIKAR, Teuku; AKMAL, Saiful; ALFIATUNNUR; DINA, Farah. International Teaching Internship: Development of Pre-Service Teachers’ Competences. The Qualitative Report, [S.l], v. 27, n. 12, p. 2761-2779, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.46743/2160-3715/2022.5457. Acesso em: 04 ago. 2023.
BOTHA, Carolina S. Turning Windows into Mirrors: Digital Stories as a Teaching Strategy to Explore the Apprenticeship of Observation in Pre-Service Teachers. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, [S.l], v. 20, n. 11, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.26803/ijlter.20.11.1. Acesso em: 05 ago. 2023.
CABRERA-CUADROS, Valeska; SOTO-GARCIA, Claudia; LOPEZ-CARRETERO, Asunción. El saber de la experiencia del profesorado en la formación inicial: Reflexiones desde una asignatura de educación inclusiva. Revista Electrónica Educare, [S.l], v. 25, n. 3, p.125-144, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15359/ree.25-3.8. Acesso em: 05 ago. 2023.
CHAN, Elaine. Pedagogies of Working with Diversity: Research as Teacher Education – Learning about Student Diversity through Narrative Inquiry. International Teacher Education: Promising Pedagogies, [S.l], v. 22, p. 89-113, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1108/S1479-368720150000025001. Acesso em: 08 ago. 2023.
CHAVES, Silvia Nogueira. Docência: espaço de experimentação e formação. Em Aberto, Brasília, v. 35, n. 115. p. 157-167, 2022. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/5356. Acesso em: 25 ago. 2023.
CLANDININ, D. Jean. Engaging in narrative inquiry. New York: Routledge, 2013.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Narrative Inquiry: Experience and Story in Qualitative Research. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Personal experience methods. In: DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna S (Orgs.). Handbook of qualitative research in the social sciences. Thousand Oaks, CA: Sage, 1994. p. 413-427.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Rhythms in teaching: The narrative study of teachers' personal practical knowledge of classrooms. Teaching and Teacher Education, [S.l], v. 2, n. 4, p. 377-387, 1986. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0742051X86900302. Acesso em: 10 mai. 2023.
CLANDININ, D. Jean; HUBER, Janice. Narrative inquiry. In: McGAW, Barry; BAKER, Eva; PETERSON, Penelope (Eds.). International Encyclopedia of Education. 3 ed. New York: Elsevier, 2010. p. 436-441.
CLANDININ, D. Jean; MURPHY, M. Shaun. Comments on Coulter and Smith: Relational ontological commitments in narrative research. Educational Researcher, v. 38, n. 8, p. 598–602, 2009. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/25592174. Acesso em: 11 mai. 2023.
CLANDININ, D. Jean; ROSIEK, Jerry. Mapping a landscape of narrative inquiry: Borderland spaces and tensions. In: CLANDININ, D. Jean (Org.). Handbook of narrative inquiry: mapping methodology. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2007. p. 35-75.
CONNELLY, F. Michael; CLANDININ, D. Jean. Narrative inquiry: A methodology for studying lived experience. Research studies in Music Education, [S.l], v. 27, p. 44-54, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1321103x060270010301. Acesso em: 06 set. 2023.
CROSSLEY, Michele. Narrative Analysis. In: LYONS, Evanthia; COYLE, Adrian. Analysing qualitative data in Psychology. London: SAGE, 2007. p. 131–144.
FERNÁNDEZ, Julio Hizmeri; FAJARDO, Roxana Hormazábal; DE LA BARRA, Alejandra Nocetti; CÓRDOBA, Pilar Guzmán. Acoger la vida para encender lo educativo: Una indagación narrativa de experiencias vividas por futuras docentes. Aula Abierta, [S.l], v. 50, n. 4, p. 729-736, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.17811/rifie.50.3.2021.729-736. Acesso em: 05 ago. 2023.
GUEDES, Adrianne Ogêda; RIBEIRO, Tiago. Revelar-se ou ocultar-se? Apontamentos para pensar uma pesquisa educativa. In: GUEDES, Adrianne Ogêda; RIBEIRO, Tiago (Orgs.). Pesquisa, alteridade e experiência: metodologias minúsculas. Rio de Janeiro: Ayvu, 2019. p. 19-46.
JACSO, Peter. As we may search: Comparison of major features of the Web of Science, Scopus and Google Scholar citation-based and citation-enhanced databases. Current Science, [S.l], v. 89, n. 9, p. 1537-1547, 2005. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/24110924. Acesso em: 06 mai. 2023.
KIM, Deoksoon; LI, Mimi. Digital storytelling: Facilitating learning and identity development. Journal of Computers in Education, [S.l], v. 8, n. 2, p. 33-61, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s40692-020-00170-9. Acesso em: 06 set. 2023.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. (Coleção Educação: Experiência e Sentido).
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia de pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
LISAHUNTER; ZAVROS-ORR, Agli; BRÖMDAL, Annette; HAND, Kirstine; HART, Bonnie. Intersex awareness and education: what part can health and physical education bodies of learning and teaching play?. Sport, Education and Society, [S.l], v. 29, n. 4, p. 1-22, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/13573322.2022.2115477. Acesso em: 04 ago. 2023.
OROZCO-MARTÍNEZ, Suana; DOMÍNGUEZ, Laura Pañagua; MARTOS-PÉREZ, María Victoria. La Creación Curricular en la Formación de Educadores: Una Exploración Sobre las Relaciones Educativas. Aula Abierta, [S.l], v. 50, n. 3, p. 737-744, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.17811/rifie.50.3.2021.737-744. Acesso em: 05 ago. 2023.
PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. O movimento (auto)biográfico no Brasil: Esboço de suas configurações no campo educacional. Revista Investigación Cualitativa, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 6-26, 2017. Disponível em: http://grifars.ce.ufrn.br/publicacao/o-movimento-autobiografico-no-brasil-esboco-de-suas-configuracoes-no-campo-educacional/. Acesso em: 22 ago. 2023.
PINNEGAR, Stefiniee; DAYNES, Gary J. Locating narrative inquiry historically: Thematics in the turn to narrative. In: CLANDININ, D. Jean (Ed.). Handbook of narrative inquiry: Mapping a methodology. Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2007. p. 1-34.
PORTA, Luis; AGUIRRE, Jonathan. Intimidade. In: REIS, Graça; OLIVEIRA, Inês Barbosa de; BARONI, Patrícia (Orgs.). Dicionário de Pesquisa Narrativa. Rio de Janeiro, RJ: Ayvu, 2022. p. 223-232.
REIS, Graça. A Pesquisa Narrativa como possibilidade de expansão do presente. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 48, p. 1-16, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-6236123291vs01. Acesso em: 26 ago. 2023.
RIBEIRO, Tiago. Carta mínima para investigadores minúscules. Revista Educación, Mar del Plata, n. 21.2, p. 97-110, 2020. Disponível em: https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/r_educ/article/view/4577. Acesso em: 04 nov. 2023.
ROCHA, Leonor Paniago; REIS, Marlene Barbosa de Freitas. A pesquisa narrativa em educação especial. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp.1, p. 884–899, 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13500. Acesso em: 29 dez. 2023.
SOUTO-MANNING, Mariana. Critical narrative analysis: The interplay of critical discourse and narrative analyses. International Journal of Qualitative Studies in Education, [S.l], v. 27, n. 2, p. 159-180, 2014. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09518398.2012.737046. Acesso em: 20 out. 2023.
SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: Estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A Editora; Salvador: UNEB, 2006.
TRACY, Sarah J. Qualitative research methods: Collecting evidence, crafting analysis, communicating impact. West Sussex, UK: John Wiley & Sons, 2019.
VÄHÄSANTANEN, Katja; ARVAJA, Maarit. The narrative approach to research professional identity: Relational, temporal, and dialogical perspectives. In: GOLLER, Michael; KYNDT, Eeva; PALONIEMI, Susanna; DAMŞA, Crina (Eds.). Methods for researching professional learning and development. Springer, Cham, 2022. p. 373-395.
VITANOVA, Gergana. Exploring Second-Language Teachers' Identities Through Multimodal Narratives: Gender and Race Discourses. Critical Inquiry in Language, [S.l], v. 13, n. 4, p. 261-288, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1080/15427587.2016.1165074. Acesso em: 06 ago. 2023.
WILINSK, Bethany. “To tell you the truth, I did not choose early childhood education”: Narratives of becoming a pre-primary teacher in Tanzania. Teaching and Teacher Education, [S.l], v. 69, p. 33-42, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tate.2017.09.021. Acesso em: 06 ago. 2023.




