A atividade gamificada interativa como auxiliar na aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista

Resumen

Esta pesquisa analisa a presença feminina nos cursos de graduação a distância (EaD) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), destacando a qualificação profissional adquirida por meio da conclusão de cursos superiores e a busca das mulheres por melhores condições de vida nos interiores do estado do Amazonas. Com o intuito de abordar essa discussão, a pesquisa propõe a seguinte problemática: Em que medida os cursos de graduação do IFAM, oferecidos na modalidade a distância, impactam nos percursos acadêmicos das mulheres aprovadas nesse modelo de ensino. A abordagem utilizada foi quanti-qualitativa, incorporando pesquisa bibliográfica e documental. Na etapa qualitativa, a análise concentrou-se em cursos como Pedagogia, História e Física. Na abordagem quantitativa, foram analisados dados de dois editais do IFAM/UAB que ofertam graduações a distância, abrangendo diferentes regiões do estado do Amazonas, bem como os municípios de Mucajaí e Boa Vista no estado de Roraima. Os resultados indicam que as mulheres são a maioria entre os aprovados em Pedagogia e História, enquanto na Física ainda são uma minoria, principalmente devido à predominância masculina nesse setor. Mediante essa análise, a modalidade a distância é crucial para atrair mais mulheres para cursos de graduação, mas desafios históricos e sociais ainda as forçam a desistir devido a razões pessoais, como questões financeiras, familiares e maternidade.

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Biografía del autor/a

Ana Carolina Magro, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2020). Membro do projeto de pesquisa "Os artefatos digitais como subsidiários mediadores das práticas educativas e dos processos cognitivos dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental" (UEL) e do projeto de extensão DIDATIC (UEL)

Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Presidente Prudente (2017). Possui graduação em Pedagogia, pós em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2008).Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, atua como docente na área de Didática, Tecnologia Educacional, Ensino, Aprendizagem, Avaliação da Aprendizagem e Estágio em Docência, nos cursos de graduação de licenciatura e de pós graduação em Docência do Ensino Superior. Docente do Programa de pós-graduação em Educação (PPEDU-UEL), com ênfase em formação de professores, tecnologias digitais e aprendizagem. Participa da Residência Pedagógica. Membro do GEPE/UEL. Líder do Grupo de Pesquisa DidaTic.

Francielle Pereira Nascimento, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na linha de pesquisa "Docência: Saberes e Práticas" (Núcleo: Ação docente). Mestre em Educação pelo mesmo programa. Graduada em Pedagogia pela UEL. É docente colaboradora do Departamento de Educação da UEL e professora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município de Londrina. É membro do grupo de pesquisa DidaTic - Didática, Tecnologias e Aprendizagem do Departamento de Educação da UEL.

Gislaine Semcovici Nozi, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2020). Especialização em Gestão Pública (Universidade São Braz- 2021). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Especialista em Educação Especial Inclusiva (UNOPAR- 2016). Psicopedagoga Institucional (UNOPAR- 2019). Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Londrina. Professora colaboradora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Professora Mentora no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Paraná pela Universidade Estadual de Londrina

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Publicado
2024-06-28
Cómo citar
Magro, A. C., Moraes, D. A. F. de, Nascimento, F. P., & Nozi, G. S. (2024). A atividade gamificada interativa como auxiliar na aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(27), 85-105. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i27.20228