A infância da criança pantaneira

Resumen

Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo apresentar a infância, mais precisamente a cultura lúdica da criança que vive nas áreas alagadas do Pantanal Sul-mato-grossense e estuda nas chamadas “Escolas das Águas”. Para o levantamento dos dados realizou-se conversas na forma de entrevistas com 10 crianças que estudam em uma dessas escolas. Os dados analisados possibilitaram conhecer o cotidiano da criança na escola, seus jogos e brincadeiras e as atividades que elas gostam de fazer quando estão nas suas casas. Brincar sozinho e os jogos em pequenos grupos são as principais atividades lúdicas realizada pelas crianças.

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Biografía del autor/a

Rogério Zaim-de-Melo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços do Pantanal (CPAN) e em Estudos Culturais do Campus de Aquidauana (CPAQ), ambos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Laurianne Sorrilha do Amaral, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Licenciada em Educação Física pelo Campus do Pantanal (CPAN/UFMS). Docente na Escola Jatobazinho de Corumbá MS.

Luis Bruno de Godoy, Universidade de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Educação Física pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Docente no curso de Ciências do Esporte da FCA/UNICAMP.

Ida Carneiro Martins, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais (PPGe-GE) da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

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Publicado
2024-10-30
Cómo citar
Zaim-de-Melo, R., Amaral, L. S. do, de Godoy, L. B., & Carneiro Martins, I. (2024). A infância da criança pantaneira. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(28), 82-97. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i28.20649