Formação de professores para elaboração de PEI de crianças com TEA na Educação Infantil
Resumen
A escola representa um ambiente de trabalho coletivo, oferecendo amplas oportunidades de desenvolvimento, principalmente pensando nas crianças com alguma deficiência e/ou atraso no desenvolvimento. Este artigo teve como objetivo discutir a implementação e avaliação de um programa de formação para uma professora do Atendimento Educacional Especializado visando o uso de um Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental como subsídio para a elaboração de Plano Educacional Individualizado de alunos com TEA. A pesquisa de abordagem qualitativa se configura como uma pesquisa-ação. Foi participante uma professora do Atendimento Educacional Especializado que atuava na Sala de Recursos Multifuncionais que atendia alunos com TEA. A coleta de dados foi realizada em um Centro de Educação Infantil Municipal de um Município localizado ao Sul de Mato Grosso do Sul, na região Centro-Oeste do País. Os instrumentos utilizados foram: Roteiro de entrevista semiestrutura; Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC) de Acosta (2023) e questionário de avaliação da formação. Os resultados apontam que a formação ajudou na criação de estratégias para avaliar o repertório da criança, permitindo a elaboração do Plano Educacional Individualizado adequados às necessidades específicas do aluno. Além disso, a formação promoveu a autonomia da professora, capacitando-a a utilizar o protocolo para avaliar outras crianças e definir novos objetivos educacionais. O modelo de formação proposto no estudo mostrou-se útil para aprimorar práticas docentes, sistematizar avaliações e construir o PEI, ampliando as ações da professora e assegurando que a escola é o lugar de todos e é sempre o lugar mais importante para crianças.
Descargas
Citas
ACOSTA, Priscila de Carvalho. Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC) na construção de Planos de Ensino Individualizado para crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. 2013. 224f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2023.
BARBOSA, Vânia Benvenuti; CARVALHO, Marcos Pavani. Conhecimento Necessário para Elaborar o Plano Educacional Individualizado – PEI. Rio Pomba, Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Rio Pomba, 2019. 23p. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/570204/2/Produto%20Educacional.pdf Acesso em: 15 abr. 2024.
BARCELOS, Kaio da Silva; MARTINS, Morgana de Fátima Agostini. Formação de Professores e as Práticas Pedagógicas voltadas para a Inclusão de Crianças com Autismo: Levantamento Bibliográfico. In SILVEIRA, E.; SANTANA, W. (Org.). Educação: Entre saberes, poderes e resistências. São Carlos: Pedro e João Editores, 2020. v. 1, p.164-176.
BETONE, Gabriele Aparecida Barbosa. Usabilidade do Protocolo de Avaliação de Repertório Comportamental (PARC) para elaboração de Plano Educacional Individualizado de Crianças com TEA na Educação Infantil. 2024. 135f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2024.
BORTOLETO, Luiza Zanin. Pesquisa Bibliográfica: autismo e inclusão na educação infantil. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Psicologia). Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
BRAUN, Patricia; MARIN, Márcia. Práticas Pedagógicas e a Escolarização de Estudantes com Deficiência Intelectual. In: OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio; FONSECA, Kátia de Abreu; REIS, Márcia Regina. Formação de professores e práticas educacionais inclusivas. Curitiba: CRV, 2018.
BRANDÃO, Maria Teresa; FERREIRA, Marco Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na educação infantil. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 19, n. 4, p. 487-502, 2013.
BRASIL. [Constituição (1998)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm Acesso em: 28 abr. 2024.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/ CEB n° 02/2001. Institui Diretrizes Nacionais Para a Educação Especial na Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 2001.
BRASIL. Lei n. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Senado Federal, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf Acesso em: 10 abr. 2024.
BRASIL. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Lei Berenice Piana. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, Brasília, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20112014/2012/lei/l12764.htm Acesso em: 28 abr. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 10 abr. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n° 04/2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, Modalidade Educação Especial. Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf Acesso em: 10 abr. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf Acesso em: 19 abr. 2024.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf Acesso em: 22 abr. 2024.
BRASIL. Resolução n. 4, de 2 de outubro de 2009. Institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade na Educação Especial, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf Acesso em: 25 abr. 2024.
BRUNO, Marilda Moraes Garcia; NOZU, Washington Cesar Shoiti. Política de Inclusão na Educação Infantil: avanços, limites e desafios. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 1, p. 686-701, abr., 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12199/8050 Acesso em: 15 abr. 2024.
CAIADO, Katia Regina Moreno; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Uma análise a partir da visão de gestores de um município pólo. 31 Reunião Anual da ANPED. Caxambu, 2008. Disponível em http://www.anped.org.br Acesso em 10 abr. 2024.
CONTRERAS, José. Autonomia de professores. Trad. Sandra Trabuco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002.
COSTA, Fernanda Aparecida de Souza Corrêa; ZANATA, Eliana Marques;
CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho. A Educação Enfantil com Foco na Inclusão de Alunos com TEA. Revista Eletrônica Pesquisaeduca. v. 10, n. 21, p. 294-313, maio-ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/592/pdf Acesso em: 30 abr. 2024.
CHIOTE, Fernanda de Araújo Binatti. Inclusão da criança com autismo na Educação Infantil: Trabalhando a mediação pedagógica. Rio de Janeiro, RJ: Wak, 2013.
FACHINETTI, Tamiris Aparecida; NASCIMENTO, Beatriz Aparecida Barboza; GIROTO, Claudia Regina Mosca. O Trabalho Pedagógico para Alunos Público-Alvo da Educação Especial: investigando a inclusão na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 11, n. 2, p.861-880, 2016. Disponível em: https://dx.doi.org/10.21723/riaee.v11.esp2.p861-880 Acesso em: 30 abr. 2024.
FARIA, Ana Paula; BESSELER, Lais Helena. A Avaliação na Educação Infantil: Fundamentos, Instrumentos e Práticas Pedagógicas. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente, Prudente-SP, v. 25, n. 3, p. 155-169, set-dez, 2014.
FERREIRA, Roberta Flávia Alves. Inclusão de Crianças com Transtorno do Espectro Autista, na Educação Infantil: o desafio da formação de professores. 2017. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
GLAT, Rosana; VIANNA, Márcia Marin; REDIG, Annie Gomes. Plano Educacional Individualizado: uma estratégia a ser construída no processo de formação docente. Revista, Ciências Humanas e Sociedade. RJ, EDUR, v. 34, n. 12, p. 79-100, 2012. Disponível em: https://silo.tips/download/plano-educacional-individualizado Acesso em: 10 abr. 2024.
MARTINS, Morgana de Fátima Agostini. Avaliação de um programa de formação continuada para professores de alunos severamente prejudicados. 192f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.
MARTINS, Morgana de Fátima Agostini; ACOSTA, Priscila de Carvalho; BARCELOS, Kaio da Silva. Plano de Ensino Individualizado para Alunos com Transtorno do Espectro do Autismo. In: SILVA, Aline Maira da Silva; MARTINS, Morgana de Fátima Agostini. (Org.). Educação Especial: cenários, perspectivas e práticas. São Carlos: Pedro e João Editores, 2022, p. 266.
NETO, Antenor de Oliveira Silva; ÁVILA, Éverton Gonçalves; SALES, Tamara Regina Reis; AMOIM, Simone Silveira; NUNES, Andréa Karla Ferreira; SANTOS, Vera Maria. Educação inclusiva: uma escola para todos. Revista Educação Especial, v. 31, n. 60, p. 81-92, 2018.
PEREIRA, Débora Mara Análise dos Efeitos de um Plano Educacional Individualizado no Desenvolvimento Acadêmico e Funcional de um Aluno com Transtorno do Espectro do Autismo. 2014. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
PEREIRA, Marta Aparecida de Mello; PEREIRA, Ana Paula Camilo. Planejamento Educacional Individualizado: Desafios e Avanços nas Práticas Colaborativas de Ensino. Colloquium Humanarum, v.19, p. 1-15, 2022. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4180/3381 Acesso em: 30 abr. 2024.
PERIN, Josiele Albina Inclusão de Crianças Autistas na Educação Infantil. 2015. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, 2015.
PINTO, Sulamyta da Silva. Práticas Pedagógicas e o Sujeito com Autismo: um estudo de caso fenomenológico no ensino comum. Dissertação (Mestre em Educação), Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, Vitória, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/6077 Acesso em: 22 abr. 2024.
PIMENTEL, Ana Gabriela Lopes; FERNANDES, Fernanda Dreux Miranda. A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismo. Audiology: Communication Research, v. 19, n. 2, p. 171-178, 2014.
POKER, Rosimar Bortolini; MARTINS, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira; OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio; MILANEZ, Simone Ghedini Costa; GIROTO, Claudia Regina Mosca. Plano de Desenvolvimento Individual para o Atendimento Educacional Especializado. São Paulo, Cultura Acadêmica, Marília-SP, 2013, 184p.
RUBINSZTEJN, Carla. Desafios e Possibilidades da Inclusão na Educação Infantil. 2018. 34p. Monografia (Programa de Pós graduação). Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista Metodologia de Pesquisa. 5. ed. Porto Alegre (RS): Penso, 2013.
SCHMIDT, Carlo; NUNES, Débora Regina de Paula; PEREIRA, Débora Mara; OLIVEIRA, Vivian Fátima de; NUERNBERG, Adriano Henrique; KUBASKI, Cristiane. Inclusão escolar e autismo: uma análise da percepção docente e práticas pedagógicas. Psicologia: teoria e prática, v. 18, n. 1, p. 222-235, 2016.
TANNÚS-VALADÃO, Gabriela; MENDES, Enicéia Gonçalves. Inclusão Escolar e o Planejamento Educacional Individualizado: estudo comparativo sobre práticas de planejamento em diferentes países. Revista Brasileira de Educação, v. 23, p. 1-18, 2018.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
WALTER, Cátia Crivelenti de Figueiredo; FERREIRA-DONATI, Grace; FONSECA, Kátia de Abreu. Conceituando e Contextualizando os Transtornos Globais do Desenvolvimento – TGD. Disponível em: http://edutec.unesp.br/moodle/pluginfile.php/35961/mod_scorm/content/3/index.html Acesso em: 19 abr. 2024.
Derechos de autor 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.