A infância na Bolívia: uma perspectiva decolonial
Resumen
Este artigo investiga a construção social da infância na Bolívia a partir de uma perspectiva decolonial. Focamos em artefatos culturais como brincadeiras e literatura para analisar como práticas culturais refletem e perpetuam dinâmicas de poder colonial. Utilizamos uma abordagem de análise bibliográfica e documental, fundamentada nas teorias de Aníbal Quijano (1992), Walter Mignolo (2007) e Silvia Rivera Cusicanqui (2010), além da análise de discurso de Michel Foucault (1972). O texto faz um contraponto à visão eurocêntrica da infância, destacando as influências religiosas dos ancestrais indígenas, a realidade das crianças que vivem nos Andes, enfrentando grandes altitudes, e a concepção da infância latina que valoriza as identidades culturais locais. A análise de artefatos culturais revelou tanto a perpetuação de estereótipos coloniais quanto iniciativas de resistência e valorização das identidades culturais locais.
Descargas
Citas
ABERCROMBIE, THOMAS. Pathways of Memory and Power: Ethnography and History among an Andean People. Madison: University of Wisconsin Press, 1998.
AITKEN,Stuart,LÓPEZ-ESTRADA, Sílvia.JENNINGS, Joel. Reproducing life and labor: Global processes and working children in Tijuana, Mexico. Childhood, Trondheim, v. 13, n.3, p. 365-387, 2006.
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
BARRIOS, Molina. (1995). Criterios y Estrategias para la definión de Líneas de Investigación y prioridades para su desarrollo. Universidad Pedagógica Experimental Libertador Caracas. Caracas. Venezuela, 1995.
BHABHA, Homi. O local da cultura. tradução de Myriam Avila, Eliane Livia reis, Glauce Gonçalves. Belo Horizonte, Editora UFMG, 1994.
CUSICANQUI, Silvia Rivera. Ch’ixinakax Utxiwa. Reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. Buenos Aires: Tinta Lemón, 2010.
CUSSIANOVICH, Alejandro. Ensayos sobre infancia. Sujetos de Derechos y Protagonistas. Tomo I. Lima, Peru: IFEJANTs, 2006.
ESCOBAR, Arturo. Beyond the third world: Imperial globality, global coloniality and anti-globalization social movements. Third World Quarterly, [London], v.25, n.1, p.207- 230, 2008.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1972. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
GEERTZ, Clifford. The interpretation of cultures: selected essays. New York: Basic Books, 1973.
GONZALEZ, Marcio Hernandez. Contextualismo e mecanicismo: implicações conceituais para uma análise da análise do comportamento. Didática, v.31, p.199-217, 2012.
LIEBEL, Manfred, Saadi, Iven. La participación infantil ante el desafío de la diversidad cultural. Desacatos. Revista De Ciencias Sociales, p.123-140, 2013.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1964.
MIGNOLO, Walter. Delinking. Cultural studies, London, v. 21, n. 2, p. 449-514, 2007.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento, pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
OSCAR ALFARO. CUENTOS CHAPACOS. CUARTA EDICION. Edita: Fanny Mendizábal Vda. de Alfaro. Apartado 3860. La Paz — Bolivia, 1978.
QUIJANO, Aníbal. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 1992.
SAID, Edward W. Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente. Tradução de Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 1978.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida, Marcos Pereira Feitosa e André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1990.
UNICEF. Para cada niño, reimaginemos un mundo mejor. Informe Anual de UNICEF, 2019. Nueva York: Fondo de las Nacionales Unidas para la Infancia (UNICEF), 2020.
ZAMUDIO, Adela. Nacer hombre. In: BEDREGAL, Yolanda. Antología de la poesía boliviana. La Paz/Cochabamba: Editorial los amigos del libro, 1977.
Derechos de autor 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.




