A relação entre felicidade e educação numa perspectiva filosófica
Resumen
Este artigo tem como objetivo discutir a intrincada relação e a influência mútua entre felicidade e educação em um nível macro. Baseando-nos em uma das teorias de realização do desejo (modelo de dois níveis de Leontiev) como base teórica, definimos felicidade como uma fusão de desejo e realidade e consideramos os métodos oferecidos pela educação para harmonizar esses componentes. Elucidamos o papel do construto felicidade, que, funcionando como ideologema, acaba sendo um instrumento ambíguo da política educacional. A percepção da felicidade no espírito de felicidade-mínimo (felicidade passiva motivada por deficiência) ou no espírito de felicidade-máxima (ser-motivado, felicidade ativa) determina as estratégias para alcançar a felicidade – o jogo descendente e o jogo ascendente, que nós, partindo do conceito de Quilter, analisamos através do prisma da ética da renúncia e da ética do florescimento. Sua escolha e distribuição entre diferentes estratos de alunos dependem da abordagem (social-democrata, conservadora ou liberal) no sistema educacional do país e são uma questão de justiça social. Revelamos a carga felixológica da educação como unidade de aprendizagem e formação, que determina seu duplo papel na promoção da felicidade: graças a ela, a capacidade de experimentar a felicidade se expande, mas, ao mesmo tempo, o risco de frustração e infelicidade aumenta. Chegamos à conclusão de que a educação deve se desenvolver sistematicamente – juntamente com melhorias em outras instituições sociais e esferas da vida, caso contrário, não terá consequências positivas, mas negativas.
Descargas
Citas
BAETHGE, Martin; WOLTER, Andrä. The German skill formation model in transition: From dual system of VET to higher education? Journal for labour market research, v. 48, n. 2, p. 97-112, 2015. DOI: https://doi.org/10.1007/s12651-015-0181-x
BANERJEE, Abhijit; DUFLO, Esther. Good Economics for Hard Times: Better Answers to Our Biggest Problems. United Kingdom: Allen Lane, 2019.
BRUCKNER, Pascal. Perpetual Euphoria: On the Duty to Be Happy. Princeton, N.J.: Princeton University Press; Woodstock: Princeton University Press, 2011. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400835973
CABANAS, Edgar; GONZÁLEZ-LAMAS, Jara. A critical review of positive education: Challenges and limitations. Social Psychology of Educationvol, 25, p. 1249-1272, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s11218-022-09721-7
CEKIĆ, Nenad. Utilitarianism and the idea of university. A Short Ethical Analysis. Philosophy and Society. Filozofija i Drustvo – Philosophy and Society, v. 29, n. 1, p. 73-87, 2018. DOI: https://doi.org/10.2298/FID1801073C
DOLLMANN, Jörg. Less choice, less inequality? A natural experiment on social and ethnic differences in educational decision-making. European Sociological Review, v. 32, n. 2, p. 203-215, 2016. DOI: https://doi.org/10.1093/esr/jcv082
EHRENREICH, Barbara. Bright-Sided: How the Relentless Promotion of Positive Thinking Has Undermined America. New York: Holt, 2009.
ENCÍO, Alicia; AHEDO RUIZ, Josu; CARO SAMADA, Carmen. Educar la humildad durante la adolescencia. Estudios sobre Educación, v. 47, p. 83-100, 2024. DOI: https://doi.org/10.15581/004.47.004
ESPING-ANDERSEN, Gøsta. The three worlds of welfare capitalism. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1990.
EXPÓSITO, Cristian. La quimera de una educación sin valores. Apuntes Universitarios, v. 10, n. 4, p. 175-188, oct./dic. 2020. DOI: https://doi.org/10.17162/au.v10i4.502
FACCI, Douglas Tadeu da Silva. A concepção de autonomia no contexto da reforma da educação: o encontro da psicologia positiva com a cultura corporative. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, Naviraí, v. 11, n. 26, p. 286-304, jan./mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.55028/pdres.v11i26.19453
FET, Atanásio. A vida de Stepanovka, ou economia lírica. Moscou: Novoe literaturnoe obozrenie, 2001.
FROMM, Erich. Ter ou Ser. 4ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1986, 204 p.
GRIFFIN, James. Well-being: Its meaning, measurement, and moral importance. Oxford: Clarendon Press, 1986. DOI: https://doi.org/10.2307/2185313
GUILHERME, Alex; SOUZA DE FREITAS, Ana Lucia. ‘Happiness education’: A pedagogical-political commitment. Policy Futures in Education, v. 15, n. 1, p. 6-19, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/1478210316637489
HARARI, Yuval Noah. Sapiens: uma breve história da humanidade. Porto Alegre, RS: L&PM, 2015, 516 p.
HELLIWELL, John; LAYARD, Richard; SACHS, Jeffrey; DE NEVE, Jan-Emmanuel; AKNIN Lara; WANG, Shun (eds.). World Happiness Report 2024. University of Oxford: Wellbeing Research Centre, 2024. Disponível em:
https://worldhappiness.report/ed/2024/ Acesso em: 5 jul. 2024.
INGLEHART, Ronald. Cultural Evolution: People’s Motivations Are Changing, and Reshaping the World. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.
JACKSON, Liz; BINGHAM, Charles. Reconsidering Happiness in the Context of Social Justice Education. Interchange, n. 49, p. 217-229, 2018. DOI: https://doi.org/10.1007/s10780-018-9323-8
KOLBE, Phil. Tracking in the Educational System and Inequalities. 2022. 125 f. Tese (doutorado) – Universidade Técnica da Renânia-Palatinado de Kaiserslautern-Landau, Departamento de Ciências Sociais, Kaiserslautern, 2023. DOI: https://doi.org/10.26204/KLUEDO/7159
LEONTIEV, Dmitry. Happiness and Well-Being: Toward the Construction of the Conceptual Field. Monitoring of Public Opinion: Economic and Social Changes, n. 1, p. 14-37, 2020. DOI: https://doi.org/10.14515/monitoring.2020.1.02.
MAKARENKO, Anton. Sobre a educação comunista. Trabalhos pedagógicos selecionados. Moscou: Uchpedgiz, 1956.
MALINOVSKIY, Sergey; SHIBANOVA, Ekaterina. Higher Education in Welfare State Regimes: A Literature Review. Monitoring of Public Opinion: Economic and Social Changes, n. 1. p. 176-203, 2022. DOI: https://doi.org/10.14515/monitoring.2022.1.1724
MILL, John Stuart. Utilitarianism. In: WEST, Henry (ed.). The Blackwell guide to Mill’s Utilitarianism. Malden, MA; Oxford: Blackwell Pub., 2006, p. 61-114.
NEKRASOV, Dmitry. Desigualdade social: visão alternativa. Moscou: Alpina PRO, 2022.
NODDINGS, Nel. Happiness and education. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511499920
OCDE. Measuring What Matters for Child Well-being and Policies. Paris: OECD Publishing, 2021. DOI: https://doi.org/10.1787/e82fded1-en.
OCDE. The Future of Education and Skills: Education 2030. Paris: OECD Publishing, 2018. Disponível em: https://www.oecd.org/education/2030-project/contact/E2030_Flyer_2019.pdf. Acesso em: 5 jul. 2024.
ONU. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Resolução adotada pela Assembleia Geral em 25 de setembro de 2015. Disponível em: https://unctad.org/system/files/official-document/ares70d1_en.pdf Acesso em: 5 jul. 2024.
ORTEGA y GASSET, José. A Rebelião das Massas. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
PETER, Tracey; EDGERTON, Jason; ROBERTS, Lance. Welfare Regimes and Educational Inequality: A Cross‐National Exploration. International Studies in Sociology of Education, v. 20, n. 3, p. 241-264, 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/09620214.2010.516111
PORTER, Eleanor H. Pollyana. 'A Nova Biblioteca das Moças'. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1942.
QUILTER, John. The new enhancement technologies and the place of vulnerability in our lives. Theoretical Medicine and Bioethics, n. 37, p. 9-27, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s11017-016-9354-z
RAITANO, Michele. Intergenerational Transmission of Inequalities in Southern European Countries in Comparative Perspective: Evidence from EUSILC 2011. European Journal of Social Security, v. 17, n. 2, p. 292-314, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/138826271501700208
SCHRAMME, Thomas. Subjective and Objective Accounts of Well-Being and Quality of Life. In: SCHRAMME, Thomas; EDWARDS, Steven (eds.). Handbook of the Philosophy of Medicine. Dordrecht: Springer, 2017, p. 1-10. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-017-8688-1_7
SELIGMAN, Martin. Florescer: uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
SIRGY, M. Joseph. Handbook of Quality-of-Life Research: An Ethical Marketing Perspective. Dordrecht: Springer, 2001. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-015-9837-8
TOLSTÓI, Liev. Guerra e paz. São Paulo: Companhia das Letras, 2017, 1300 p.
UNESCO. Rethinking education: Towards a global common good? Paris: UNESCO, 2015. Disponível em: https://unevoc.unesco.org/e-forum/RethinkingEducation.pdf. Acesso em: 5 jul. 2024.
VAN DE WERFHORST, Herman. Early tracking and social inequality in educational attainment: Educational reforms in 21 European countries. American Journal of Education, v. 126, n. 1, p. 65-99, 2019. DOI: https://doi.org/10.1086/705500
Derechos de autor 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0.




