Conhecer o livro infantil ilustrado para melhor lê-lo e abordá-lo junto a novos leitores

Resumen

Caracterizado pela interação de palavras e imagens no âmbito de um suporte em que múltiplos elementos materiais e paratextuais também concorrem para narrar, o livro infantil ilustrado hoje está presente no contexto escolar e subsidia a formação de leitores e a educação literária que nele ocorrem. Abordá-lo e mediar com eficácia a sua leitura na prática docente requer dos professores conhecê-lo e lê-lo com proficiência, condição para a qual a formação continuada dos professores apresenta-se como relevante caminho, de modo a impulsionar um maior conhecimento a seu respeito e, em decorrência, novas possibilidades de tratá-lo na prática pedagógica. Neste artigo, com fundamento principalmente nos estudos críticos do livro infantil ilustrado (Nikolajeva e Scott, 2011; Colomer, 2017; Ramos, 2017, 2020; Linden, 2011; Salisbury e Styles, 2013) e nas discussões sobre formação docente (Gatti, 2008, 2017; Dalvi, 2021; Oliveira-Formosinho, 2009; Freire, 2001; Imbernón, 2009), apresenta-se parte de uma experiência de formação docente que teve o conhecimento e a leitura desse livro como foco, desenvolvida no âmbito de uma pesquisa de doutorado. No recorte priorizado, a partir de interações e partilhas a respeito da leitura de um título específico, doze professoras atuantes nos primeiros anos do ensino fundamental foram instigadas a refletir sobre os paratextos capa e contracapa na constituição narrativa e material dessa modalidade de livro. Dessa experiência, resultaram compreensões mais embasadas e a ampliação dos saberes docentes acerca do livro infantil ilustrado e de sua constituição material e narrativa, condição fundamental à efetiva exploração da leitura desse livro nos processos de formação de leitores nos anos escolares iniciais.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Fabíola Cordeiro de Vasconcelos, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba e em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba, mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Atua como professora na Unidade Acadêmica de Educação do Centro de Humanidades desta Universidade e tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura infantil, escrita na academia e aprendizagem.

Márcia Tavares Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Estágio pós doutoral na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP Presidente Prudente (2017). Professora efetiva da Universidade Federal de Campina Grande. Faz parte do quadro permanente do Programa de Pós graduação em Linguagem e Ensino da mesma Universidade. Editora chefe da Revista Leia Escola, periódico do PPGLE. Tutora do PET-Letras/UFCG. Tem experiência na área de Literatura, atuando principalmente nas seguintes áreas: Literatura Infantil e juvenil, ilustração do livro infantil, História em Quadrinhos, Leitura literária no ensino infantil e fundamental.

Citas

ANDRUETTO. María Teresa. A leitura, outra revolução. Tradução: Newton Cunha. São Paulo: Edições Sesc, 2017.

ARENA, Dagoberto Buim. A literatura infantil como produção cultural e como instrumento de iniciação da criança no mundo da cultura escrita. In: SOUZA. Renata Junqueira de (Org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2010. p. 13-44.

COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. Tradução: Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2017.

CONSALTÉR, Evandro; FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. A formação continuada de professores a partir de três perspectivas: o senso comum pedagógico, pacotes formativos e a práxis pedagógica. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. 1-14, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i.7121. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7121. Acesso em: 07 junho 2023.

COSSON, Rildo. A formação do professor de literatura – uma reflexão interessada. In: PINHEIRO, Alexandra Santos; RAMOS, Flávia Brocchetto (Org.). Literatura e formação continuada de professores: desafios da prática educativa. Campinas - SP: Mercado de Letras; Dourados - MS: Editora da UFGD, 2013. p. 11-26.

DALVI, Maria Amélia. Sobre o esvaziamento da formação de professores de literatura. Revista Voz da literatura. 19 de abr. de 2021. Disponível em: https://www.vozdaliteratura.com/post/sobre-o-esvaziamento-da-formação-de-professores-de-literatura. Acesso em 16 jul. 2023.

FERREIRA, Luciana Haddad. Educação estética e formação docente: narrativas, inspirações e conversas. Curitiba: Appris, 2020.

FERREIRA, Fernando Ilídio. As lógicas da formação. Para uma concepção da formação contínua de professores como educação de adultos. In: FORMOSINHO, João (Coord.). Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.p. 201-220.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001. (Coleção Leitura)

GATTI, Bernadete Angelina. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 57-70, jan./abr. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/vBFnySRRBJFSNFQ7gthybkH/. Acesso em: 06 julho 2023.

GATTI, Bernadete Angelina. A. Didática e formação de professores. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1150-1164, out./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144349. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/h9mXZyNRkNkb5Sy9KrjTrwz/. Acesso em: 24 maio 2023.

GENETTE, G. Paratextos editoriais. Tradução Álvaro Faleiros. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2009. (Artes do livro; 7)

GIROTTO, Cyntia Graziella G. Simões; SOUZA, Renata Junqueira de (Org.). Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA. Renata Junqueira de (Org.). Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2010. p. 45-114.

GORZONI, Sílvia de P.; DAVIS, Claudia. L. F. O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1396–1413, out./de. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/198053144311. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4311. Acesso em: 29 jan. 2025.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução: Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.

LAJOLO, Marisa. Ensino de literatura: desafios ontem e hoje. In: NAVAS, Diana; CARDOSO, Elizabeth; BASTAZIN, Vera (Org.). Literatura e ensino: territórios em diálogo. São Paulo: EDUC / CAPES, 2018. p. 81-90.

LIBÂNEO, José Carlos. Produção de saberes na escola: suspeitas e apostas. In: CANDAU, V. M. (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 11-45.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Tradução: Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

MELLO, Suely Amaral. Leitura e literatura na infância. In: GIROTTO, Cyntia Graziella G. Simões; SOUZA, Renata Junqueira de (Org.). Literatura e educação infantil: livros, imagens e prática de leitura. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2016. p. 39-56 (Literatura, Leitura e educação infantil; 1)

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. Tradução: Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia. Desenvolvimento profissional dos professores. In: FORMOSINHO, João (Coord.). Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.p. 221-284.

PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. 2. ed. Tradução: Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Editora 34, 2021.

RAMOS, Ana Margarida. Desafios da leitura do livro ilustrado pós-moderno: formar melhores leitores cada vez mais cedo. Sede de ler, v. 5, n. 1, p. 5-8, 21 out. 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/sededeler/article/view/29126/16902. Acesso em: 16 agosto 2022.

RAMOS, Ana Margarida. Segredos escondidos à vista de todos: implicações para a leitura de códigos de barras nos livros infantis. Aletria, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 15-33, 2017. DOI: https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.2.15-33. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/18741. Acesso em: 16 agosto 2022.

REYES, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar: literatura, escrita e educação. Tradução: Rodrigo Petronio. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.

RODRIGUES, Ângela. Formação profissional contínua de professores: que necessidades de formação?. In: JUNGES, Kelen dos S.; SILVA, Eliane P. da; SCHENA, Valéria A. (Org.). Formação docente: tendências, saberes e práticas. Curitiba: CRV, 2017. p. 69-89.

RÖSING, Tania Mariza Kuchenbecker. O que é qualidade no ensino da literatura? In: NAVAS, Diana; CARDOSO, Elizabeth; BASTAZIN, Vera (org.). Literatura e ensino: territórios em diálogo. São Paulo: EDUC / CAPES, 2018. p. 17-31.

SALDANHA, Ana. Gato procura-se. Ilustrações: Yara Kono. São Paulo: Quatro Cantos, 2021.

SALISBURY, Martin; STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. Tradução: Marcos Capano. São Paulo: Rosari, 2013.

SOUZA, Renata Junqueira de. Literatura e ensino: do colo às licenciaturas. In: NAVAS, Diana; CARDOSO, Elizabeth; BASTAZIN, Vera (Org.). Literatura e ensino: territórios em diálogo. São Paulo: EDUC / Capes, 2018. p. 189-203.

Publicado
2025-06-25
Cómo citar
Cordeiro de Vasconcelos, F., & Tavares Silva, M. (2025). Conhecer o livro infantil ilustrado para melhor lê-lo e abordá-lo junto a novos leitores. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(31), 316-336. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i31.22723